Monza que ta falhando muito, mas nao é td hr

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza que ta falhando muito, mas nao é td hr

Mensagem não lida por waldir »

Diego,

Você já fez um excelente trabalho, porém, falta algumas coisinhas para verificar.

Veja o esquema de ligação das mangueirinhas do TBI
viewtopic.php?f=14&t=6582

Aquele parafuso no coletor de admissão só deve ser tirado se puder instalar um caninho para colocar o rabicho
da mangueira que faz a requeima dos gases do carter. Se deixar aberto vai desregular por entrada falsa de ar.
Enquanto isso o rabicho da mangueira deve estar fechado. (Com risco de melar de óleo o filtro de ar que deverá ser verificado mais vezes para fazer a troca.)

Esse parafuso certamente foi uma gambiarra colocada por alguém que quebrou o caninho.

viewtopic.php?f=14&t=12552
E no seu TBI a conexão tapada me parece ser a da válvula do canister (na foto 9 ao lado do motor de passo e que depois na montagem foi colocada na tomada da EGR e que acho que está correto). Observo que a mangueira do Sensor MAP não pode ser trocada de lugar conf. no esquema.
No Kit do TBI costuma vir um batoque para fechar a entrada da EGR no TBI. Mas nada impede que mantenha essa que aí foi colocada.

As conexões com o cânister estão corretas?

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza que ta falhando muito, mas nao é td hr

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Tubarão escreveu:Boa noite Carlos.
Me desculpa a falta de conhecimento mas existe então um kit do TBI mais completo? No caso desse kit mais completo vem o adaptador que é colocado no lugar daquele parafuso para poder conectar a mangueira do respiro que nesse caso parece ter quebrado? É melhor que eu tire o parafuso e deixe destanpado até solucionar o problema ou deixa tampado do jeito que tá? Poderia me passar a marca desse kit mais completo? Nesse caso, como já fiz uma parte do serviço e coloquei esse kit do TBI que aparece na foto, tem como comprar os reparos para o local do parafuso separado ou terei que comprar outro kit do TBI só que dessa vez esse mais completasso ao qual você está falando?
Você ou alguem que ler esse post teria uma foto desse local em perfeitas condições para que pudesse usar como referência?

Desculpa tantas perguntas e obrigado pela ajuda.
Abraço.
Diego,

não me lembro do nome do fabricante desse kit. Eu sempre uso ele quando faço limpeza do TBI do meu Monza e de amigos.
Mas é só pedir ele completo. Vem embalado em um saco plástico.
Não tire o parafuso até trocar essa conexão. Se não encontrar original, deve encontrar outra para adaptação, mas não deixe esse sistema desativado, pois é importante para o sistema de respiro do motor.

Demais, se oriente pelas informações passadas pelo Waldir.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Set 2011, 13:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza que ta falhando muito, mas nao é td hr

Mensagem não lida por Diego Tubarão »

Boa tarde.
Muito obrigado Waldir e Carlos Freire pelas informações técnicas que vocês estão me passando, é uma verdadeira aula e estou aprendendo bastante.

Carlos vou procurar por esse kit e tentar finalizar esse serviço tão importante aos nossos monzas.
Waldir testei o carro agora de manhã e não apresentou nenhuma anormalidade de funcionamento e nem ascendeu a luz de injeção nenhuma vez o que eu acredito indicar que está funcionando tudo direitinho. Não tirei o parafuso não e vou deixá-lo lá por enquanto até conseguir colocar o caninho que vai naquela parte.
Só gostaria que me falasse se esse caninho vem no kit TBI, ou em algum outro kit, ou se tem que comprá-lo separado, ou mandar fazer, em fim como comprar esse caninho?

Todo o serviço que fiz no carro foi com auxilio de vários tópicos daqui do monzeiros, então acredito que está tudo certinho.

Agradeço a todos pela força.
Bom fim de semana.
Abraço.
Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza que ta falhando muito, mas nao é td hr

Mensagem não lida por waldir »

Não tirei o parafuso não e vou deixá-lo lá por enquanto até conseguir colocar o caninho que vai naquela parte.
Só gostaria que me falasse se esse caninho vem no kit TBI, ou em algum outro kit, ou se tem que comprá-lo separado, ou mandar fazer, em fim como comprar esse caninho?
Diego,
não tem para comprar, nos shoppings de peças usadas poderá encontrar um coletor velho, mas, se tiver que extrair é possível que quebre.

Eu sugiro o seguinte: colocar WD40 ou outro desingripante similar naquele parafuso e depois tirá-lo com cuidado, colocando sempre o desingripante.
Saindo o parafuso, verificar se o furo está passante, conforme vc viu em alguns tópicos dos tutoriais.

É ideal que tire o TBI e coloque um pano dentro do coletor de admissão no sentido de evitar que alguma limalha ou sujeira maior ganhe os dutos do coletor e vão parar nas válvulas de admissão.

Se o parafuso for de rosca metrica e não rosca soberba deve haver rosca ali e pode-se rosquear um caninho de latão com 1,5 a 2,0 mm de diâmetro interno. O diâmetro externo deve ser suficiente para encaixar o rabicho da mangueira que deve ter um diâmetro de 5mm(interno da borracha) e 4,5mm o caninho. O comprimento do caninho uns 40mm

Penso que o caninho original é prensado no coletor e para fazer igual devido a falta de espaço para ferramentas, teria que desmontar o coletor do cabeçote, o que daria muita mão de obra.

A função do caninho + mangueira é sugar pela formação natural de vácuo do coletor de adm., os gases que passam pelo filtro da tampa de válvula e queimá-los na combustão evitando poluir o meio ambiente.

Outra possibilidade caseira é passar um jogo de machos de 3 a 4mm corrigindo o furo( pela foto olhando melhor, me pareceu que o parafuso foi rosqueado no diâmetro interno do caninho) e enroscando um novo medida de 4mm feito numa oficina/usinagem. Se não tiver habilidade é melhor mandar fazer com quem tenha paciência e capricho.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder