Waldir, eu coloco uma mangueira fina (de chuveiro elétrico) dentro do buraco da mangueira inferior do radiador até o fundo dele para drenar toda a água e sujeira que fica dentro dele. Costumo fazer isso quando não tiro o radiador para limpeza, mas se retirá-lo para limpar (ideal) é claro que não precisará fazer isso.
O volume de água que sai ao retirar a mangueira inferior do radiador é 4L. Mas ainda haverá um pouco de água dentro do radiador porque a mangueira inferior não fica no ponto mais baixo do radiador, mas sim uns 4 dedos acima. Daí a necessidade de se drenar essa água restante, e inclusive é nesta região do radiador onde se acumula quase toda a sujeira do sistema.
Quanto à agua que fica nas galerias do motor, para esgotá-la completamente só retirando a bomba d'água. Como ninguém vai fazer isso durante uma limpeza do sistema de arrefecimento, basta jogar bastante água torneiral filtrada (para reduzir bastante o cloro) durante a limpeza. Ao adicionar a mistura água + aditivo, por esta ser mais densa, vai empurrar para cima essa água que fica lá em baixo no bloco do motor e primeiro vai sair essa água e só depois sai água com aditivo. Observei isso claramente quando fiz a última limpeza no meu carro e realmente funciona.
Claro que ainda haverá um pouco de cloro na água usada para limpeza, mas lógico que essa mínima quantidade não é suficiente para provocar corrosão no sistema até porque há aditivo sendo adicionado e este inibe esse processo de corrosão.
Dica sobre a água do radiador...
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Dica sobre a água do radiador...
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Favoretto,
Eu mantenho armazenada 15 garrafas pets com água filtrada em filtro de carvão para reduzir o cloro.
Após a limpeza com agua torneiral eu coloco a mangueira no lugar e completo com água baixo cloro (acho que 6 litros)
ligo o motor e depois esvazio novamente, depois coloco uns 4 litros das garrafas, coloco o aditivo concentrado que uso HiTech 1:6 e completo com a água das garrafas.
A condutividade medida regularmente ainda está baixa e já esta chegando há 1 ano... mas qualquer dia desses até o final do ano repetirei a operação colocando aditivo novo.
Não gasto nem com água destilada e muito menos com deionizada.
Abs
waldir
Eu mantenho armazenada 15 garrafas pets com água filtrada em filtro de carvão para reduzir o cloro.
Após a limpeza com agua torneiral eu coloco a mangueira no lugar e completo com água baixo cloro (acho que 6 litros)
ligo o motor e depois esvazio novamente, depois coloco uns 4 litros das garrafas, coloco o aditivo concentrado que uso HiTech 1:6 e completo com a água das garrafas.
A condutividade medida regularmente ainda está baixa e já esta chegando há 1 ano... mas qualquer dia desses até o final do ano repetirei a operação colocando aditivo novo.
Não gasto nem com água destilada e muito menos com deionizada.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- strackemi
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Pra quem ainda nao tem aditivo no carro veja so esse teste ... isso aconteceu em apenas 5 DIAS
Fiz o teste com o proprio aditivo tirado do carro rodado um 6 meses!!

Fiz o teste com o proprio aditivo tirado do carro rodado um 6 meses!!

Michael Stracke :smt069
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013

Monza viewtopic.php?f=33&t=12515
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013

Monza viewtopic.php?f=33&t=12515