preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Poderia me explicar o motivo do "problema na certa"?

A bobina é um mero transformador (normalmente com razão de transformação entre 1:60 e 1:100). Se você amplificar a tensão antes da entrada, ela vai continuar transformando na mesma razão...

O problema na certa é justamente pelo que você falou! Pegue um transformador simples, 127v - 12v, que certamente tem um desses em casa, em qualquer fonte de aparelho eletrônico. Coloque uma tensão mais alta em seu primário, 180v, por exemplo (pois 220v vai queimar em segundos). Repare que a tensão no secundário vai aumentar, pois a corrente, e consequentemente o campo magnético, aumentaram no primário, porém, deixe ligado com alguma carga em cima e veja quanto tempo vai durar...

Segundo os dados do osciloscópio (feito no tal trabalho de graduação ou, pelo que parece na foto, pelo próprio César?), parece que realmente aumenta a potência da centelha (coisa que cheguei a duvidar de início), mas se isso realmente acontece, qual é o custo? Eu sou muito cético com essas coisas. Ele chega a dizer que o carro vira "Flex" com esse módulo! Acho estranho, já que as montadoras, que supostamente deveriam cortar custos, investiram tanto no desenvolvimento de complexos sistemas de injeção, com dúzias de sensores, para fazer o carro funcionar corretamente com álcool e gasolina em qualquer proporção. Quando eu tiver a oportunidade de colocar a mão em uma caixinha dessas, vou colocar no meu carro para tirar a conclusão definitiva, mas certamente vou andar com um módulo HEI (esse maldito queima fácil!) e uma bobina reserva no porta-luvas :-)
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

TheRipper escreveu:RicardoDS, como técnico em eletrônica (não sou técnico porque não cheguei a me formar, mas cursei algum tempo de eletrônica na escola técnica federal - CEFET), você sabe que um equipamento com esse nível de "qualidade e acabamento" está mais sujeito a falhas e problemas, tenho certeza de que você vai montar sua Mega com muito mais cuidado :-)

Numa rápida pesquisa que fiz ontem, reparei que quase metade dos que realmente usaram o produto, tiveram problemas sérios (o menor deles foi a queima do módulo de ignição em si), gerando muita dor de cabeça, pois o tal engenheiro diz que seu produto é à prova de falhas e não honra a garantia. Segundo fiquei sabendo, até ficha na polícia o sujeito tem... gente, é uma questão de lógica, se quer centelha mais forte do que a original, vai ter que trocar a bobina, corretamente dimensionada para maior potência, caso contrário, é problema na certa! Será que todos os engenheiros que projetam peças para carros estão "comendo mosca" e só esse tal de César realmente entende do assunto? Será que as grandes montadoras realmente perderiam a oportunidade de vender carros mais potentes e econômicos com uma modificação tão simples? É querer acreditar em papai noel...
Amigo TheRipper, concordo contigo, (apesar de técnico em eletrônica, não trabalho totalmente na área) mas com toda a certeza um acabamento primoroso como o da foto acaba deixando o equipamento sujeito a falhas, eu nunca venderia algo com este aspecto e nem testaria por um período prolongado, e minha mega tá ficando bem ajeitada, estou utilizando um case bem caprixado, mas isto deixarei para postar quando estiver mais avançado. :smt023

Isso que não gosto, a "rápida pesquisa", aparece muita gente que ouviu falar do "amigo do vizinho da tia do bar da esquina", a qual é "esposa do seu zé", que "o sobrinho so seu zé testou o produto e explodiu tudo".

O Eduardo (500EF) tem o carro dele funcionando já a algum tempo utilizando uma "caixinha milagrosa" dessas, eu acredito plenamente que funciona bem. Analisando todas as fotos dos tópicos dele podemos ver que a instalação foi feita decentemente. Conheço mais 3 casos que obtiveram o mesmo sucesso do Eduardo.

Por isto que acho que existe muita especulação sobre este assunto, não podemos acreditar em tudo que vemos nos fóruns, porém já vi casos que a caixinha deu problema também, pode ter sido defeito de fabricação, má instalação, ou qualquer outra coisa.... só não acredito muito no tal "erro de projeto", por que existem casos de sucesso.

Mas não vou defender o tal do cm racing, pois não conheço, nunca tive o prazer (ou desprazer, não sei ainda) de instalar um desses.

Depois com mais tempo irei pesquisar e posto aqui uma relação de tópicos de outros fóruns sobre este assunto.

É isso aí pessoal, sem brigas :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

RicardoDS escreveu: É isso aí pessoal, sem brigas :smt023
Sem dúvida... o assunto é técnico... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

500EF escreveu:
Ei, pq nós não fazemos a nossa própria versão da Cm Racing aprovada pelo Monzeiros? hehehe assim não tem base negativa e tudo aprovado e testado por nós. Brincadeiras a parte, esse tipo de coisa não leva a nada, um lado fala tudo contra, até a polícia entrou no meio, e o outro fala bem e os contras de instalações erradas e afins. Ninguém vai mudar de idéia aqui. Todos os argumentos a favor foram mostrados, os contras são pesquisas na internet de forma rápida. Isso não vai pra frente.
500EF
MODERADOR

TheRipper escreveu: O problema na certa é justamente pelo que você falou! Pegue um transformador simples, 127v - 12v, que certamente tem um desses em casa, em qualquer fonte de aparelho eletrônico. Coloque uma tensão mais alta em seu primário, 180v, por exemplo (pois 220v vai queimar em segundos). Repare que a tensão no secundário vai aumentar, pois a corrente, e consequentemente o campo magnético, aumentaram no primário, porém, deixe ligado com alguma carga em cima e veja quanto tempo vai durar...
Só sei te dizer que eu já uso a um tempinho, e tem gente usando há mais de 2 anos... por enquanto a bobina está lá bonitinha... :wink:
Segundo os dados do osciloscópio (feito no tal trabalho de graduação ou, pelo que parece na foto, pelo próprio César?),
Só para esclarecer melhor. O trabalho de graduação foi feito pelo Eng. Bruno Goulart, que nada tem a ver com a CM Racing. Só usou um módulo dele para os testes em dinamômetro.

Os gráficos em osciloscópios sim, foram feitos pela CM Racing.
parece que realmente aumenta a potência da centelha (coisa que cheguei a duvidar de início), mas se isso realmente acontece, qual é o custo? Eu sou muito cético com essas coisas. Ele chega a dizer que o carro vira "Flex" com esse módulo!
Alguns carros conseguem queimar 100% de álcool sem mexer em mais nada, mas nem ele mesmo aconselha totalmente a fazer isso (a não ser se for simplesmente para economia), pois aí o desempenho cairá (leitura de sonda pobre). O certo sempre vai ser aumentar a vazão dos bicos, adiantar o ponto inicial, etc.

Como a ignição ajuda a queimar melhor a mistura, é possível aumentar a proporção de álcool na gasolina (novamente, desde que somente visando economia...).

Eu tinha aqui um link para um vídeo de um fabricante americano de amplificador de ignição mostrando a diferença entre uma frente de chama original e uma com um amplificador... é assustador o quanto ela é maior... vou ver se encontro e posto aqui...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Marcell 500 EF escreveu:
500EF escreveu:
Ei, pq nós não fazemos a nossa própria versão da Cm Racing aprovada pelo Monzeiros? hehehe assim não tem base negativa e tudo aprovado e testado por nós. Brincadeiras a parte, esse tipo de coisa não leva a nada, um lado fala tudo contra, até a polícia entrou no meio, e o outro fala bem e os contras de instalações erradas e afins. Ninguém vai mudar de idéia aqui. Todos os argumentos a favor foram mostrados, os contras são pesquisas na internet de forma rápida. Isso não vai pra frente.
Nem vejo como uma questão de convencer alguém, Marcell. Mesmo porque, ninguém aqui está ganhando alguma comissão, ou coisa do tipo com isso... hehehe

Vejo uma oportunidade de discutirmos os benefícios de um sistema de ignição melhorado em relação ao original. Independente de qual seja o fabricante do módulo... :wink:

Participo de alguns outros fóruns também. No Xpeed foi criado um tópico sobre o trabalho de graduação. No começo, sempre aparecem uns "desordeiros", tentando criar tumulto para trancarem qualquer tópico sobre CM Racing. Mas como a discussão foi encaminhada para o lado da técnica, e também o fabricante foi deixado de lado, já estão com 14 páginas de bom nível técnico.

Não sei se quem não é cadastrado lá consegue visualizar, mas vale a pena tentar. O link direto para o tópico é este.

http://www.xpeedclub.com.br/forum/viewtopic.php?t=38871
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Vou ler na íntegra o trabalho acadêmico acerca do polêmico aparelhinho, depois posto alguma consideração aqui :-)
Responder