Dica sobre a água do radiador...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por frfavoreto »

Água desmineralizada é a mesma água vendida para ser usada em baterias (destilada)?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por kraudyu »

frfavoreto escreveu:Água desmineralizada é a mesma água vendida para ser usada em baterias (destilada)?
Água destilada e desmineralizada são mesma coisa, obtidas em processos diferentes:

http://quimacanaagua.blogspot.com.br/20 ... -agua.html
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por waldir »

Água Destilada e Desmineralizada são diferentes entre si e obtidas por processos específicos.
No link que o kraudyu postou acima está claro isso em que a deionizada vem isenta de sais minerais e a destilada nem tanto.

Na minha opinião a deionizada chega a ser um exagero por que assim que entrar em contato com a tubulação/galerias adquirirá os óxidos de ferro e alumínio ainda presentes nos dutos.

Por outro lado se colocar água "torneiral" estará acrescentando novos sais e um percentual de cloro diferenciados por estações de tratamento d'água na localidade em que reside. O mesmo se dá quando utiliza-se água de fonte/bica natural.

Eu costumo usar água filtrada em filtro de carvão ativado para reduzir o cloro e armazeno em umas quinze garrafas pets de 2 litros cada e após a lavagem do sistema eu coloco 14 litros para lavar mais uma vez o sistema (radiador inclusive) encaixo as mangueiras, coloco o aditivo concentrado e completo com mais água filtrada.

E depois acompanho a condutividade elétrica do liquido de arrefecimento até o momento da troca 0,28 VDC ou um ano, o que ocorrer primeiro.

A função principal do aditivo é neutralizar a água mantendo um PH neutro ( 7 ) inibindo a condutividade elétrica para evitar a corrosão galvânica, a formação de bolhas para evitar o processo de cavitação; elevar o ponto de fervura e ou congelamento e produzir um efeito lubrificante na bomba.

Se usar a água torneiral, o aditivo a base de etileno glicol vai colocar a água próxima a neutralidade dependente do tratamento, na pior hipótese talvez em 5,5 ou 8,5 (levemente ácida ou levemente alcalina respectivamente) e as destiladas e deionizadas e filtradas num primeiro momento em PH 7 e aí permanece por longo período ( 1 ano ou 2 conforme instruções do fabricante)

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1539
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por rafamts »

Pessoal, uma dúvida minha: ao colocar a mão no pé do radiador, logo abaixo da mangueira inferior, a temperatura ali tem que estar fria? Isso com o carro devidamente aquecido.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por waldir »

Rafael, não necessariamente.
Por que a VT começa a abrir aos 92ºC e vai "empurrando" o liquido de menor temperatura ou em outras palavras a bomba d'água vai puxando. Num determinado momento o liquido de refrigeração na parte fria: radiador, tubo de distribuição, radiador de ar quente fica em torno de 85~90ºC e sobe à 100ºC a medida que a VT escancara.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1539
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por rafamts »

Ok Waldir, de qualquer forma, com um termometro para aferir, a temperatura na mangueira inferior teria que ser inferior à mangueria superior do radiador, em virtude do resfriamento por parte do radiador, correto?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por waldir »

Sim,

é isto mesmo.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1539
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dica sobre a água do radiador...

Mensagem não lida por rafamts »

Um coisa que vem me intrigando já de algum tempo é a existência de um material tipo zinabre ali nas mangueiras junto ao tubo distribuidor de água. Isso pode ser um indício de problemas no sistema de arrefecimento? O meu aditivo muda de cor com o tempo. Troquei no início do ano (paraflu verde) e hoje a cor dele está avermelhada. Isso é normal ou é ferrugem soltando internamente?

Abraço,
Rafael
Responder