Rafaelo escreveu: e um turbo pode ter certeza que ja foi pelo menos uma vez pra retifica e nao sai barato.
Não entendi se você se referia a retífica do motor ou da turbina. Mas já até arrisco a dizer que qualquer um dos dois é problema do nosso país.
Falando no geral, e não pela totalidade. O brasileiro tem preguiça até de trocar de marcha, motivo pelo qual prefere ter torque em baixa, imagina se vai verificar filtro de ar, nível de óleo, água, trocar óleo e filtro dentro do período recomendado. Até andar com óleo que não é o recomendado pelo fabricante andam.
Basta ver o monza do Rettore, desde 0km com ele, não foi retificado nenhuma vez e anda turbo há muito tempo...
Acredito muito mais que isso se deve a manutenção que ele dá ao carro, do que dizer que o carro dele é superior, em se tratando de lubrificação, aos outros gm que saíram com o mesmo motor, mesmo sistema de lubrificação,etc...
Os engenheiros das maiores fabricantes de turbina, leia-se exterior, já estão dando como tempo de vida útil para a turbina, as atuais tgv, o mesmo tempo do motor.
Como essas turbinas são novas só daqui há alguns anos para saber se isso é verdade ou não. Mas acredito que elas devem durar sim muito mais que as nacionais.
Rafaelo escreveu:sim, como o turbo é inerte nao é limitado pelo giro, a turbina continua girando mais e mais. quando maior a rpm mais ar ela comprime e vai que vai. um dos motivos do compressor nao da muito resultado em altas rpm especialmente esses compressores stock, outro motivo se for uma turbina roletada de duplo fluxo, centelha perdida, duto inox, e outro recusos a eficiencia é muito alta muito mesmo. e se for instalada como os originais com retorno de pressao anti lag, mapeamento de pressao, entre outros recusos. pode começar a produzir torque como um compressor a 1800rpm porem isso é raro de se ver devido o altissimo custo.
A Porsche, e também a BorgWarner, não coloca pra perder e já instalou logo duas tgv, ligadas em paralelo, num porsche 911 com motor 6 cilindros 3.8 capaz de gerar 500cv e torque de 650 NM,(700 NM com o overboost acionado) a 1950 rpm. A tecnologia das turbinas de geometria variável já está disponível e como toda boa novidade custa caro. Mas com o tempo ela vai ganhar mercado tornando a produção, em longa escala, mais barata e mais acessível.
Rafaelo escreveu:verdade, no estados unidos é disparado o publico compressor. isso ja vem de berço eles gostam de torque monstro. ja europa, latina é turbo a preferencia.
Estamos falando de escolha dentro da montadora, ou as que são feitas fora dela, por preparadores ?