Eeetaaa carro bauummm

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eeetaaa carro bauummm

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu primeiro Monza foi um SL/E 87 1.8 álcool, comprado em 1995. Foi um carro maravilhoso que aumentou a paixão pelo Monza. Nem parecia ser álcool. Pegava na primeira partida e logo saia com o carro. Nunca fiquei esquentando motor antes de sair.
Puxava um pouco o afogador, dava partida e deixava a marcha lenta perto de 1.000rpm e saia com o carro. Passado uns dois ou três quarterões já podia abaixar o afogador que não morria mais, embora ficasse com com marcha lenta bem baixa. Mas não dava "cabeçada' ou "ratiava" quando frio e mesmo em dias frio aqui em São Paulo capital e interior paulista.
O sistema de partida a frio, aquecimento do coletor e Thermac funcionavam direitinho.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eeetaaa carro bauummm

Mensagem não lida por rafamts »

Agora uma coisa que gostava no meu ex SL/E 86 álcool era a suavidade do motor se comparado ao meu atual 2.0 GL gasolina. Carro à álcool o motor trabalha mais manso ou foi só uma impressão minha?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eeetaaa carro bauummm

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafamts escreveu:Agora uma coisa que gostava no meu ex SL/E 86 álcool era a suavidade do motor se comparado ao meu atual 2.0 GL gasolina. Carro à álcool o motor trabalha mais manso ou foi só uma impressão minha?

Impressão. Na verdade o motor álcool tem um funcionamento um pouco mais "áspero" que o gasolina, por conta da taxa de compressão ser alta. O motor gasolina vira mais "lisinho"...

Esse Monza SL/E 87 que tive, andava muito bem em rodovias. Era entrar na rodovia e se não prestasse a atenção a velocidade, logo estava a 140km/h. Para andar mais devagar tinha que ficar atento ao velocímetro. O carro embalava sozinho. Esses motivos que citei nessas mensagens, foi o que me agradou de vez no carro e me fez esquecer os Volkswagen Passat e Santana, que era os carros que mais gostava na época.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Eeetaaa carro bauummm

Mensagem não lida por josé guilherme »

meu monza ja é um pouco nojento pra dar partida em dias frios, mas pega!
agora a chevy 500 do meu tio é bem pior viu
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Eeetaaa carro bauummm

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Carlos A. Freire escreveu:O sistema de partida a frio, aquecimento do coletor e Thermac funcionavam direitinho.
Só um detalhe que descobri quando estava avaliando o funcionamento do aquecimento do coletor com uma lâmpada espia, ele só atua após o funcionamento do motor, nunca antes da partida para ajudar a vaporizar a gasolina na partida a frio, então ele não influencia para fazer o carro pegar, só após para estabilizar o motor, já com o álcool.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eeetaaa carro bauummm

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só um detalhe que descobri quando estava avaliando o funcionamento do aquecimento do coletor com uma lâmpada espia, ele só atua após o funcionamento do motor, nunca antes da partida para ajudar a vaporizar a gasolina na partida a frio, então ele não influencia para fazer o carro pegar, só após para estabilizar o motor, já com o álcool.

A mensagem que postei não foi referente apenas a partida e sim ao funcionamento dele com motor frio e em dias frio. Repare lá em cima que mencionei que não deixava o motor aquecer e logo já saia com o carro e em poucos quarteirões já não eram preciso afogador para manter a marcha lenta e não ratiava ou dava cabeçada.

Então, o sistema de partida a frio para pegar e, aquecimento do coletor e sistema Thermac para manter o carro estável na fase fria do motor funcionavam muito bem. Nem parecia ser um carro movido a álcool isso em um modelo 87, que na época que comprei tinha 8 anos de uso e 60.000km.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder