Conta-giro só funciona quando quer...

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Carlos o problema que tive foi bem parecido com o seu relato, mas no meu caso eu já havia substituído a bobina de ignição (antes era original) por uma Magnetti Marelli e só não tinha trocado ainda o Modulo HEI.

Sabe cara dá a impressão que se o carro tiver algum problema de ignição (Bobina ou Modulo HEI) o conta giros dá uma despirocada as vezes. Lendo o relato do pessoal dá a entender isso.

Mas o carro do amigo aqui do tópico é carburado né? Então módulo Hei esquece visto que acredito que ele tenha somente Bobina de Ignição e aquela Impulsora, mas não tenho certeza, rs rs.

Li a algum tempo acho que aqui no forum que ao trocar o modulo hei é sempre bom trocar a bobina de ignição e até a impulsora, faz sentido pra vc? No meu caso Carlos primeiro a bobina de ignição falhou, logo depois o modulo hei e acabei trocando a bobina impulsora pq tinha 16 anos de uso.

Abraço a todos ! :smt024
Carlos A. Freire escreveu:Eu tive experiência com meu Monza GLS 96 e o SL/E 92 de um amigo, que o conta giros pipocava intermitente, ou seja, com RPM e 2000 giros, o ponteiro pulava para 6000 giros por exemplo, sem que acelerasse o motor. No meu caso desse amigo e de outros EFI que acompanhei era defeito na bobina de ignição, que logo deixou de funcionar, tendo que fazer a troca. O motor funcionava perfeitamente sem falhas.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Julio, mencionei o que aconteceu comigo, para o pessoal entender que os sintomas são parecidos, mas no seu caso o motor falhava e no meu caso o motor não falhava. De repente o motor não funcionou mais por falta de faísca nas velas, e a bomba de combustível e bico funcionavam na partida. O defeito era apenas a bobina de ignição.

Trocar o HEI junto com a bobina de ignição, não vejo o por que... a não ser que na avaliação se encontre algo errado nas duas peças.

Já a bobina impulsora junto com o HEI, a não ser que esteja com medições fora do parâmetro ou já "dissolvendo", ou ainda para aproveitar a mão de obra.

Meu Monza GLS 96, nunca estragou o módulo HEI. Já a bobina impulsora, foi trocada duas vezes. Comprei esse Monza em abril de 1999 com 30.000km e hoje está com 251.000km.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por vrsilva »

Falo que HEI só queima se tem problemas na parte elétrica principalmente alternador e regulador... o meu tem o MTE a pouco mais de 1 ano e até agora só alegria...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Infelizmente o meu HEI da MTE Thomson durou 2 semanas, mesmo instalado com pasta térmica, o meu alternador tá perfeito e a bobina impulsora era 0Km, assim como a Bobina de Ignição Magnetti Marelli. Fiquei com receio de colocar outro MTE (até o meu mecânico me confirmou que já havia trocado outros MTE semi-novos) e acabei quebrando o porquinho por um Delphi mesmo. Diferença de 80 R$ do MTE Thonsom para o Delphi.

Inicialmente o meu MTE funcionava muito bem, mas ai fiz uma viajem longa de umas 9 horas initerruptas e ele abriu o bico. :smt011

Boa sorte amigos e abraço a todos ! :smt023
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

vrsilva escreveu:Falo que HEI só queima se tem problemas na parte elétrica principalmente alternador e regulador... o meu tem o MTE a pouco mais de 1 ano e até agora só alegria...

Essas são as principais causas mesmo da queima do HEI. Mas Vrsilva, seu caso é um caso a parte, rsrsrsrs!!!

Como já mencionei aqui, acompanhei casos entre associado do Monza Clube e engenheiro da MTE e não foi constatado nada de errado no carro e pifou 3 vezes o HEI MTE em pouco tempo. Tanto que a MTE autorizou o associado a comprar por conta dela um HEI original. Esse até o momento não apresentou mais defeito e tem aproximadamente 2 anos que está no carro.

Na verdade... o único que conheço que está com HEI MTE com mais de um ano no carro e rodando todos os dias com ele é você.

Repare mesmo aqui no fórum, a grande maioria do pessoal que tiveram problemas com MTE e colocou Delphi não tiveram mais problemas, sem mexer em mais nada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marcel2
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 22 Abr 2010, 19:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por marcel2 »

Rafaelo escreveu:o motor falha? so pega quente ou frio? comportamento natural?

so com essas duvidas ja da pra discartar problema com a bobina. se a bobina apresentar defeito em certa situação o proprio motor vai mostrar isso pra voce...

alem que o Carlos falou tem o problema de aterramento do painel, conector zinabrado,fio partido,ruidos no sistema entre outros... vai ter que investigar 1 a 1
não rafaelo o carro ta funcionando normalmente, não falha e pega sem problemas.vou verificar a fiação e os outros pontos citados ai vlw
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por Rafaelo »

faça a mediçao do primario da bobina. procura no site da bosch tem o processo inclusive com o valor de refencia... ja discarta a bobina.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jlbalter
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 36
Registrado em: 30 Jun 2009, 08:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conta-giro só funciona quando quer...

Mensagem não lida por jlbalter »

Estou com o mesmo problema desde que comprei o carro em 2009. O contagiros funciona quando quer, mas não sobe o giro. Ou funciona normalmente ou fica parado. Já troquei bobina, parece que é um mal contato ali no cofre do motor. O carro não falha, e toda vez que o mecânico mexe por ali apresenta o problema intermitente. Passei limpa contato nos plugues da bobina e distribuidor e somente funciona assim que liga o carro, depois de 2 minutos andando o contagiros pára. Às vezes ele volta a funcionar enquanto o carro anda, às vezes fica uma boa temporada funcionando normalmente. Ao parar para abastecer e depois ligar ele funciona por alguns minutos. Agradeço a alguma alma caridosa que possa dar uma luz, já estou desesperado para descobrir esse maldito mal contato. :smt021
Monza GLS - Câmbio automático
Responder