Olá pessoal.
Ontem, aqui no Rio, mais exatamente na ponte Rio-Niterói, um Kadett 1990 perdeu uma das rodas traseiras, roda essa que atravessou a pista e foi atingir um Fiat Uno que seguia em sentido contrário.
O motorista do Uno, um jovem de 31 anos, morreu no local.
O Kadett estava com somente 3 parafusos em cada roda. Dois desses parafusos foram encontrados pela Polícia Rodoviária no local (não há informações sobre o estado dos parafusos, inteiros ou quebrados).
Interessante é que o dono do carro tenta jogar a culpa numa oficina que trabalhou no carro dele alguns dias atrás.
E mais interessante ainda é que os leitores do jornal online onde li a notícia colocam a culpa na oficina.
Pergunto a vcs aqui do fórum: Se vc anda com 3 parafusos em cada roda, a culpa é de quem? Eu, por exemplo, não aceito esse tipo de gambiarra, a não ser numa emergência total, por alguns quilômetros, até encontrar o parafuso faltante. E ainda assim em uma roda somente.
Se eu fosse autoridade o cara responderia por homicídio doloso e não culposo, como vai acontecer.
Fica aqui o alerta.
Abs
Parafusos de roda
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4223
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Parafusos de roda
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3066
- Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
- Cidade: goiania
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Parafusos de roda
a culpa seria,pela logica do dono do carro.
pois ele e responsavel pela manutençao do veiculo.
agora,se fosse uma coisa interna,que nao tivesse como ver a montagem,eu daria razao para ele.
se a oficina tirou 03 parafusos e colocou os 03,teria que apenas alertar ele dos riscos de andar assim.
mas responsabilidade ela nao teria nenhuma em colocar os 03 parafusos.
mas me pareçe que pela foto do acidente nao tinha nem freio na roda,o pessoal dos kadetteiros estavam comentando sobre isto.
pois ele e responsavel pela manutençao do veiculo.
agora,se fosse uma coisa interna,que nao tivesse como ver a montagem,eu daria razao para ele.
se a oficina tirou 03 parafusos e colocou os 03,teria que apenas alertar ele dos riscos de andar assim.
mas responsabilidade ela nao teria nenhuma em colocar os 03 parafusos.
mas me pareçe que pela foto do acidente nao tinha nem freio na roda,o pessoal dos kadetteiros estavam comentando sobre isto.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Parafusos de roda
Luiz, eu penso o seguinte: lembra-se do Corcel, que usava rodas com 3 parafusos? E nunca aconteceu nada de anormal nisso? Então podemos deduzir que o Kadett poderia rodar com 3 parafusos em cada roda tranquilamente. Além do mais, são TRÊS parafusos segurando a roda. O esforço que eles estavam exercendo para compensar a falta do 4º parafuso era pouca.
Já aconteceu comigo de sair de uma oficina e os 4 parafusos de uma roda estarem frouxos. Percebi que o carro estava com um barulho estranho e "gingando" um pouco. Ao sacudir a roda é que tive a confirmação. Se eu não tivesse percebido, certamente a roda iria cair.
Se eu fosse a autoridade que estivesse cuidando do caso, poderia até indiciar o motorista, mas certamente não seria por homicídio. Mas a oficina sim, eu indiciaria o proprietário e o mecânico por homicídio culposo e negligência, já que não executaram corretamente o serviço.
[DÚVIDA]Meu carro possui rodas com 5 furos. E para deixar claro, todos os parafusos estão em ordem. E se um desses parafusos quebrasse dentro do cubo da roda, eu estaria correndo o risco de cometer um homicídio? Lembro que existe Vectra com rodas com 4 furos/parafusos.
Já aconteceu comigo de sair de uma oficina e os 4 parafusos de uma roda estarem frouxos. Percebi que o carro estava com um barulho estranho e "gingando" um pouco. Ao sacudir a roda é que tive a confirmação. Se eu não tivesse percebido, certamente a roda iria cair.
Se eu fosse a autoridade que estivesse cuidando do caso, poderia até indiciar o motorista, mas certamente não seria por homicídio. Mas a oficina sim, eu indiciaria o proprietário e o mecânico por homicídio culposo e negligência, já que não executaram corretamente o serviço.
[DÚVIDA]Meu carro possui rodas com 5 furos. E para deixar claro, todos os parafusos estão em ordem. E se um desses parafusos quebrasse dentro do cubo da roda, eu estaria correndo o risco de cometer um homicídio? Lembro que existe Vectra com rodas com 4 furos/parafusos.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4223
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Parafusos de roda
José Leal
Eu já tive carro que usava só 3 parafusos em cada roda. Mas esses parafusos eram dimensionados para fazer o trabalho, além de o ângulo entre os parafusos ser igual.
Na minha opinião não é a mesma coisa um Gordini com 3 parafusos segurando cada roda e um Kadett com o mesmo número.
Isso porque o projeto do Kadett prevê 4 parafusos, e qdo se deixa só 3 o esforço sobre cada um pode ser excessivo. Note que o ângulo muda nos parafusos adjacentes ao buraco.
Qdo eu trabalhava em motor de avião, qdo quebrava um prisioneiro de fixação de cilindro, era mandatório trocar ele e os dois adjacentes, pois eles trabalhavam além da conta para suprir o quebrado.
Claro que vai ter gente aqui dizendo que já usou um parafuso somente e a roda não caiu. Eu é que não dou essa sopa para o azar.
Embora no Brasil acidente de trânsito quase nunca dá em nada, se minha roda soltasse e pegasse o filho de uma celebridade (aqui no Rio tem um monte) e o cara contratasse um ex ministro, por exemplo, para me acusar, eu estaria F@#$do.
Abraços
Eu já tive carro que usava só 3 parafusos em cada roda. Mas esses parafusos eram dimensionados para fazer o trabalho, além de o ângulo entre os parafusos ser igual.
Na minha opinião não é a mesma coisa um Gordini com 3 parafusos segurando cada roda e um Kadett com o mesmo número.
Isso porque o projeto do Kadett prevê 4 parafusos, e qdo se deixa só 3 o esforço sobre cada um pode ser excessivo. Note que o ângulo muda nos parafusos adjacentes ao buraco.
Qdo eu trabalhava em motor de avião, qdo quebrava um prisioneiro de fixação de cilindro, era mandatório trocar ele e os dois adjacentes, pois eles trabalhavam além da conta para suprir o quebrado.
Claro que vai ter gente aqui dizendo que já usou um parafuso somente e a roda não caiu. Eu é que não dou essa sopa para o azar.
Embora no Brasil acidente de trânsito quase nunca dá em nada, se minha roda soltasse e pegasse o filho de uma celebridade (aqui no Rio tem um monte) e o cara contratasse um ex ministro, por exemplo, para me acusar, eu estaria F@#$do.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Parafusos de roda
Luiz, sobre o ângulo e distância entre os parafusos, vc está correto. Certamente o esforço que eles fariam seria maior. Mas, afinal, os parafusos não servem somente para encostar a roda no cubo? Quem faz o "serviço pesado" não é aquela protuberância no centro do cubo, onde a roda encaixa? Tanto é que para trocar a roda, mesmo com os 5 parafusos soltos, tenho que fazer força e um movimento de gangorra para desencaixar a roda do cubo.
Na aeronáutica, não precisamos nem discutir como é rígida a manutenção. Tenho um amigo que é comandante e professor de ciências aeronáuticas. Sempre ele comenta como é a rigidez na manutenção.
Sobre acidente de trânsito com celebridade, eu prefiro nem conversar sobre isso. O buraco é bem mais embaixo.
Um abraço!
Na aeronáutica, não precisamos nem discutir como é rígida a manutenção. Tenho um amigo que é comandante e professor de ciências aeronáuticas. Sempre ele comenta como é a rigidez na manutenção.
Sobre acidente de trânsito com celebridade, eu prefiro nem conversar sobre isso. O buraco é bem mais embaixo.
Um abraço!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!