Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 58
- Registrado em: 08 Jan 2012, 20:39
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Olha, vou postar uma experiência palpável, com a potência do carro medida no dyno. Não é o meu carro, é do marcos052 lá do clubedoomega. Ele tem o motor 2.2 feito com pistões 0,5 do Monza álcool. Juntamente com pistões cabeçudos colocou os bicos do Astra flex sem mesmo reprogramar a i.e. E depois disso, colocou o cabeçote todo com os balancins roletados no 2.2 dele, e colocou o dosador pra dar mais pressão na linha de combustível. Resumindo:
Mecânica:
- Motor com pistões cabeçudos 87mm do Monza a álcool Kolbenschmidt (famosa KS);
- Cilindrada 2249 cm3; Taxa: 13,5:1;
- Cabeçote roletado e comando originais do Vectra Next Edition 140cv;
- Escapamento cano reto com um abafador Turbão na ponta;
- Alimentação completa do Astra Flexpower - Bicos, flauta e bomba;
- Junta do cabeçote de aço da S-10 2.4;
- Dosador de Vectra GSi.
- Partida a frio de Corsa Flex;
- Válvula EGR, Cânister e Catalisador removidos.
Resultado:
Potência 153cv no motor (127 NA RODA!!!)
Torque 25kgfm (22,9 NA RODA!!)
2.2 gasolina original:
Potência de 116cv no motor e torque de 20,5 no motor. Na roda é outra história.
Consumo: Média de 10 km/l entre cidade/estrada de etanol PURO.
E na prática, deu muito trabalho em Omega 3.0 e 4.1 originais!! Arranca pouca coisa na frente, e vai indo junto, só perde mesmo pros 6cil perto dos 200, aí a transmissão dos 6cil mais longa fala mais alto.
Então, cabeçote com balancins roletados faz o motor ficar bruto sim! É um dinheiro muito bem gasto. Aí estamos falando de brincadeira de gente grande, e não só de "retirei o catalisador, usei um filtro esportivo e velas iridium" e achar que o carro virou um avião...
Mecânica:
- Motor com pistões cabeçudos 87mm do Monza a álcool Kolbenschmidt (famosa KS);
- Cilindrada 2249 cm3; Taxa: 13,5:1;
- Cabeçote roletado e comando originais do Vectra Next Edition 140cv;
- Escapamento cano reto com um abafador Turbão na ponta;
- Alimentação completa do Astra Flexpower - Bicos, flauta e bomba;
- Junta do cabeçote de aço da S-10 2.4;
- Dosador de Vectra GSi.
- Partida a frio de Corsa Flex;
- Válvula EGR, Cânister e Catalisador removidos.
Resultado:
Potência 153cv no motor (127 NA RODA!!!)
Torque 25kgfm (22,9 NA RODA!!)
2.2 gasolina original:
Potência de 116cv no motor e torque de 20,5 no motor. Na roda é outra história.
Consumo: Média de 10 km/l entre cidade/estrada de etanol PURO.
E na prática, deu muito trabalho em Omega 3.0 e 4.1 originais!! Arranca pouca coisa na frente, e vai indo junto, só perde mesmo pros 6cil perto dos 200, aí a transmissão dos 6cil mais longa fala mais alto.
Então, cabeçote com balancins roletados faz o motor ficar bruto sim! É um dinheiro muito bem gasto. Aí estamos falando de brincadeira de gente grande, e não só de "retirei o catalisador, usei um filtro esportivo e velas iridium" e achar que o carro virou um avião...
Márcio Gregolin
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta - Black Devil 2
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet
Omega GLS 2.0 álcool (original) 94/95 Cinza Bartok
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta - Black Devil 2
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet
Omega GLS 2.0 álcool (original) 94/95 Cinza Bartok
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 436
- Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Báh que Omega do Capeta! :smt028 :smt030 :smt033 :smt066 e mais um pouco.... Ficou bom o bicho!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
esse exemplo mostra como é no minimo interessante sistema roletados. uma parte dessa potencia extra venho do alivio do torque do sistema motriz do motor(comando,valvulas,virabrequim,pistao,etc). como postei nos videos eu testei pessoalmente os 2 sistema e o roletado chega a ser 3X mais leve no acionamento oque gera mais potencia no motor. isso em aspirado é otimo, quanto mais leve vai facil vai pegar,girar,e consumir menos.
um 16V de alta fricção gera muito torque no acionamento. tanto e que o motor de arranque é outro, a correia e mais larga,entre outros. sao 2X mais pesado. eu pessoalmente prefiro um 8V de baixa fricção que um 16V tradicional
existe categorias automobilistica que nao possuiem alternador,motor de arranque,bomba de oleo mecanica. é tudo eletrico poupando torque motriz e deixando o motor girar mais facil ganhando 'potencia escondida'.
um 16V de alta fricção gera muito torque no acionamento. tanto e que o motor de arranque é outro, a correia e mais larga,entre outros. sao 2X mais pesado. eu pessoalmente prefiro um 8V de baixa fricção que um 16V tradicional
existe categorias automobilistica que nao possuiem alternador,motor de arranque,bomba de oleo mecanica. é tudo eletrico poupando torque motriz e deixando o motor girar mais facil ganhando 'potencia escondida'.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 58
- Registrado em: 08 Jan 2012, 20:39
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Sim, como disse, o cabeçote roletado sim é uma preparação de verdade, que vai trazer benefícios óbvios a um custo não longe da nossa realidade, que é perfeitamente possível de fazer com paciência e sem gastar muito.
Porque (pelo amor de Deus não estou criticando) em vez de gastar 4 mil em rodas 17, mais 3 mil em com, etc, dá pra fazer um belo veneno no motor sem perder a "originalidade" e sem perder a "docilidade" pra rodar no dia-a-dia, pelo contrário, o benefício do menor consumo do roletado paga-se por si só com o tempo de uso.
Um cabeçote desses, com uma junta de aço mais fina da S-10 2.4, dá uma boa taxada mas ainda permite rodar na gasolina. E o resultado vale muito a pena... Ainda mais se for uma injeção MPFI.
Não adianta achar que ganhou 4cv só com filtro, mas 3cv com "cabos e velas especiais" e outras coisas... Aqui o bixo pega pra valer, a diferença é notável.
Porque (pelo amor de Deus não estou criticando) em vez de gastar 4 mil em rodas 17, mais 3 mil em com, etc, dá pra fazer um belo veneno no motor sem perder a "originalidade" e sem perder a "docilidade" pra rodar no dia-a-dia, pelo contrário, o benefício do menor consumo do roletado paga-se por si só com o tempo de uso.
Um cabeçote desses, com uma junta de aço mais fina da S-10 2.4, dá uma boa taxada mas ainda permite rodar na gasolina. E o resultado vale muito a pena... Ainda mais se for uma injeção MPFI.
Não adianta achar que ganhou 4cv só com filtro, mas 3cv com "cabos e velas especiais" e outras coisas... Aqui o bixo pega pra valer, a diferença é notável.
Márcio Gregolin
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta - Black Devil 2
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet
Omega GLS 2.0 álcool (original) 94/95 Cinza Bartok
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta - Black Devil 2
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet
Omega GLS 2.0 álcool (original) 94/95 Cinza Bartok
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1345
- Registrado em: 01 Jun 2010, 22:04
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Essas informações a respeito do motor 2.2 são boas!
Imagina uma s10 Cab. dupla 2.2 com um cabeçote desses no motor! Iria se tornar outra!
Imagina uma s10 Cab. dupla 2.2 com um cabeçote desses no motor! Iria se tornar outra!
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
viewtopic.php?f=23&t=31191
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 176
- Registrado em: 30 Jun 2010, 18:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Gostaria de saber dos mestres do que mudanças seria necessarias para o usar o cabeçote roletado flex no meu monza efi e para mim rodar com alcool que mudanças teria que fazer?
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1560
- Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
se vc ta afim de compra um cabeçote roletado flex.. ja investe tudo e pega injeção flex tb.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
faça uma leitura completa no topico esta repondido nele. todo sistema de ignição via distribuição(eixo de comando) EFI,carburado,MPFI analogica GM tem que fazer rasgo da chaveta. no alcool nao tem problema ele é flex e aceita qualquer um dos dois combustiveis.mk_pontes escreveu:Gostaria de saber dos mestres do que mudanças seria necessarias para o usar o cabeçote roletado flex no meu monza efi e para mim rodar com alcool que mudanças teria que fazer?
nao vejo um investimento interessante roletado em um motor de monza convencional. ele é caro e tem que trabalhar a ponta do comando pra acoplar o distribuidor. e o ganho nao sera eficiente ja que injeções EFI sao de baixo rendimento comparada a essa do flex 09-2011
PROecu - Injeções eletronica para monzas.