Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
kaioemmanuel
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Carlos A. Freire escreveu:Se for 1.8l carburado álcool ou gasolina não bate quando o motor sai de sincronismo. 2.0l carburado Gasolina tenho dúvidas e 2.0 álcool carburado atropela válvulas. Os 2.0 EFI álcool e gasolina, atropela mesmo. Além de entortar válvulas, quebram balancins e alguns casos danifica até o cabeçote, que foi o caso do GLS 94 álcool do meu tio.

Deve investigar a causa da quebra da correia. Mau uso antes da troca, apertando ou vincando a correia, tensão incorreta, defeito do tensionador, polias gastas... tem muitas causas.

Abs,

Carlos Freire
Sanando a duvida, o 2.0 Carburado a Gasolina nao atropela as valvulas.
Como sei disso? Adivinhem.. rs

Faz um ano. Encostei o carro no Posto Floresta ali no trevo de Picaranjuba pra falar no telefone.
Quando dei partida o carro nao quis pegar. Dei varios trancos e nada.
Ate que reparei na partida que o motor parecia "rodar livre" em alguns momentos.
Foi quando desconfiei da correia dentada, tirei a tampa e vi que alguns dentes haviam se quebrado.
Mas foi so colcar outra, nao estragou nada no cabecote.
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Danieldsa15
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Kaio,

O fato deter quebrado alguns dentes, não que dizer que tenha saído totalmente do ponto! Pode ter ficado só um pouco fora e não bateu nas válvulas!
Tive essa dúvida, pois comigo aconteceu do tensor da correia quebrar e ela ficar sem tensão! Mas não tive nenhum problema com o motor!

Apenas foi feita a troca da correia e tensor e prossegui viajem normalmente!


Um abraço.
Flavio-Aurelio
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

Por via das duvidas caso isso aconteça de novo comigo repetirei o procedimento, chamarei o guincho coloco o danado em cima e mando pro seu Ze verificar rss..Antes gastar uma graninha com o guincho do que uma grana alta com o cabeçote. :smt023
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
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rafamts
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por rafamts »

Esssa da polia de acessorios empenar é algo difícil, né? Ontem observei que minha capa da correia dentada apresenta um desgaste provocado pela correia de acessórios que está provocando atrito. Será que está empenada também?
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waldir
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Esssa da polia de acessorios empenar é algo difícil, né? Ontem observei que minha capa da correia dentada apresenta um desgaste provocado pela correia de acessórios que está provocando atrito. Será que está empenada também?
Rafael, não é impossivel empenar, mas, é difícil, são 5 parafusos ajustados. O parafuso do meio evita o abaulamento.

Eu por segurança, pq já tive a original cortada pela correia do alternador... eu costumo colar uma arruela de 1mm de espessura na traseira do tensionador e com isso afasta o tensionador da capa e ou a correia se o tensionador não tiver uma abinha reborada para evitar o contato. .

Imagem

Certifique-se de um encaixe perfeito da capa plástica e um bom aperto (sem exagero) principalmente dos parafusos fixados na carcaça da bomba de óleo.

Abs

waldir
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rafamts
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por rafamts »

Obrigado pela dica Waldir.

Abraço,
Rafael
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frfavoreto
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por frfavoreto »

Carlos A. Freire escreveu:
Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
Para comprovar, coloque a correia dentada no ponto, remova todas as velas para não oferecer resistência da compressão, solte a correia e vire devagar a polia do comando e verifique se há resistência. Se houver não force para não danificar o motor.
Pode fazer também movendo o virabrequim, mas usando a chave e não o pneu com carro engatado. Neste caso não tem a sensibilidade para identificar se encostou ou não.

Se as válvulas baterem nos pistões, dá para sentir ao fazer o movimento.

De qualquer forma, é um procedimento arriscado e não aconselho fazer quando não se tem conhecimento e experiência no assunto.

Abs,

Carlos Freire
Vou fazer a troca da correia dentada e gostaria de tirar essa dúvida, se meu motor 2.0 gasolina EFI corre o risco de atropelar válvulas, porém o comando não é muito pesado para se girar com a mão? Pergunto isso porque sei que as molas das válvulas são muito duras, talvez seja muito pesado girar o comando, o que atrapalharia a sensibilidade para perceber se as válvulas encostaram ou não no pistão. Girar pelo virabrequim eu acho muito arriscado pelo mesmo motivo, tem que ser feito com o auxílio de uma chave, o que nada mais é do que uma alavanca e por sua vez diminui a sensibilidade.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se vai trocar a correia, para que se arriscar?
Coloque o motor em sincronismo e troque a correia.

Quem está acostumado com peso do motor sabe quando esse peso é maior e se forçar vai dar problema. Ou se pesou volte o vira, se se ficou leve é porque encostou no pistão.

O pessoal aqui diz que o motor 2.0l gasolina não atropela válvulas. Eu mesmo nunca tentei fazer o teste. Sei que o 2.0l álcool atropela mesmo e, com veículo em movimento o estrago é grande, como válvulas empenadas, balancins quebrados...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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