Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
jose geraldo
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por jose geraldo »

sexta dia 27/01 vindo de um sitio a noite meu carro apagou do nada,e eu fiz uma palhaçada de soltar o pe da embreagem antes dele parar tentando dar um tranco.depois tentei da algumas partidas e não pegou.(eu tive essa atitude porque qdo ele estava com problema no distribuidor ele apagava do nada e no tranco ele pegava).procurei se tinha fios soltos,cabos, mangueiras e depois olhei a correa que estava faltando dentes.reboquei o carro pra casa preocupado de ter empenado valvulas.no outro dia procurei o melhor mecanico da cidade que me disse que dificilmente um monza 2.0 a alcool 87 empenaria as valvulas.tirou a correa que tinha 13 dentes roçados.ainda ele me disse que se dependesse da chevrolet pra sobreviver iria passar fome,principalmente na questão de motor.
meu carro não empenou nada e esta otimo como antes,so tem um assobiado baixo quando aumenta a aceleração ou diminui ,que não tinha antes, acho que a bomba dagua.
abs.
Rafaelo
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse é um dos problemas desses cabeçotes tradicionar de alto atrito da GM. gera muita torque motriz que acaba estourando a correia em algumas situaçõe, especialmente os Fase-1 onde as molas tem alta pressao nas molas. eu ate ja fiz um video de comparação primitiva de força de um sistema tradicional de HF e de LF(roletado) onde seu acionamento é bem mais suave e preciso.

usem apenas correia de marca conceituada e nao esperem chegar a kilometragem do manual. outra dica e fazer o tensionamento corretamente. esse sistema ja gera muita força e com uma correia esticada é quebra na certa. uma correia custa 65,00 de marca, uma manutençao desse tipo pode passar de 500,00 dependendo do estrago.
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Diego Paiva
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos A. Freire escreveu:Ele estava saindo com o carro e ele apagou. Tentou várias partidas, deu tranco e nada, foi quando me chamou. Fiz a primeira avaliação e vi que a correia dentada tinha quebrado.
Coloquei a correia nova e o carro ficou bom como antes.

Abs,

Carlos Freire
Esse teu ex-chefe comprou o carro certo.... Se fosse um 2.0 ele teria colocado o motor pela descarga (escapamento) :lol: O cara fez tudo que não é pra fazer, até pegar no tranco, kkkkkkkkkkk! :lol: :lol:
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Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ele teve uma tremenda sorte... Comprou o carro 0km e não fazia manutenção preventiva. Apenas a corretiva quando o carro parava, ai fazia tudo o que precisava, rsrsrsrsrs!!!
Esse Monza depois de muitos anos, foi roubado, ficou desaparecido por 1 ano, quando foi encontrado.
Fui com ele na sede da Polícia Civil de São Paulo, e antes passamos no pátio e reconhecemos o carro. Estava reformado e com muitos acessórios, inclusive com aro 14", já que se tratava de um SL/E 89 com rodas de liga original. Ficamos aproximadamente 2 horas esperando, quando foi tudo liberado e fomos ver o carro no pátio, estava depenado.
Falei para o investigador que dizia ter encontrado o carro que tínhamos passado por lá antes e o carro não estava daquele jeito, disse até onde estava e quais carros estavam por lá e posições. Eles ficaram sem jeito e disseram que poderiam arrumar umas rodas para ele, já que naquele momento estava com roda de ferro do Kadett e pneus carecas. Disseram que poderíamos fazer uma queixa, mas meu chefe deixou "pra lá". Não esperava encontrar o carro, e estava com ele novamente. Não mexeram nem no chassis, apenas mudaram a placa.
Ainda falei para eles que se fosse na rua, poderia entender, mas no pátio da polícia... isso era muito ruim,pegava muito mal, e estava explicado o chá de banco que tomamos. Estavam depenando enquanto aguardávamos lá dentro da delegacia.

Ficou mais 2 anos com o carro e foi roubado novamente. Desta vez não encontrou mais.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por monzausado »

Indiscutível, prevenção é a melhor solução...
já por diversas vezes deixei partir a correia do meu Monza (1.8a) já aconteceu até de morder a cabeça do pistão (a válvula), até descobrir que precisa trocar o conjunto ( engrenagens) pelo menos a cada 100.000, independente de atropelar ou não é conveniente desmontar e verificar ( in lócus), troca a junta e descarboniza
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Danieldsa15
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Carlos Freire e Amigos,

Retomando a discussão! Pelo que andei pesquisando a partir de 87 (fase 2) no caso dos 1.8 gasolina, biela, vira, pistões, cabeçote são iguais! Só não achei o tamanho das válvulas e o comando de 91 a 96 é diferente dos anteriores acredito mais por causa do rasgo do distribuidor!

Como você havia dito que o 1.8/89 do seu antigo chefe não bate os pistões nas válvulas, provavelmente nos 1.8 EFI gasolina não bateriam, a não ser que as válvulas fossem maiores, o que não acredito serem!

Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
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Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse, tenho dúvidas com motores 1.8l EFI, por não ter nenhum relatos de problemas com quebra de correia dentada e, por tem ter Monza de amigos e família com esse motor.

Podemos comparar também a compressão dos motores:

1.8l álcool carburado - 12:1
1.8l álcool EFI - 11,7:1

1.8l gasolina carburado - 8,8:1
1.8l gasolina EFI - 8,8:1

2.0l álcool carburado - 12:1
2.0l álcool EFI - 12:1

2.0l gasolina carburado - 8,8:1
2.0l gasolina EFI - 9,2:1

Então, nessa comparação, teoricamente os motores 1.8l álcool e gasolina carburado e EFI não devem ter problemas com quebra de correia dentada. Os motores 2.0l álcool carburados e EFI podem ter problemas.
Os motores 2.0l gasolina carburados não deve ter problema, e o 2.0l gasolina EFI talvez.

Mas é apenas comparação, não sei o quanto abre (desce) cada válvula em cada motor, a distância da câmara das válvulas em relação a face do cabeçote em contato com o bloco do motor, já que temos diferenças entre cabeçote do carburado e EFI, como mostra o CepChev.

Teria que testar em cada motor. O fato é que tenho vários relatos de problemas nos motores 2.0l com quebra de correias. Alguns casos apenas válvulas, outros, válvulas, balancins e escoras, outros válvulas, balancins, escoras e cabeçote, como foi o caso do Monza GLS 94 álcool do meu tio. Alguns dizem que podem até furar pistões, eu nunca vi ou tive relato desse acontecimento.

Abs,

Carlos Freire
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Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
Para comprovar, coloque a correia dentada no ponto, remova todas as velas para não oferecer resistência da compressão, solte a correia e vire devagar a polia do comando e verifique se há resistência. Se houver não force para não danificar o motor.
Pode fazer também movendo o virabrequim, mas usando a chave e não o pneu com carro engatado. Neste caso não tem a sensibilidade para identificar se encostou ou não.

Se as válvulas baterem nos pistões, dá para sentir ao fazer o movimento.

De qualquer forma, é um procedimento arriscado e não aconselho fazer quando não se tem conhecimento e experiência no assunto.

Abs,

Carlos Freire
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