Amigos,
Na minha verificação quinzenal, eu meço a voltagem da bateria; se o alternador está carregando e limitado ao máximo de 14,3V; se a bateria está segurando carga, isto é, 12,6V (100% carregada); faço o teste de condutividade do liquido de arrefecimento e verifico o nivel no reservatório de expansão; verifico o nível do óleo do carter; nível do fluido de freio; nível do reservatório de partida a frio; se não há vazamentos visíveis; se os conectores do distribuidor e velas estão firmes e encaixados etc
E nesta verificação foi percebido uma perda de carga da bateria de 50%, isto é de 12.6 para 12,35V
E o teste de fuga medindo com o amperímetro entre o polo negativo da bateria e o conector estava acusando uma diferença de 0,14A isto é 140 miliamperes/h o que é excessivo e o dobro do valor normal para minha bateria que é de 0,070A (bateria de 65A)
Para tentar achar o consumidor fui tirando fusível por fusível da linha J e olhando no digital do multímetro, até que ao tirar o K1 o multímetro acusou queda para 0,070A. Chequei o interruptor do porta malas e ele não estava desligando a lanterna interna. Sorte por um lado que eu havia trocado a lâmpada torpedo por vários leds e a fuga ficou baixa em 0,07miliamperes... e por outro lado foi KHDA minha que "colei' fio errado no interruptor.
A historia do evento foi só para exemplificar como pode ser procurada a seção onde está ocorrendo a fuga com esta ferramenta-multímetro e sistema de busca.
Garrinhas com fio de 300mm cada + 1000mm do multímetro (1.300mm) é possível fazer o multímetro chegar no para brisas, dispensando o trabalho de leitura de uma segunda pessoa, ou seja, dá para fazer a busca sozinho.
A drenagem de 0,0751A (arredondada para 0,08 pelo multímetro) corresponde ao alarme Positron antigo de 19 anos e modulos, mais radio (relógio interno)
Grau de dificuldade: cabeça fria e paciência e sorte, por que eu poderia ter começado a verificar os fusíveis da direita para a esquerda, isto é, do N para o J na cx de fusíveis.
Editando: Um detalhe que esqueci de mencionar: Mexer com os fusíveis de porta fechada é muito desconfortável. E ao abrir a porta ascende a luz do salão e a do capuz do motor e logicamente as lâmpadas alteram o consumo e consequentemente a amperagem. Há o recurso de apertar o interruptor, mas leva uns 3 ou quatro segundos para estabilizar e fazer a leitura no multímetro/amperímetro.
Optei por soltar o interruptor da porta para não acender as luzes e fazer a leitura direta e mais rápida.
A drenagem de 0,34A é relativo a 0,08A dos modulos + 0,26A do conjunto de lâmpadas/leds do salão e os leds do capuz do motor = 0,34A
Comparativamente: 1 lampada torpedo do salão + 1 lâmpada torpedo do capuz demandariam 0,56A x2 = 1,12 A
(led = 0,26A)
A drenagem de 0,58A é relativo aos 0,34A anterior + painel aceso (com leds) + faroletes com leds + lâmpadas da placa + lâmpadas leds do freio 4 conjuntos com 1/3 aceso(polo 1 do freio permanente)
Comparativamente: iluminação do painel 6 lâmpadas pinguinho de 1,2W = 0,08A x 6 = 0,48A
faroletes lâmpada pingão 5W x 2 = 0,80A +
2 lâmpadas = 0,80A de placa pingão
4 lampadas 5 w freio 1 polo permanente = 1,60A
Total lâmpadas incandescentes = 3,68A
Total lâmpadas leds = 0,24A
Com isso pode-se ter a ideia do gasto mínimo proporcionado pelos leds.
Nessa brincadeira comparamos 4,80A consumidos com lâmpadas incandescentes contra 0,50A com os leds
Abs
waldir