Mudancinha no Computador de Bordo

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por Diego Paiva »

david crozeta escreveu: Então senhores...
São aquelas trilhas que alimentam o display,logo acima dos botões...são minusculas e uma do ladinho da outra...não consigo nem enxergar elas...kkkk


Obrigado Diego...mas vou ver numa eletrônica aqui..é coisa fácil e rápida de se fazer mesmo...mas com uma lupa e uma estação de solda a coisa fica bem mais fácil...
Eu uso um ferro de solda comum... uma lupa... e um pedaço de fio de boboina impulsora. O meu CB vou deixar invertido mesmo, ficou ótimo. Com o carro desligado da pra ver alguma coisa.... mas a intenção é ver somente com o carro ligado. Olha como é o vectra, astra, etc... só dá pra ver com o carro ligado ;)
Leocastro escreveu:Diego! Um dos LEDs começaram a piscar!!!
É resistor baixo?
Pode ser resistor baixo. Dai forçou demais o led, e ele tá querendo queimar. OU então, pode ser um simples mau contato. Eu uso resistor de 560ohms.
:smt025
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por Leocastro »

Diego Paiva escreveu: Eu uso um ferro de solda comum... uma lupa... e um pedaço de fio de boboina impulsora. O meu CB vou deixar invertido mesmo, ficou ótimo. Com o carro desligado da pra ver alguma coisa.... mas a intenção é ver somente com o carro ligado. Olha como é o vectra, astra, etc... só dá pra ver com o carro ligado ;)
Leocastro escreveu:Diego! Um dos LEDs começaram a piscar!!!
É resistor baixo?
Pode ser resistor baixo. Dai forçou demais o led, e ele tá querendo queimar. OU então, pode ser um simples mau contato. Eu uso resistor de 560ohms.
:smt025
Eu usei de 400!!!
Vou comprar esses de 560 hoje!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por david crozeta »

Usei o 560ohm e achei que ele esquenta muito....
acho que o de 860ohm é o ideal...

Fui numa eletrônica aqui perto pra soldar as trilhas...
o cara falou que é um cabo flat de plástico e trilhas de carvão não sei oque mais...etc...que se fosse soldar derreteria na hora e mais um monte de baboseira..
disse que perdi a peça...

vou comprar uma lupa e ver se consigo eu mesmo fazer....
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por vrsilva »

Antes de tudo David tire umas fotos para gente ver... acho que esse cara ai ficou com medo e pra não dizer que não sabe falou essa besteira pra ti, nada verrrr tio...
Sobre resistores já expleiquei o porque dos resistores esquentarem, ele limita a corrente no circuito em concequencia disso ele esquenta dependendo da corrente que passa por ele.. para calcular a corrente tem a lei de Ohm, que é, P(potencia em W) = V(tensão em V) x I(corrente em A).

Simples exemplos didaticos:
Tensão do carro ligado 13,8V mais ou menos.
Para saber a corrente precisamos calcular a corrente em função do resistor com a lei de ohm V=RxI, vamos usar um de 470ohms
V=13,8
R=470Ohms ou 470R
I=corrente que iremos calcular.

Um led de 3mm ou 5mm precisa de pelo menos 1,8V aproximadamente para que os eletrons comecem a circular e assim ter corrente, essa tensão se chama tensão reversa, é como uma inércia, então 13,8v menos 1,8 temos 12v, vamos aos calculos.

V=RxI
12=470xI
i=12/470
i=0,02553 arredondando 0,026A ou 26mA

Agora vamos a potencia necessária no resistor
P=Vxi
Aqui a tensão é a tensão da fonte e não a calculada para o led
p=13,8x0,026 = 0,3588W ou 359mW

Qual a importancia disso?
Os resistores comuns que normalmente compramos somente pedindo pela sua resistencia são todos de 1/8W ou seja 0,125W ou 125mW e a corrente do circuito está muito além disso.
O que isso pode ocasionar?
Acontece que o resistor tem que suportar a tensão sobre para limitar a corrente e ele faz isso dissipando calor, normalmente os resistores comuns nunca esquentam somente os de potencia, acontece que nesse caso ele está muito abaixo do necessário, sendo o ideal um resistor de 1/2W ou 500mW ou 0,5W como queiram...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por david crozeta »

Então..ta ai a foto do bicho...Eu acho que dá de boa pra concertar...
Vou ver com um outro cara que conheço, com equipamento certo fica melhor e assim ele passa algum verniz ou algo em cima para proteger...
Imagem
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Bom, eu já fiz reparos idem ao da foto. Dá pra fazer, sim! Compre uma lupa... fiozinho fino e faça o reparo.
Quanto ao resistor.... meu carro tá com 560ohms há mais de 4 anos. Nenhum led queimou :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9181
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por luiz sle »

Pessoal, como vocês inverteram a pelicula do display?
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Mudancinha no Computador de Bordo

Mensagem não lida por Leocastro »

luiz sle escreveu:Pessoal, como vocês inverteram a pelicula do display?
Luiz, se vocçê pegar o display do CB, verá que no vidro dele, tem um "adesivo" transparente, este adesivo é o filtro polarizador, basta você tirar ele e colocar ele do lado oposto, pronto, fica invertido.
Já inverti o meu uma vez, olha abaixo como ficou.
Imagem

Hoje está original!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder