AS VISCOSIDADES DOS LUBRIFICANTES
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Existem óleos que, ao mesmo tempo, atendem a estas duas exigências, é o caso dos Óleos Multiviscosos, cuja classificação reune graus de óleos de inverno e de verão.
Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100°C, apresentando duas escalas:
• 0W até 25W – Escala de baixa temperatura
• 25W até 60W – Escala de alta tempereatura
A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação.
• Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas.
• Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
Os lubrificantes para os motores de veículos, atualmente são de dupla viscosidade.
Mas o que é viscosidade?
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimentodifusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta (Wikipédia).
Sendo assim, as viscosidades de um óleo para motor de carros variam como 20W50, 20W40, 15W40, 15W50, 10W40, 10W30, 5W40, 5W30, etc. Essa variação se dá de acordo com a temperatura do motor. Nos casos de competições como na Formula 1 os lubrificantes são elaborados para haver variações de acordo com o ambiente externo também, como a temperatura da pista, a temperatura do clima, etc.
Atualmente as montadoras seguem tecnologias que saem da Fórmula 1. Isso fez que surgisse uma nova geração de lubrificantes com tecnologias jamais vistas antigamente ao alcance de todos. Mas também foi necessário que as montadoras exigissem dos usuários dos veículos que seguissem o manual do proprietário para que não houvesse tantos problemas de motor.
Hoje cada veículo tem uma medida de viscosidade e que deve ser seguida de acordo com cada manual. Por exemplo: Ford Fiesta com motor Zetec Rocam óleo com viscosidade 5W30, Volkswagen Gol Geração 3 e 4 óleo com viscosidade 10W40, Fiat com motores Fire óleo com viscosidade 15W40, etc.
Essas medidas são as máximas aceitáveis. Nunca devemos aumentar a viscosidade. Podemos sim diminuir a viscosidade. Não podemos trocar o óleo de um Volkswagen Gol Geração 3 de 10W40 para 20W50 (aumento de viscosidade). Isso ocasionará uma série de problemas, inclusive consumo de combustível. Podemos sim diminuir a viscosidade, seguindo sempre a homologação da montadora, por exemplo, um óleo de viscosidade 5W40 aprovação VW 502.00, 505.00
http://saviomachado.blogspot.com/2007/0 ... antes.html
Existem óleos que, ao mesmo tempo, atendem a estas duas exigências, é o caso dos Óleos Multiviscosos, cuja classificação reune graus de óleos de inverno e de verão.
Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100°C, apresentando duas escalas:
• 0W até 25W – Escala de baixa temperatura
• 25W até 60W – Escala de alta tempereatura
A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação.
• Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas.
• Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
Os lubrificantes para os motores de veículos, atualmente são de dupla viscosidade.
Mas o que é viscosidade?
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimentodifusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta (Wikipédia).
Sendo assim, as viscosidades de um óleo para motor de carros variam como 20W50, 20W40, 15W40, 15W50, 10W40, 10W30, 5W40, 5W30, etc. Essa variação se dá de acordo com a temperatura do motor. Nos casos de competições como na Formula 1 os lubrificantes são elaborados para haver variações de acordo com o ambiente externo também, como a temperatura da pista, a temperatura do clima, etc.
Atualmente as montadoras seguem tecnologias que saem da Fórmula 1. Isso fez que surgisse uma nova geração de lubrificantes com tecnologias jamais vistas antigamente ao alcance de todos. Mas também foi necessário que as montadoras exigissem dos usuários dos veículos que seguissem o manual do proprietário para que não houvesse tantos problemas de motor.
Hoje cada veículo tem uma medida de viscosidade e que deve ser seguida de acordo com cada manual. Por exemplo: Ford Fiesta com motor Zetec Rocam óleo com viscosidade 5W30, Volkswagen Gol Geração 3 e 4 óleo com viscosidade 10W40, Fiat com motores Fire óleo com viscosidade 15W40, etc.
Essas medidas são as máximas aceitáveis. Nunca devemos aumentar a viscosidade. Podemos sim diminuir a viscosidade. Não podemos trocar o óleo de um Volkswagen Gol Geração 3 de 10W40 para 20W50 (aumento de viscosidade). Isso ocasionará uma série de problemas, inclusive consumo de combustível. Podemos sim diminuir a viscosidade, seguindo sempre a homologação da montadora, por exemplo, um óleo de viscosidade 5W40 aprovação VW 502.00, 505.00
http://saviomachado.blogspot.com/2007/0 ... antes.html
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Distrito Federal-DF
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1987
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: AS VISCOSIDADES DOS LUBRIFICANTES
Boa tarde, e no caso daqueles aditivos para oleo?, sempre usei e o carro até hoje ta muito bom, quando vou trocar oleo uso aquele da Petrobras mesmo, sj, e adiciono um vidro de aditivo de oleo, normalmente quem troca diz que é muito bom, que aplica uma pelicula nas peças e tal, como funciona isso?
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]
Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
Monza SL/E 1987/1988 2.2
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
fabio,fabioherian escreveu:Boa tarde, e no caso daqueles aditivos para oleo?, sempre usei e o carro até hoje ta muito bom, quando vou trocar oleo uso aquele da Petrobras mesmo, sj, e adiciono um vidro de aditivo de oleo, normalmente quem troca diz que é muito bom, que aplica uma pelicula nas peças e tal, como funciona isso?
não conheço.
As vezes é preferível pagar um pouco mais caro um óleo que já tenha todos os aditivos e detergentes na formulação de fábrica.
Sei de ler por aí do B. B12 para motores que estão queimando óleo e esse espessante prolonga o tempo do motor ser levado à retífica. Porém tem que tomar cuidado se o óleo não está virando graxa, dificultando a lubrificação... entupindo o pescador de óleo, sobrecarregando a bomba, entupindo mais rápido o filtro e este 'tendo' que usar o by pass e não estar mais filtrando.
Se está funcionando e vc presta atenção na fluidezz que entra e que sai na troca, beleza.
Mas aguarde a opinião de outros monzeiros para concluir sobre isso.
Abs
waldir
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Distrito Federal-DF
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1987
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
E ai amigo Waldir, tudo bem?, cara toda vez que troco o óleo eu faço a limpeza, mas isso eu já faço tem uns 4 anos, nunca deu defeito no carro, a fluidez na troca pra mim é a mesma.
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
Monza SL/E 1987/1988 2.2
Monza SL/E 1987/1988 2.2
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
fabio,fabioherian escreveu:E ai amigo Waldir, tudo bem?, cara toda vez que troco o óleo eu faço a limpeza, mas isso eu já faço tem uns 4 anos, nunca deu defeito no carro, a fluidez na troca pra mim é a mesma.
ainda não entendi direeito o que vc está colocando:
1- o aditivo SJ que vc coloca é no óleo novo?
ou
2- o aditivo SJ a que vc se refere é um detergente que se coloca 1 semana antes da troca?
Se for o 1, eu penso que é uma adição dupla e aí é necessário conhecer se somente vai aumentar a película residual evitande cizalhamento... se é espessante para tapar folgas dos aneis, ou o que? Se for para tapar folgas tem o SAE 25 W 60 e até o 'mel' B.B12
Se for o caso 2 como detergente, na minha opinião é um excesso de zêlo, considerando que os óleos mistos minerais/sintéticos já tem detergentes. PORÉM, deve-se respeitar o indicativo do fabricante do veículo 3 meses, max 5 ou 5.000 Km para quem 'vive' na estrada.
Delongar o prazo de troca 'pode' criar borra e aí não há detergente emulsificado que dê jeito.
Que óleo vc usa e como chama o aditivo e o fabricante?
Abs
waldir
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Pessoal, to fazendo o motor do meu carro por completo.
Hoje comprei algumas das peças, e dentre elas, o óleo ELF 20w50

Queria saber de vocês se ele é bom, e se essa classificação seria indicada pra um motor recém retificado??

Queria saber de vocês se ele é bom, e se essa classificação seria indicada pra um motor recém retificado??
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Ricardo,Ricardo.Souza escreveu:Pessoal, to fazendo o motor do meu carro por completo.
este óleo está dentro da especificação do manual do Monza, porém, há óleos mais modernos com API SJ
Como o motor estará justinho pq vc está trocando pistões e aneis eu penso que o Shell (ou outra marca) 15 w 50 ou 15 w 40
estaria bem indicado e o API deles é o SL, mais atualizado que o SF
vide o topico:
viewtopic.php?f=15&t=19678
Há retífica que manda trocar óleo com poucos kilometros após zerar o motor e a 2ª troca no prazo normal conf. manual
Foi a retífica que especificou o 20w50 SF ?
waldir
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Na verdade eu sempre usei o 20w50 na trocas, e comprei este baseando nisso. porém depois que li seu tópico me veio essa dúvida:waldir escreveu:Foi a retífica que especificou o 20w50 SF ?Ricardo.Souza escreveu:Pessoal, to fazendo o motor do meu carro por completo.
waldir
Como estou fazendo meu motor por inteiro, se eu teria de usar o mesmo 20w50 ou outra especificação.
E nas minhas trocas eu sempre usei o 20w50 da Ipiranga. e na falta deste, comprei esse Elf.