CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
- waldir
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CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
Amigos,
Conflito do Interruptor (cebolão) Monza carburados 86/91
A GM projetou no sistema de arrefecimento a Válvula Termostática para oferecer a melhor condição de temperatura para o motor,
evitando maior consumo de combustível e propiciando menor desgaste das peças do motor como um todo. Não deixe seu Monza sem ela.
A VT especificada Gas/Alcool é de 92/103°C (tolerância +/- 2°C) isto é: abertura max. em 103ºC e fecha em 92°C
O interruptor conflitante manterá o motor frio. A VT começará abrir aos 92°C e rapidamente será acionada a ventoinha
provocando o fechamento em meio do curso da VT.
O interruptor correto será acionado aos 92°C dando maior tempo de abertura da VT fazendo circular mais tempo
o liquido e mantendo o motor mais aquecido bem próximo da temperatura ideal que é de 95°C
Se estiver sem VT o interruptor “errado” manterá a temperatura na media de 80°C (posição 1 do diagrama seguinte)
Se estiver sem VT o interruptor certo manterá a temperatura na média de 90°C (posição 2 do diagrama seguinte)
CONSIDERAR: tolerância de mais ou menos 2 graus C na abertura e fechamento da VT
A escala de temperatura do painel não é precisa por que depende da variação de resistência x temperatura informada por um termistror do sensor, além do que o
dispositivo no painel eventualmente poderá requerer aferição (principalmente em paineis mexidos, ou que sofreram curto) Porém, é informado no manual do proprietário que o ponteiro no meio da escala indica "temperatura normal de funcionamento" preconizada para os motores injetados em torno de 95°C
Nos EFI's por exemplo, o Scanner informa a temperatura que é acionada a ventoinha e é só conferir em que ponto da escala está o ponteiro.
Nos Carburados é possivel medir com termometro a laser na mangueira superior do radiador a temperatura que está abrindo a VT e o acionamento/desligamento da ventoinha pelo interruptor e fazer nova leitura no termometro analógico do painel, issso se buscarem precisão daquele conjunto montado, sujeito a variações por desgaste
Nos EFI's o Sensor de Temperatura (alojado no cavalete da VT) informa a UCE e esta aciona a ventoinha aos 101ºC e desliga em 92ºC (conforme a última 'scaneada' da minha ECU)
Sem a VT demorará muito para aquecer o motor e a performance do alcool é mais sentido. Motor a gasolina reaje melhor.
O fator velocidade e frio, na estrada por exemplo, demandará maior consumo de combustível e a temperatura poderá deixar
a performance do motor instável.
Informações abertas para discussão, e correção se for o caso.
COMPLEMENTANDO:
Nos Monzas Carburados quem controla a ventoinha é o interruptor térmico (cebolão) na faixa de temperatura informada pelo fabricante.
Por isso certifique-se de estar aplicando corretamente às configurações do seu Monza
Come se vê as informações são independentes:
espera-se que o termômetro analógico do painel esteja aferido e "prozeando" corretamente com o sensor de T° do cabeçote
No caso dos EFI's também há independência do conjunto painel ( sensor e mostrador no painel) Porém, o controle da ventoinha é
feito pela UCE através das informações do sensor de T° no cavalete da VT, que fornece informações para a UCE calcular tempo de injeção e
ou tomadas de ações emergênciais (recovery).
Se eu não conseguir editar com as informações do sensor do painel, farei a indicação mais abaixo
Abs
waldir
Conflito do Interruptor (cebolão) Monza carburados 86/91
A GM projetou no sistema de arrefecimento a Válvula Termostática para oferecer a melhor condição de temperatura para o motor,
evitando maior consumo de combustível e propiciando menor desgaste das peças do motor como um todo. Não deixe seu Monza sem ela.
A VT especificada Gas/Alcool é de 92/103°C (tolerância +/- 2°C) isto é: abertura max. em 103ºC e fecha em 92°C
O interruptor conflitante manterá o motor frio. A VT começará abrir aos 92°C e rapidamente será acionada a ventoinha
provocando o fechamento em meio do curso da VT.
O interruptor correto será acionado aos 92°C dando maior tempo de abertura da VT fazendo circular mais tempo
o liquido e mantendo o motor mais aquecido bem próximo da temperatura ideal que é de 95°C
Se estiver sem VT o interruptor “errado” manterá a temperatura na media de 80°C (posição 1 do diagrama seguinte)
Se estiver sem VT o interruptor certo manterá a temperatura na média de 90°C (posição 2 do diagrama seguinte)
CONSIDERAR: tolerância de mais ou menos 2 graus C na abertura e fechamento da VT
A escala de temperatura do painel não é precisa por que depende da variação de resistência x temperatura informada por um termistror do sensor, além do que o
dispositivo no painel eventualmente poderá requerer aferição (principalmente em paineis mexidos, ou que sofreram curto) Porém, é informado no manual do proprietário que o ponteiro no meio da escala indica "temperatura normal de funcionamento" preconizada para os motores injetados em torno de 95°C
Nos EFI's por exemplo, o Scanner informa a temperatura que é acionada a ventoinha e é só conferir em que ponto da escala está o ponteiro.
Nos Carburados é possivel medir com termometro a laser na mangueira superior do radiador a temperatura que está abrindo a VT e o acionamento/desligamento da ventoinha pelo interruptor e fazer nova leitura no termometro analógico do painel, issso se buscarem precisão daquele conjunto montado, sujeito a variações por desgaste
Nos EFI's o Sensor de Temperatura (alojado no cavalete da VT) informa a UCE e esta aciona a ventoinha aos 101ºC e desliga em 92ºC (conforme a última 'scaneada' da minha ECU)
Sem a VT demorará muito para aquecer o motor e a performance do alcool é mais sentido. Motor a gasolina reaje melhor.
O fator velocidade e frio, na estrada por exemplo, demandará maior consumo de combustível e a temperatura poderá deixar
a performance do motor instável.
Informações abertas para discussão, e correção se for o caso.
COMPLEMENTANDO:
Nos Monzas Carburados quem controla a ventoinha é o interruptor térmico (cebolão) na faixa de temperatura informada pelo fabricante.
Por isso certifique-se de estar aplicando corretamente às configurações do seu Monza
Come se vê as informações são independentes:
espera-se que o termômetro analógico do painel esteja aferido e "prozeando" corretamente com o sensor de T° do cabeçote
No caso dos EFI's também há independência do conjunto painel ( sensor e mostrador no painel) Porém, o controle da ventoinha é
feito pela UCE através das informações do sensor de T° no cavalete da VT, que fornece informações para a UCE calcular tempo de injeção e
ou tomadas de ações emergênciais (recovery).
Se eu não conseguir editar com as informações do sensor do painel, farei a indicação mais abaixo
Abs
waldir
Editado pela última vez por waldir em 09 Jun 2011, 10:16, em um total de 7 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
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Re: CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
Vale lembrar que o manual de reparações informa que a VT tem início de abertura aos 92ºC, abertura total aos 103ºC para Monza carburado e 107ºC para Monza EFI, porém, o fechamento completo se dá aos 87ºC. Esta no manual de reparações do Monza 90.
Meu Monza GLS 96, aciona a ventoinha do radiador entre 102 e 104ºC, quando o ponteiro de temperatura está no meio.
Abs,
Carlos Freire
Meu Monza GLS 96, aciona a ventoinha do radiador entre 102 e 104ºC, quando o ponteiro de temperatura está no meio.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
Boa tarde colegas.
Precisei trocar o sensor de temperatura da água do meu monza efi 2.0, quando fiz a troca observei que o sensor que estava lá não era original, então coloquei um delphi; detalhe: depois que fiz a substituição do sensor, a ventoinha passou a ser acionada bem própximo do AZUL.
Precisei trocar o sensor de temperatura da água do meu monza efi 2.0, quando fiz a troca observei que o sensor que estava lá não era original, então coloquei um delphi; detalhe: depois que fiz a substituição do sensor, a ventoinha passou a ser acionada bem própximo do AZUL.
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Re: CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
entao meu carro ta com algum problema pois ele assim que o ponteiro passa do azul ja aciona a ventoinha oque sera que pode ser ?
detalhe monza sl/e 90 carburado
detalhe monza sl/e 90 carburado
- Carlos A. Freire
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Re: CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
Rafael, se o marcador do painel estiver marcando certo, o problema deve ser da VT e interruptor térmico com aplicação errada ou com defeito.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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- Carlos A. Freire
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Re: CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
Se o marcador do painel estiver correto, o motor está trabalhando com temperatura baixa para esse modelo. Recomendo aferir a temperatura e verificar a aplicação da VT e, fazer os testes do sensor de temperatura CTS.mk_pontes escreveu:Boa tarde colegas.
Precisei trocar o sensor de temperatura da água do meu monza efi 2.0, quando fiz a troca observei que o sensor que estava lá não era original, então coloquei um delphi; detalhe: depois que fiz a substituição do sensor, a ventoinha passou a ser acionada bem própximo do AZUL.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
Se o marcador do painel estiver correto, o motor está trabalhando com temperatura baixa para esse modelo. Recomendo aferir a temperatura e verificar a aplicação da VT e, fazer os testes do sensor de temperatura CTS.Carlos A. Freire escreveu:mk_pontes escreveu:Boa tarde colegas.
Precisei trocar o sensor de temperatura da água do meu monza efi 2.0, quando fiz a troca observei que o sensor que estava lá não era original, então coloquei um delphi; detalhe: depois que fiz a substituição do sensor, a ventoinha passou a ser acionada bem própximo do AZUL.
Abs,
Carlos Freire[/
O meu carro não tem V T. Como faço o teste do sensor de temperatura?
existe alguma especificação de graus para esse sensor ou na embalegem vem apenas aplicação(ano/modelo).
- Carlos A. Freire
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Re: CONFLITO DO "CEBOLÃO" x VT
MK Pontes,
veja esse tópico: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... =9&t=19232
Para aferir, e tirar um erro do sensor de temperatura e do painel, deve usar um termômetro para aferir a temperatura.
Recomendo que coloque a válvula termostática.
Para seu Monza, a VT deve ser de 92/107ºC, como foi mencionado em vários tópicos aqui neste fórum. Essa inscrição fica gravada no corpo da VT.
Abs,
Carlos Freire
veja esse tópico: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... =9&t=19232
Para aferir, e tirar um erro do sensor de temperatura e do painel, deve usar um termômetro para aferir a temperatura.
Recomendo que coloque a válvula termostática.
Para seu Monza, a VT deve ser de 92/107ºC, como foi mencionado em vários tópicos aqui neste fórum. Essa inscrição fica gravada no corpo da VT.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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