TheRipper escreveu:Com exceção das caixinhas mágicas de descarga capacitiva, todos os módulos (praticamente 100% dos carros modernos) alimentam a bobina com 12v, então sim, quem define a voltagem na grande maioria dos casos, é a bobina!
Ripper, discordo. Fosse assim, 12v no primário, em uma bobina 1:100 teríamos somente 1200v no secundário. Isso só centelharia nas CNTP... E olhe lá... hehehe
Aliás, se descarga capacitiva fosse tão bom, os carros modernos usariam, e eu não conheço nenhum que use :P
A voltagem é alta, mas a duração da centelha é menor do que nos sistemas convencionais
Ripper, ela é muuuuuuuuuuuuito maior. Pelo menos na CMPlus, que eu vi os gráficos no osciloscópio com o carro ligado na minha frente.
(talvez por isso não esquente tanto a bobina asfáltica, que sim, é bem pior do que as plásticas), porque esse sistema entrega toda a energia de uma vez. Qual o problema disso? Se bem no momento da centelha, estiver passando por entre os eletrodos da vela, uma porção de mistura que não esteja com uma boa estequiometria (sim, a mistura, especialmente em baixo giro/carga, não é 100% homogênea), simplesmente não vai queimar.
Concordaria se o tempo fosse menor. Mas como eu disse, o tempo de queima aumenta e muito.
Um gap maior ajuda, mas não elimina o problema.
Desde que tenha tensão suficiente e isolamento capaz de segurar a centelha dentro dos cabos, quanto maior, melhor.
Em sistemas de ignição antigos, não duvido nada que CMPlus e afins proporcionem melhora visível, mas duvido que faça o mesmo num moderno sistema COP (coil on plug), por exemplo. Enfim, isso é papo pra horas de conversa, muitos ensaios em laboratório e afins :P
Lembra do trabalho de graduação que postei aqui anos atrás? O mesmo engenheiro está defendendo uma tese (acho que de mestrado agora) sobre ignições novamente. Por alto, já me adiantaram que chegou a conclusões muito boas. Ele deve ser publicado em breve... Quando for, posto aqui. :smt023
Edit: Esqueci de comentar que já vai para uns 2 anos que uso ignição no meu Vectra 2.2 16v (bobina dupla) e agora vou colocar também na Blazer 2.4 que está com 13:1 de taxa + álcool. :evil:. E conheço (pessoalmente, inclusive) vários usuários de ignição forte, tanto turbo quanto aspirado. E tanto antigos quanto novos.