Relé da ventuinha...

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
davimuela
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Relé da ventuinha...

Mensagem não lida por davimuela »

Pow pessoal na verdade não sei se é certo ou não, mas toda vez que eu dou uma arrancada mais forte com o monza fico escutando um tec, tec, tec, tec vindo da caixa de fusiveis. E as vezes depois que ele está aquecido, a aceleração do carro fica variando e coincide com o armar ou desarmar do fusível da ventuinha. Outro dia tirei a capa e coloquei o dedo sobre os reles e justamente o da ventuinha é que desarmava e armava. Dei uma medida na corrente e quando ele arma cai pra 12, uns quebrados e ele desarmado fica nos 13, o engraçado é que a ventuinha está funcionando normalmente, pensei que fosse alguma coisa como que o rele desarmasse o ar condicionado quando se da uma acelerada mais forte, mas isso acontece independentemente do ar estar ligado ou não.
Se alguém tiver uma idéia do que pode ser isso.
Abraço
Monza 95 GL 2.0 2portas cinza bartok, GAS/GNV. Rodas Barcelona.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Relé da ventuinha...

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Davi, se seu Monza tem ar original de fábrica, ele possui 2 relés de eletroventilador do motor (ventoinha) na caixa de fusíveis, um para baixa e outro para alta velocidade.
Qdo se liga o ar condicionado em 'frio normal' ou 'frio máximo' o de baixa deve fazer um tec e permanecer colado até que o ar seja desligado. Esse relé de baixa cola também ao se colocar a alavanca do ar condicionado na posição 'desembaçar', pois nessa posição o compressor também é acionado.
Já o outro relé deve fazer um tec qdo a temperatura do motor atingir o meio da escala, o eletroventilador deverá entrar em funcionamento na alta velocidade e o ponteiro do voltímetro deverá dar uma baixadinha, juntamente com a rotação do motor, se estiver na marcha lenta, mas a rotação logo será corrigida. Já a voltagem permanecerá um pouco mais baixa até que a ventoinha passe novamente para a baixa velocidade, isso qdo o ponteiro da temperatura atingir em torno de 1/4 da escala.

Abraços
Luiz Carlos
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davimuela
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Re: Relé da ventuinha...

Mensagem não lida por davimuela »

Sim isso realmente é o que deveria acontecer. O que acontece é que o relé da ventuinha desarma e arma com ela parada. Em alguns carros tem um sistema que desarma o relé do ar condicionado pra quando é exigida uma aceleração muito maior do motor. Não sei se esse é o caso do monza?. O que acontece é que quando acelero o carro devido a essa oscilação, no armar e desarmar do relé o carro fica inconstante, dá aquela falhada e justamente quando o relé arma. Já olhei todos os fusíveis, troquei todos os relé, mas continuou a mesma coisa. Na marcha lenta quando o relé arma oscila muito chega quase a morrer. Não sei se tem relação com isso, mas ultimamente o rele da ventuinha tem armado e desarmado muito e isso nunca aconteceu. E o engraçado é que isso acontece com a ventuinha parada.


Vlw
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Rodrigo Santana
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Re: Relé da ventuinha...

Mensagem não lida por Rodrigo Santana »

Caros Colegas,
tenho um monza 95 e estou com o mesmo problema, esses barulhos de 'tec tec tec tec', vindo da caixa de reles são constantes, não param nunca, seja apenas o carro parado na lenta, andando ou com farol/ ar ligado. Ja troquei os reles i mesmo assim continua, pesso a ajuda de vcs pois não sei oq fazer...


abraço
Rodrigo Santana
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Re: Relé da ventuinha...

Mensagem não lida por Rodrigo Santana »

galera, descobri o problema, era um mal contato no chicote do pressostato....
vlw!!
davimuela
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Re: Relé da ventuinha...

Mensagem não lida por davimuela »

Rodrigo Santana escreveu:galera, descobri o problema, era um mal contato no chicote do pressostato....
vlw!!
Pow como é que se faz isso? onde é esse pressostato?

Abraço
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Sylvio Dantas
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Relê ar condicionado monza 95 gls

Mensagem não lida por Sylvio Dantas »

Qdo ligo o ar fica fazendo "tec tec" na cx de fusíveis, o segundo de baixo pra cima !
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Carlos A. Freire
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Re: Relé da ventuinha...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Temos muitos tópicos sobre esse sintoma.
Em geral acontece por pouco gás no sistema de A/C.
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