ventoinha não arma!
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: ventoinha não arma!
Acho que o pessoal exagerou na cerveja logo cedo.
Acho que o relé da buzina não e´o o mesmo do eletroventilador do radiador.
Existe um teste que pode ser feito para determinar onde se localiza o problema no sistema de acionamento do eletroventilador nos Monzas EFI.
Como a patroa está me chamando para o almoço não posso procurar isso agora, mas logo que possível vou fazer isso.
Abraços
Acho que o relé da buzina não e´o o mesmo do eletroventilador do radiador.
Existe um teste que pode ser feito para determinar onde se localiza o problema no sistema de acionamento do eletroventilador nos Monzas EFI.
Como a patroa está me chamando para o almoço não posso procurar isso agora, mas logo que possível vou fazer isso.
Abraços
Luiz Carlos
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Re: ventoinha não arma!
Acredito que todos os mini-rele do monza sejam iguais 4 pinos (marrom), com exceção do ventilador interno, que usa um relé de 5 pinos (preto). Acho que foi isso que o Waldir quis dizer, que a buzina usa um relé igual ao do eletroventilador, 4 pinos (marrom) e não que os dois (eletroventilador e buzina) utilizam o mesmo relé
Daí, acho que ele sugeriu o seguinte: aperta a buzina, fez barulho.. então o relé está bom. Pegue o relé da buzina e coloque no lugar do relé referente ao eletroventilador... assim, elimina a possibilidade de ser defeito no relé.
Acredito que seja isso, ou estou supondo demais? eheuheue
Abraços e bom domingo!
Daí, acho que ele sugeriu o seguinte: aperta a buzina, fez barulho.. então o relé está bom. Pegue o relé da buzina e coloque no lugar do relé referente ao eletroventilador... assim, elimina a possibilidade de ser defeito no relé.
Acredito que seja isso, ou estou supondo demais? eheuheue
Abraços e bom domingo!
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- waldir
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Re: ventoinha não arma!
Como não tomei cerveja ainda e nada alcoolico: CEPCHEVLuiz Carlos (Rio) escreveu:Acho que o pessoal exagerou na cerveja logo cedo.
Acho que o relé da buzina não e´o o mesmo do eletroventilador do radiador.
Existe um teste que pode ser feito para determinar onde se localiza o problema no sistema de acionamento do eletroventilador nos Monzas EFI.
Como a patroa está me chamando para o almoço não posso procurar isso agora, mas logo que possível vou fazer isso.
Abraços
:smt031
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Re: ventoinha não arma!
segui corretamente o esquema da sangria que voçe mencionou e saiu um pouco de ar,pensei ter eliminado o problema mas infelismente não :smt010waldir escreveu:Gilberto,
tirar o conector não é pista não.
Toda vez que o motor estiver funcionando e tirar o conector a ventoinha é acionada.
Tem liquido refrigerante suficiente no reservatório de expansão?
Fazer sangria, pode ser bolha de ar no pé do sensor. Ligue o motor, tire o conector e a ventoinha vai ser acionada.
Com a chave apropriada desaperte o sensor e vá afrouxando-o até vazar liquido... CUIDADO PARA NÃO QUEIMAR O DEDO E OU COM JATO D'ÁGUA ESPIRRADO,
complete o nivel no reservatório, feche a tampa e conecte o sensor, e observe se está ligando a ventoinha.
Verificando a temperatura do liquido refrigerante: ligue o motor e deixe aquecer até passar do meio da escala no painel (ponto em que deveria ligar a ventoinha)
Desligue o motor e meça a resistência do sensor e compare com a tabela do diagrama abaixo.
Com isso é possível verificar se o sensor está funcionando corretamente, pq a temperatura para ligar a ventoinha é de 100ºC +/- 2% e desliga com 90ºC
isto acompanha mais ou menos a abertura da VT que vai de 92º a 107ºC
monza gls 95.
freio a disco tras
regulagem eletrica dos faróis
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antena eletrica
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http://i52.tinypic.com/24zg55j.jpg
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Re: ventoinha não arma!
ja inverti os reles e nada tambem! :smt010Diego Paiva escreveu:Acredito que todos os mini-rele do monza sejam iguais 4 pinos (marrom), com exceção do ventilador interno, que usa um relé de 5 pinos (preto). Acho que foi isso que o Waldir quis dizer, que a buzina usa um relé igual ao do eletroventilador, 4 pinos (marrom) e não que os dois (eletroventilador e buzina) utilizam o mesmo relé
Daí, acho que ele sugeriu o seguinte: aperta a buzina, fez barulho.. então o relé está bom. Pegue o relé da buzina e coloque no lugar do relé referente ao eletroventilador... assim, elimina a possibilidade de ser defeito no relé.
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Re: ventoinha não arma!
Gilberto,
se vc tiver um multímetro aí vc pode testar se o sensor está enviando informação correta para a UCE
de uma lida no tópico: viewtopic.php?f=9&t=16444#p185818
ou amanhã substitua o sensor por um novo MTE 4050 (em torno de R$15,00) e veja se funciona
se vc tiver um multímetro aí vc pode testar se o sensor está enviando informação correta para a UCE
de uma lida no tópico: viewtopic.php?f=9&t=16444#p185818
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Re: ventoinha não arma!
só que meu motor esta sem a VT,isso influencia em alguma coisa?
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Re: ventoinha não arma!
<<<só que meu motor esta sem a VT,isso influencia em alguma coisa? >>>
Gilberto,
para o problema de não ligar a ventoinha não percebo um por que.
Sem VT vai demorar mais para aquecer e teoricamente o motor vai trabalhar mais frio até os 7 litros atingirem 95ºC e gastar mais nesse período, ou não render o que deveria.
Na sua primeira mensagem vc disse que o ponteeiro quase colou em cima. Acendeu a luz vermelha de temperatura?.
Quando o meu painel estava com trilha danificada o ponteiro da temperatura ficava pouco acima de 3/4 para acionar a ventoinha e desligava no meio.
Em condições normais acima de 3/4 ou quase chegando à 4/4 já é para acender a luz vermelha pq a temperatura estaria mais de 108º (com aditivo em proporções indicadas ferve à 119ºC), sem aditivo ferve aos conhecidos 100ºC + uma lambuja de uns 4º devido a pressão.
Gilberto,
para o problema de não ligar a ventoinha não percebo um por que.
Sem VT vai demorar mais para aquecer e teoricamente o motor vai trabalhar mais frio até os 7 litros atingirem 95ºC e gastar mais nesse período, ou não render o que deveria.
Na sua primeira mensagem vc disse que o ponteeiro quase colou em cima. Acendeu a luz vermelha de temperatura?.
Quando o meu painel estava com trilha danificada o ponteiro da temperatura ficava pouco acima de 3/4 para acionar a ventoinha e desligava no meio.
Em condições normais acima de 3/4 ou quase chegando à 4/4 já é para acender a luz vermelha pq a temperatura estaria mais de 108º (com aditivo em proporções indicadas ferve à 119ºC), sem aditivo ferve aos conhecidos 100ºC + uma lambuja de uns 4º devido a pressão.
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