Ventoinha ligando antes da temperatura

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Leonardo Jacob
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 20 Ago 2010, 12:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por Leonardo Jacob »

é, talvez meu painel esteja estranho mesmo. que troquei aquele sensor da foto, a ventoinha ligou no mesmo local. ela esta ligando um pouco acima de 1/4. no meio de 1/4 e 1/2
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por danilo-sn »

Waldir o painel do meu monza da temperatura esta funcionando entao igual o seu q bom eu saber disso eu ate tava achando q estava com problemas, essa escala VDC ela é a msm de medir tensão da bateria?

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por waldir »

Leonardo Jacob escreveu:é, talvez meu painel esteja estranho mesmo. que troquei aquele sensor da foto, a ventoinha ligou no mesmo local. ela esta ligando um pouco acima de 1/4. no meio de 1/4 e 1/2

Leonardo,
você trocou também o sensor do cabeçote (mte 3029) que aciona o mostrador de Tº do painel?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por waldir »

danilo-sn escreveu:Waldir o painel do meu monza da temperatura esta funcionando entao igual o seu q bom eu saber disso eu ate tava achando q estava com problemas, essa escala VDC ela é a msm de medir tensão da bateria?

abs.

Danilo,
É isso mesmo. VDC = Voltage Direct Current ou Volts Direct Current ou VCC= Voltagem de Corrente Contínua

Pesquisando para lhe responder aprendi mais daquilo que eu sabia pelas beiradas :) e resolvi colocar aqui como ilustração interessante.

Definição de Direct Current: também chamada de corrente galvânica é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre numa direção. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.).

Este tipo de circuito possui um polo negativo e outro positivo (é polarizado), cuja intensidade é mantida. Mais corretamente, a intensidade cresce no início até um ponto máximo, mantendo-se contínua, ou seja, sem se alterar. Quando desligada, diminui até zero e extingue-se.
-*-

VAC = Voltage Alternating Current ou VCA - Voltagem Corrente Alternada
A Corrente Alternada é a forma mais eficaz de se transmitir uma corrente elétrica por longas distâncias. Nela os elétrons invertem o seu sentido várias vezes por segundo.
A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso as perdas em CA são bem menores que em CC.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por waldir »

waldir escreveu:
Leonardo Jacob escreveu:é, talvez meu painel esteja estranho mesmo. que troquei aquele sensor da foto, a ventoinha ligou no mesmo local. ela esta ligando um pouco acima de 1/4. no meio de 1/4 e 1/2

Leonardo,
você trocou também o sensor do cabeçote (mte 3029) que aciona o mostrador de Tº do painel?

Leonardo, como não encontrei referência da performance do sensor 3029 e considerando que a minha ventoinha está acionando na temperatura correta,
que corresponde às indicações do painel, ou seja, ligando quando o ponteiro está entre 3/4 e 1/2 e desligando entre 1/2 e 1/4

Eu coloquei o multimetro na escala 20 VDC a ponta negativa no polo negativo da bateria e a ponta positiva na cabeça do sensor e obtive as seguintes medidas:

Motor frio ( ao ligar) 8,93 Volts

Liga a Ventoinha com 4,04 Volts (entre 3/4 e 1/2)

Desliga a Ventoinha a 4,63 Volts (entre 1/2 e 1/4)

Os 2 sensores do Monza tem 5 meses de uso

"Penso que" se vc acompanhar no seu Monza essas medidas, em que voltagem liga e desliga e forem semelhantes, pode-se dizer que os sensores estão sinalizando corretamente.
Então o próximo passo é examinar se as trilhas do verso do painel estão em curto (examine com uma lupa) Se não houver curto pode ser que o voltímetro do painel possa ser ajustado ou trocado.

Se o sensor de temperatura (4050) é novo, deve estar informando corretamente a ECU. Pode ser scaneado numa autoeletrica e vai apontaar a quantos graus a ventoinha liga e a quantos ela desliga.

Quando a trilha do meu painel estava em curto e visualmente no painel a ventoinha ligava acima de 3/4 e desligava no 1/2, não esquentei a cabeça, pq o scaneamento indicou estar correto o acionamento em 101ºC e desligamento em 91ºC e isto é o importante, somado à VT que deve abrir em 92º e totalmente aberta em 107ºC Ao desligar a ventoinha a VT está novamente fechada (91ºC)

Só corrigi o curto do painel quando troquei novamente os leds da iluminação quando então descobri uma trilha em curto por um micro-pingo-de-solda.

Espero ter ajudado com estas informações.

COMPLEMENTANDO: 13/12/10 15:00h

Fiz um exercício medindo o sensor 3029 (que aciona o mostrador de Tº no painel) em sua performance:

Motor gelado só com a chave ligada 7,88 V

Motor ligado início da faixa azul 7,63 V

Meio da faixa azul 6,87 V

Fim da faixa azul 6,40 V

Inicio da escala branca 5,95 V

1/4 da escala 5,14 V

Entre 1/4 e 1/2 da escala 4,75 V

1/2 da escala 4,18 V

Entre 1/2 e 3/4 da escala 4,05 V (liga a ventoinha)

Entre 1/2 e 1/4 da escala 4,68 V (desliga a ventoinha)

A voltagem começa a descer de 4,68V e ao atingir novamente 4,05 V liga a ventoinha novamente...
lembrando que é o sensor 4050 junto à VT responsável por enviar a diferença de potencial que é utilizado pela ECU para acionar a ventoinha.
Editado pela última vez por waldir em 13 Dez 2010, 15:05, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Leonardo Jacob
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 20 Ago 2010, 12:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por Leonardo Jacob »

Quando eu tiver tempo vou mexer no painel, pois ja a uns dias atraz torquei o cabo do velocimetro, e foi um trabalho, mas quanto a trilha se estiver com problemas falo com meu irmão que trabalha com eletronica e ja arruma uma trilha do painel que estava danificada, obrigado novamente.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por waldir »

No meu caso, eu raspei com um estilete onde havia o curto e eu fiz um by-pass soldando um fio nas extremidades da trilha.

A outra opção seria gastar uns 100zinho no Mercado Livre por outro acetato com o circuito. Optei pela solução caseira no capricho.

Quando solucionar avise-nos para adquirirmos conhecimento com sua experiência.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Leonardo Jacob
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 20 Ago 2010, 12:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha ligando antes da temperatura

Mensagem não lida por Leonardo Jacob »

Ok, quando eu tiver tempo irei fazer com certeza. mas essa semana ja ta cheia, quinta feira vou ver porque o ar condicionado arou de funcionar, sendo que levei pra dar uma geral não faz 7 meses, e trocar toda agua e adtivo do radiador.
Responder