RicardoDS escreveu:Não pra tanto, no comparativo da 4 rodas do Monza SR x Gol GTS, a aerodinâmica do Monza é elogiada
Também... O Gol corta tão bem o ar quanto um Mercedes 1215 cara chata! hehehe
Dos carros mais antigos, ele tinha uma das melhores aerodinâmicas. Afinal, os carros eram todos "QUADRADOS!".
Exemplos: Opala, Santana, Corcel...
hehehehe, eu sei... foi meio irônica minha mensagem anterior
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
RicardoDS escreveu:hehehehe, eu sei... foi meio irônica minha mensagem anterior
É... Eu imaginei. Só dei continuidade pois não poderia deixar de criticar a aerodinâmica "By Caixa" do Gol.
Nada contra quem gosta ou tem... Foi só descontração!
Bem, eu tenho um Monza 94 GLS 2.0 EFI a gasolina completão, meu desde novo e que a partir de uma época começou a me incomodar demais com o consumo... eu ficava irado porque gastava os tubos de grana limpando TBI, regulando e etc... e o carro passava de 6,3 pra 6,5 na cidade ! E na estrada ele ficava com uns 10,7 ! ! ! Isso com ar condicionado desligado !
Aí resolvi EU mesmo tomar conta do negócio, comecei a fuçar na internet e em vez de largar o carro na oficina, eu acompanhava o serviço e dava palpites ! Nessa brincadeira fui descobrindo algumas coisas interessantes.
As velas desse motor precisam ter abertura de eletrodos de 1,1mm só que os mecanicos partem do pressuposto que ela já vem regulada na caixa e colocam do jeito que está sem conferir. E também acham que se voce chega bem vestido e com o carro limpo na oficina, voce é "preyboy" e não sabe nada de carro ! Só que minhas velas viviam todas pretas, como se estivessem queimando mistura rica.
NADA disso ! Eu peguei o calibre e fui ver: estavam com 0,8mm! Fiz o ajuste.
Aí passei pra regulagem do CO: como aqui na roça (belzonte) são raras as oficinas que tem analisador de CO, eles costumam colocar a regulagem em 2200mV, o que não era adequado. Fiz baixarem pra 1800mV.
Num ato de insanidade sem fundamento, somente porque eu estava neurado que o bico não era o original do meu carro(foi trocado às escondidas em algum lugar desonesto) comprei um bico novo e instalei por conta própria.
Dei uma limpada no TBI, e precisei trocar o atuador de lenta que tambem estava agarrando por conta da borra do vapor de óleo(a limpeza já não adiantava mais), o que me fez ir atrás de outra coisa que entope muito fácil: a tomada de vácuo que fica no COLETOR e serve pra ajudar a sugar o vapor de oleo naquela mangueira que vai até o filtro de ar. Ela enche de borra se o filtrinho metálico na tampa de valvula está muito sujo e simplesmente se fecha deixando o vapor de óleo todinho pra parte superior do TBI.
Peguei um parafusinho fino, um bocado de solvente e ralei as pontas dos dedos rodando ele prum lado e pro outro pra arrancar toda a sujeira que parecia um bloco de massa. Usei o parafusinho exatamente pra poder puxar a sujeira pra fora em vez de enfiá-la pra dentro do coletor... que nem dentista fazendo limpeza de canal dentário... heheheh! !
Troquei tambem os cabos de vela que para quem não sabe, tem prazo de validade, eles vao ressecando e aumentando a resistencia à corrente diminuindo a faísca da vela e aumentando o consumo.
Troquei o filtro de ar, dei uma conferida na calibragem do pneu, limpei o sistema de refrigeração, troquei o óleo e o filtro e saí pra vida pra fazer as medidas.
Até o momento eu acho que isso tudo foi razoavelmente gratificante, pois o consumo no transito desgraçado de BHZ está entre 7 e 7,3 Km/L, mas na estrada foi melhor ainda, pois alcancei médias de 13 Km/L rodando numa faixa de 100 a 130 Km/h ou seja, na estrada obtive uma melhora de + ou - 21% e o melhor: COM o AR LIGADO! ! ! ! Informo que sempre abasteço em postos de boa qualidade (Ipiranga, BR, Esso, Shell ou no máximo os da ALE) com gasolina aditivada e sempre encho o tanque até um ponto preciso no gargalo do mesmo(o primeiro anelzinho lá no fundo).
Nunca deixo passar de meio tanque pra baixo, pois já vi dizer que a perda por evaporação num tanque semi vazio é maior que a perda pelo peso dele cheio...
Também evito sair acelerando com o carro quando ainda está na faixa azul de temperatura, pois descobri que nessa fase, a injeção trabalha com mistura enriquecida pra que o motor esquente mais rápido, meio que nem um afogador....
Ainda não estou plenamente satisfeito, esperava um consumo melhor dentro da cidade, mas em breve vou retirar as velas pra ver como estão. E ainda estou testando posições da regulagem de CO. Essa semana eu abaixei pra 1700mV. Vamos ver como vai ficar. Minha meta é fazer ele chegar a uns 7,5 ou 7,8 Km/L na cidade e uns 13,8, ou com fé em Deus, 14 Km/L na estrada !
Cuidado p/ não deixar muito pobre a mistura de CO pois pode superaquecer a camara de combustao. Sem falar que o carro fica manco.
Eu vou por um hallmeter no meu. aí vai ficar xic, analisador de gases em tempo real.
Abs,
Pois é... a minha dúvida desgraçada é essa... a regulagem do CO é assim? Quanto menor a voltagem do potenciometro, mais pobre a mistura??? Com certeza???
erik mantronick escreveu:qual o consumo do monza normalmente 2.0 alcool ?:
o meu faz por volta de 7 , 8 ! cidade/estrada !
Amigão, na ultima viajem que eu fiz agora à Uberaba, o meu 2.0 à álcool fez 9,2 km/l à 130km/h em média e boas e divertidas ultrapassagens solicitando do motor um pouco. Na cidade aki em BH, onde tem mto morro, meu Monza dá 6,3 km/l ,OK!?
Abs.
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km