Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

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MonzaClub20EFICHZ
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Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

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Agora sim, consegui ler 8 parâmetros no FreeScan, lembrando que é um software freeware (Grátis-Livre)
O qual baixei em http://andywhittaker.com/ECU/FreeScan/t ... fault.aspx

No modo GM 410B conseguimos os seguintes parâmetros:
Throtle position – Posição do acelerador
Barometer - MAP – Sensor de Pressão Absoluta – aparece aqui e não no MAP que fica com o indicador travado
Spark Advance – Avanço da ignição
Air flow – Fluxo de ar – Volume de ar admitido
Integrador - ???

No modo Lotus Elan M100 conseguimos os seguintes parâmetros:
IAC Position - Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - É o atuador de marcha lenta
Throttle position – Posição do acelerador
Coolant Temp - Temperatura da água no motor
A/F Ratio – Razão de admissão Ar/Combustível com valor entorno 0,5 na lenta.

Para fazer funcionar razoavelmente o FreeScan com o cabo simples conforme o esquema abaixo:
Imagem

Lembrando O conector ALDL tem esta configuração:
Imagem
Foto dele:
Imagem

A função dos terminais é:

A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.

Traduzindo:

Ligue o cabo do scanner montado GND no terminal A do ALDL (no meu caso fio cinza)
Ligue o cabo do scanner montado +12V no terminal positivo do acendedor de cigarros (fio laranja)
Ligue o cabo do scanner montado DATA no terminal M do ALDL (fio amarelo)

Fotos do Scanner Montado
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Depois ajustamos a porta serial para BAUD 2400 no Me ou XP (Vista e Seven não funciona), deve funcionar também no 98 e 95 mas não testei ainda.

Instalamos e carregamos o programa

Na aba Control selecionamos a porta COM1

Ainda a aba control no campo Freescan operation mode selecionamos - Interact

Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)

Clicamos no botão START e FORCE DATA
Deve começar a mandar dados visível nos campos Bytes send e Bytes receive
(no modo Lótus Elan é mais difícil interagir, insistir até funciona o modo 410B é mais fácil de interagir)

Para ver os dados clique na aba engine data, veja apenas os parâmetros informados acima, os demais não fazem sentido.

Agora com esta quantidade significativa de dados podemos avaliar o motor, mas ainda precisamos saber se os valores numéricos fazem sentido, aguardo ajuda de alguém que consiga comparar com um scanner NAPRO ou KAPTOR e verificar a coerência ou sabermos qual o fator de correção numérica a ser usado.

Obs temperatura do motor está OK conferida!
MonzaClub20EFICHZ
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Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

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Faltou o Material

Componentes para construir
Transistor – 2 - 2N2222A ou 2N3904- Transistor de uso comum NPN para Q1 e Q2
3 resistores de 10 k ohms
Uma chapa de circuito para testes linear
1 diodo 1N4148
1 Conector RS232 – DB9
1 Conector para acendedor de cigarros
1 Fio Amarelo
1 Fio Cinza
1 Fio Laranja
1 Fio com malha interna de 3 ou mais fios internos
1 Caixa para guardar o circuito
sdr
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Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

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vlw cara, fiquei feliz em saber do progresso, agora vo fazer comprar os componentes e montar pra testar aqui.
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Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

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Só mais uma dica se por acaso quando ligarem o cabo o ponteiro do mouse enlouquecer, é que o Windows identificou o cabo do scanner como um mouse, desative o indo em painel de controle -> sistema -> Hardware -> Gerenciador de dispositivos -> mouse e destive o mouse "extra" que ele inventou para mim apareceu no XP como mouse serial analógico.
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Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

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