O qual baixei em http://andywhittaker.com/ECU/FreeScan/t ... fault.aspx
No modo GM 410B conseguimos os seguintes parâmetros:
Throtle position – Posição do acelerador
Barometer - MAP – Sensor de Pressão Absoluta – aparece aqui e não no MAP que fica com o indicador travado
Spark Advance – Avanço da ignição
Air flow – Fluxo de ar – Volume de ar admitido
Integrador - ???
No modo Lotus Elan M100 conseguimos os seguintes parâmetros:
IAC Position - Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - É o atuador de marcha lenta
Throttle position – Posição do acelerador
Coolant Temp - Temperatura da água no motor
A/F Ratio – Razão de admissão Ar/Combustível com valor entorno 0,5 na lenta.
Para fazer funcionar razoavelmente o FreeScan com o cabo simples conforme o esquema abaixo:

Lembrando O conector ALDL tem esta configuração:

Foto dele:

A função dos terminais é:
A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.
Traduzindo:
Ligue o cabo do scanner montado GND no terminal A do ALDL (no meu caso fio cinza)
Ligue o cabo do scanner montado +12V no terminal positivo do acendedor de cigarros (fio laranja)
Ligue o cabo do scanner montado DATA no terminal M do ALDL (fio amarelo)
Fotos do Scanner Montado



Depois ajustamos a porta serial para BAUD 2400 no Me ou XP (Vista e Seven não funciona), deve funcionar também no 98 e 95 mas não testei ainda.
Instalamos e carregamos o programa
Na aba Control selecionamos a porta COM1
Ainda a aba control no campo Freescan operation mode selecionamos - Interact
Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)
Clicamos no botão START e FORCE DATA
Deve começar a mandar dados visível nos campos Bytes send e Bytes receive
(no modo Lótus Elan é mais difícil interagir, insistir até funciona o modo 410B é mais fácil de interagir)
Para ver os dados clique na aba engine data, veja apenas os parâmetros informados acima, os demais não fazem sentido.
Agora com esta quantidade significativa de dados podemos avaliar o motor, mas ainda precisamos saber se os valores numéricos fazem sentido, aguardo ajuda de alguém que consiga comparar com um scanner NAPRO ou KAPTOR e verificar a coerência ou sabermos qual o fator de correção numérica a ser usado.
Obs temperatura do motor está OK conferida!