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Anomalia da injeçao
Enviado: 22 Ago 2009, 20:13
por ronaldo theodoro
Preciso de ajuda!
Após manutenção ( troca de eixo do comando de válvulas) a luz de anomalia está acendendo por um determinado tempo e apaga, ficando um pouco apagada e acende novamente. Não notei nada de errado no funcionamento do carro, nao falha, anda normal. A única coisa q percebi foi q a lenta está bem baixa, e antes ficava sempre acima de 1000rpm. O painel está marcando velocidade, então acho q não é sensor. Alguem sabe o q pode ser?
Re: Anomalia da injeçao
Enviado: 22 Ago 2009, 20:26
por rogertecmec
Bom, na minha opinião o ideal é levar o carro pra passar o scaner e ver se tem algum código de falha gravado na memória da ECM, ou então vc mesmo pode verificar vendo os códigos lampejantes da luz de anomalia da injeção.
Re: Anomalia da injeçao
Enviado: 22 Ago 2009, 22:11
por ronaldo theodoro
Roger, fiz a leitura de anomalia e deu o seguinte:
além do doze-
15,22,34 e 54
No sensor de pressão absoluta, tenho duvida se montei corretamente as mangueirinhas.
Abs
Re: Anomalia da injeçao
Enviado: 22 Ago 2009, 22:22
por rogertecmec
14 ou 15 - Sensor de temperatura - CTS
-21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta - TPS
-33 ou 34 - Sensor de pressão absoluta no coletor - MAP
-54 - Erro no ajuste da % de CO2.
Vc já resetou a memória da ECM??? Pois esta aparecendo vários erros. O problema na marcha-lenta pode ser o sensor de posição de borboleta, o MAP ou a ligação das mangueirinhas.
Resete a memória da ECM, ligue o carro ande um pouco com ele e depois refaça a leitura dos códigos de falha.
Tem algum tópico aqui no fórum ensinando as posições corretas das mangueiras do vácuo do MAO, econometro e etc. Vou ver se acho e posto o link pra vc.
Re: Anomalia da injeçao
Enviado: 23 Ago 2009, 08:15
por Luiz Carlos (Rio)
É muita pane junta para ser verdade!
Será que o mecânico que trocou o eixo de comando não esqueceu de ligar (ou arrebentou) algum fio terra?
Abraços
Re: Anomalia da injeçao
Enviado: 23 Ago 2009, 14:35
por ronaldo theodoro
Encontrei um dos problemas: falta de aterramento. Fiz um reset no módulo e agora persiste um defeito, cód 22. Alguém sabe como testar o sensor de posição da borboleta para ter certeza q está com problemas, ou terei q trocar para ver se o defeito é eliminado?
Re: Anomalia da injeçao
Enviado: 23 Ago 2009, 19:03
por Carlos A. Freire
ronaldo theodoro escreveu:Encontrei um dos problemas: falta de aterramento. Fiz um reset no módulo e agora persiste um defeito, cód 22. Alguém sabe como testar o sensor de posição da borboleta para ter certeza q está com problemas, ou terei q trocar para ver se o defeito é eliminado?
Teste do sensor de posição da borboleta:
O sensor recebe 5V no fio cinza, e o fio preto e amarelo é aterrado. O fio azul tem a variação de 0,25V a 5V, conforme o movimento da borboleta.
Valores:
Borboleta fechada: 0,25 a 1,25V
1/2 borboleta: 2 a 3V
Totalmente aberta: 4 a 5 V
Abs,
Carlos Freire
Re: Anomalia da injeçao
Enviado: 08 Set 2009, 18:27
por ronaldo theodoro
Me desculpem pela demora da solução do problema. O sensor de posição da borboleta realmente estava com defeito. Feito a substituição por outra, marca magneti mareli R$50,00 e problema resolvido.
Agradeço a todos q colaboraram,
Grato
Ronaldo