Página 1 de 2
Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI).
Enviado: 18 Ago 2009, 21:25
por bomtorim
Pra quem possui monza EFI, ja repararam num potenciometro q fica dentro do cofre do motor, ao lado do pára-lama direito dianteiro?
Hj eu lendo uma materia tecnica sobre a injeçao multec 700(a q equipa os monza EFI), aprendi sobre akele potenciometro que regula a emissao de monóxido de carbono(%), visto q os monza EFI nao possuem a sonda de oxigenio no escape(lambda). Existe um macete rapido para regulagem: Pegue um multimetro, coloque na escala dcv, faça o aterramento da ponta de teste preta e com a ponta vermelha encoste no fio da cor azul(no meu caso ja havia um pequeno descascado no fio azul). O valor ideal em volts deve ficar entre 1.8v e 2.0v, mas lembrando q é uma regulagem "caseira". Em oficinas especializadas é usado um analizador de gases diretamente o escape. Mas garanto q senti diferença no motor. O meu marcava 2.5 volts. Fiz essa regulagem com o motor quente. Segundo essa materia, uma regulagem incorreta irá afetar no rendimento do motor, sobretudo nas acelereçoes rapidas e retomadas de velocidade. Algum colega do clube ja sabia desse esquema? Ja fez essa regulagem?
http://www.google.com.br/imgres?imgurl= ... =image[url][/url]
Re: Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI).
Enviado: 18 Ago 2009, 22:04
por Luiz Henrique
valeu bomtorim ...
Mas essa já é bem conhecida aqui no fórum ...
Mesmo assim valeu ... :smt023
Abraço ...
Re: Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI).
Enviado: 18 Ago 2009, 22:57
por danilo-sn
é muito bom msm eu morro de vontade de saber o qto q o meu ta marcando em volts esse potenciometro, mas nao tenho o multimetro digital e como comecei a trabalhar agora ainda nao da mas vou providenciar um to precisando msm, mas é só por curiosodade pq meu motor funciona bem e responde bem mas tenho essa curiosidade q me faz coçar
abs...
Re: Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI
Enviado: 22 Mai 2010, 12:26
por sdpmg
Ressuscitando o Tópico.
Fui fazer a vistoria anual obrigatoria em minha cidade pra carros com GNV e não passou no teste de CO2 e um outro la que não me lembro o nome, enfim, vasculhando o forum achei esse topico que queira Deus possa me salvar,,, fui fazer a verificação no meu conforme o companheiro bomtorim indicou e constatei que o meu estava marcando 1,3v,,, com muito custo consegui colocar, por falta de pratica, em 1,89v, como pode variar de 1,8 a 2,0 eu preferi deixar em 1,89v, minha duvida é, esse valor regulado ja é um fator que faz o carro entrar na especificação de poluentes ou outros fatores também influenciaria na emissão desses gases, fiz a troca também das velas, dos cabos de velas, dei uma geral na TBI, geral completa e troquei o filtro de ar, agora ta faltando trocar o filtro de combustivel. Amigos se puderem me dar uma ajuda se mexendo nesses itens ja solucionaria o problema dos poluentes colocando-os dentro da faixa. Valewww :smt023
Re: Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI
Enviado: 23 Mai 2010, 18:43
por Diego Paiva
danilo-sn escreveu:é muito bom msm eu morro de vontade de saber o qto q o meu ta marcando em volts esse potenciometro, mas nao tenho o multimetro digital e como comecei a trabalhar agora ainda nao da mas vou providenciar um to precisando msm, mas é só por curiosodade pq meu motor funciona bem e responde bem mas tenho essa curiosidade q me faz coçar
abs...
O seu como é álcool, os valores são diferentes. Eu não me lembro bem, mas parece que nos monzas à álcool, deve ficar em 1,5V.
Abs.
Re: Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI
Enviado: 24 Mai 2010, 09:10
por Carlos A. Freire
Esse ajuste de CO deve ser feito com auxílio de analisador de gases. A última vez que fiz o ajuste em meu Monza GLS 96 gasolina, para ficar com 1% de CO como diz o manual, a tensão foi de 1,3V. Quando comprei esse Monza em 99, o ajuste estava com 1,5V, depois passou para 1,8V e por último 1,3V. Mas, nessa época não precisávamos fazer inspeção veicular aqui em São Paulo-SP. Logo terei que fazer essa inspeção e fui em uma oficina de um amigo que tem o equipamento, está dando 2,9% de CO, quase o limite de 3% para o ano do carro, porém seria aprovado em todas as medições. É bem verdade que não fiz nenhuma manutenção recente visando essa inspeção. Quando for fazer, vou trocar os filtros de AR e óleo, óleo de motor, velas e voltar a oficina para checar se está correto e depois ir até a Controlar. Ahh! O indice de CO2 estava menos a 1,6% se não estiver enganado. HC e outras medidas eu não me recordo, mas estava com muita dentro do limite e com folga.
Abs,
Carlos Freire
Re: Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI
Enviado: 27 Mai 2010, 20:39
por Evandromonteiro
o carlos o nosso amigo tava comentando que os de motores a alcool tem que ficar em 1,5 o meu esses dias tava olhando ele ta com 2,0 volts entaum pode se dizer que ele esta desregulado...vc teria como me dizer qual a voltagem certa para essa regulagem??..valeu monzeiro..abraços
Re: Potenciometro de regulagem de emissao de CO (Injeçao EFI
Enviado: 28 Mai 2010, 08:18
por Carlos A. Freire
Evandromonteiro escreveu:o carlos o nosso amigo tava comentando que os de motores a alcool tem que ficar em 1,5 o meu esses dias tava olhando ele ta com 2,0 volts entaum pode se dizer que ele esta desregulado...vc teria como me dizer qual a voltagem certa para essa regulagem??..valeu monzeiro..abraços
Como eu disse nesse tópico e em outros que já foram criados sobre o assunto, não existe tensão correta, se não, não era preciso ter um potenciômetro para fazer ajuste, não é verdade? Bastava travar a tensão correta.
O ajuste deve ser feito com auxílio de um analisador de gases no escapamento, e deixando os valores emeissão de poluentes como recomendado pela montadora ou pelos orgãos público de controle de emissão de poluentes.
Conforme diferença de desempenho do sistema elétrico, do motor, combustível utilizado e sistema de alimentação, os valores de emissão podem mudar de carro para carro. Por isso se faz o ajuste. Como antes não havia fiscalização de controle de poluentes, pelo menos aqui em São Paulo-SP, criou-se essa conversão de regular a tensão entre 1,8 e 2,0V. Mas nem sempre essa tensão deixa o carro emitindo menos poluentes.
Como pode perceber na minha mensagem anterior, com meu Monza GLS 96 2.0 EFI gasolina, para deixar o nível recomendado em algumas vezes ficou com tensão diferente da recomendada (1,3V, 1,5V) por quem não tem analisador de gases.
Abs,
Carlos Freire