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Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 18 Ago 2009, 16:33
por diogoleenze
Fala ae pessoal.
Eh o seguinte, a uns tres meses +ou- eu tive uma fatalidade com meu monza, a bomba de oleo parou a luz nao acendeu e vcs ja sabem o resto, fiz tudo troquei todas akelas parafernalhas q vcs tb ja imaginam, entao eu estava tomando uma cerveja com o mecanico e falei que eu odiava o carro no gás q ele nao tinha força e tal e ele flw que ia ver oq ele podia fazer por mim, entao montamos o motor e fomos pro teste, eu nao acreditei quando estava na linha amarela(pra kem nao conhece eh uma via expressa aki do RJ) a 120 indo pra 130km/h e o carro indo com essa disposição no gás, quando eu trokei pra gasosa parei de pisar que fikei com medo 140km/h fácil, agora esta, melhor pq o motor ja esta mais solto ele apenas adiantou o ponto. Entao lhes pergunto isso pode agredir o motor de alguma forma? visto que nao esmerilho o carro so piso quando eh preciso, e o consumo esta ateh menor mas acho que eh pq esta tudo novinho.

vlw abraços e nos vemos no encontro do RJ kem for

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 18 Ago 2009, 17:14
por 500EF
Já comentei isso aqui no fórum outras vezes.

Ponto de ignição adiantado, no GNV ajuda muito. Na gasolina, é grande o risco de "bater pino".

O que eu costumo recomendar para quem anda a maior parte do tempo com GNV e só usa a gasolina em emergências, é fazer uma marcação no distribuidor para o GNV e outra para a gasolina e andar com uma chave de boca no porta-luvas.

Enquanto tiver no GNV, deixa adiantado. Se precisar mudar para gasolina, encosta o carro, afrouxa o parafuso, atrasa o ponto e aperta outra vez. Aí pode passar para gasolina sem medo.

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 18 Ago 2009, 17:33
por diogoleenze
o meu ja ta marcado 2x, mas eu so uso a gosolina pra ultrapassagem ou coisa do tipo, e nao eh sempre mesmo assim ainda tem risco?

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 18 Ago 2009, 17:45
por Marcell 500 EF
diogoleenze escreveu:o meu ja ta marcado 2x, mas eu so uso a gosolina pra ultrapassagem ou coisa do tipo, e nao eh sempre mesmo assim ainda tem risco?
Sim, pois o ponto fora pode acabar com o teu motor. Ou segura a ultrapassagem ou vai no gás mesmo.

Imagina o seguinte: Uma garrafa aguenta com a tampa normal 50bar, e com a tampa reforçada 60bar, é seguro tu colocar 60bar por 5 ou 10seg na tampa de 50?

O ponto é a mesma coisa, ainda mais em alta velocidade, vai que ferra tudo?

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 19 Ago 2009, 15:58
por diogoleenze
Marcell 500 EF escreveu:
diogoleenze escreveu:o meu ja ta marcado 2x, mas eu so uso a gosolina pra ultrapassagem ou coisa do tipo, e nao eh sempre mesmo assim ainda tem risco?
Sim, pois o ponto fora pode acabar com o teu motor. Ou segura a ultrapassagem ou vai no gás mesmo.

Imagina o seguinte: Uma garrafa aguenta com a tampa normal 50bar, e com a tampa reforçada 60bar, é seguro tu colocar 60bar por 5 ou 10seg na tampa de 50?


O ponto é a mesma coisa, ainda mais em alta velocidade, vai que ferra tudo?
vlw pela dica ae, agora nao sei oq faco...rsrsrsrrs

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 19 Ago 2009, 19:51
por André Barros
Na minha opinião eu deixaria o ponto normal, não adiantava em nada, até porque seu motor foi projetado para rodar na gasolina, o gas é algo adaptado e por isso você tem que se adaptar também a perda de potência do seu motor, a não ser que você instale uma peça no gás chamado variador de avanço, aqui em Recife essa peça é conhecida por esse nome, não sei na sua cidade, com ela instalada seu carro não perde potência no gas, meu monza também tem gás e nunca modifiquei o tempo dele, quando preciso de potência para uma ultrapassagem por exemplo mudo para gasolina e depois volto para o gas, o amigo aí em cima deu a dica de você andar com uma chave e adiantar o tempo, eu também não faría isso porque existe um anel de vedação no distribuidor, e com esse movimento de adianta e atraza, esse anel vai desgastar ligeirinho e seu motor vai começar a vazar óleo.
Espero ter ajudado !

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 20 Ago 2009, 10:35
por 500EF
Adiantar direto no distribuidor só é indicado para quem anda 99,9% do tempo no GNV e só usa a gasolina em emergências. Neste caso, o número de vezes que você vai ficar mexendo no distribuidor será pequeno.

Quanto ao variador de avanço, também é conhecido como "variaDOIDO de avanço", porque não fazem o que prometem adequadamente. O pessoal da CMRacing já testou alguns em osciloscópio e demonstrou para quem estava presente que são adiantam o ponto de forma completamente aleatória.

Infelizmente, não tem muita solução este problema do GNV (e é mais um motivo para eu não gostar dele :wink: ).

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Enviado: 20 Ago 2009, 22:37
por diogoleenze
André Barros escreveu:Na minha opinião eu deixaria o ponto normal, não adiantava em nada, até porque seu motor foi projetado para rodar na gasolina, o gas é algo adaptado e por isso você tem que se adaptar também a perda de potência do seu motor, a não ser que você instale uma peça no gás chamado variador de avanço, aqui em Recife essa peça é conhecida por esse nome, não sei na sua cidade, com ela instalada seu carro não perde potência no gas, meu monza também tem gás e nunca modifiquei o tempo dele, quando preciso de potência para uma ultrapassagem por exemplo mudo para gasolina e depois volto para o gas, o amigo aí em cima deu a dica de você andar com uma chave e adiantar o tempo, eu também não faría isso porque existe um anel de vedação no distribuidor, e com esse movimento de adianta e atraza, esse anel vai desgastar ligeirinho e seu motor vai começar a vazar óleo.
Espero ter ajudado !
Eu conheço aki no RJ tb é variador de avanço, o meu realmente nao tem e u ja comprei ele com gas eu nao concordo com essa ganbiarra podre que fazem para adaptar, mas ja que a M...ta feita eu deixo ateh pq eh mais economico realmente, eu estou pensando em instalar um variador, mas eu nao leva fé nele, como o amigo aki de cima falou, e o seu caso é semelhante ao meu só troco em para ultarapassar, e sao segundos, mas eu acho que realmente danifica o motor, pois de 5 em 5 segundos quando ver ja rodou dois dias, abrigado pela dica vou voltar mesmo ja tem a marca