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Sensor com dois fios
Enviado: 28 Jul 2009, 01:57
por jaoliveira
Galera tirem uma duvida minha, Desde que comprei meu carro, ele nunca marcou a temperatura corretamente no painel apesar de a ventoinha armar e desarmar normalmente, pois já levei no auto eletrico pra ver isso, e o infeliz da oficina me garantiu que a ventoinha tá acionando no tempo certo e normal. Só que ontem lendo uns tópicos aqui no forum vi que o fio que sai do sensor no bloco do motor e vai pro marcador de temperatura é um fio azul. Então o meu tem dois fios no sensor do bloco do motor, e acho talvez por isso o ponteiro não suba normalmente, mas eu to achando que um dos fios é o fio do sensor da partida a frio que tá ligado ali, pois no meu eu injeto gasolina manualmente através de um botão no painel. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema desse tipo de achar dois fios onde é pra ter um, e se o sensor da partida a frio influenciaria estando ligado junto com o do bloco do motor na marcação de temperatura.
AI QUE ÓDIO DESSAS GAMBIS......
O painel não é pois já fiz um teste colocando painel do carro de um amigo e foi a mesma marcação
valeu ....
Re: Sensor com dois fios
Enviado: 28 Jul 2009, 02:09
por José Leal
jaoliveira, o sensor de temperatura do painel fica na lateral do cabeçote, abaixo do distribuidor.
Experimente trocar o sensor, pois com o tempo, ele começa a mandar a informação errada.
Até mais.
Re: Sensor com dois fios
Enviado: 28 Jul 2009, 08:27
por MonzaClub20EFICHZ
jaoliveira escreveu:Galera tirem uma duvida minha, Desde que comprei meu carro, ele nunca marcou a temperatura corretamente no painel apesar de a ventoinha armar e desarmar normalmente, pois já levei no auto eletrico pra ver isso, e o infeliz da oficina me garantiu que a ventoinha tá acionando no tempo certo e normal. Só que ontem lendo uns tópicos aqui no forum vi que o fio que sai do sensor no bloco do motor e vai pro marcador de temperatura é um fio azul. Então o meu tem dois fios no sensor do bloco do motor, e acho talvez por isso o ponteiro não suba normalmente, mas eu to achando que um dos fios é o fio do sensor da partida a frio que tá ligado ali, pois no meu eu injeto gasolina manualmente através de um botão no painel. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema desse tipo de achar dois fios onde é pra ter um, e se o sensor da partida a frio influenciaria estando ligado junto com o do bloco do motor na marcação de temperatura.
AI QUE ÓDIO DESSAS GAMBIS......
O painel não é pois já fiz um teste colocando painel do carro de um amigo e foi a mesma marcação
valeu ....
No teu caso o sensor de temperatura não aciona o ventilador do radiador, isso é feito pelo "cebolão" do radiador, por isso o mecânico te disse que está normal! Meu Hatch também marcava baixo, para resolver isso coloquei um segundo fio ligado no sensor que fica acima da válvula termostática, aí com 2 sensores atuando a mesmo tempo a marcação ficou normal, não adiantou trocar o sensor!
Re: Sensor com dois fios
Enviado: 28 Jul 2009, 13:13
por timm_65
MonzaClub20EFICHZ escreveu:No teu caso o sensor de temperatura não aciona o ventilador do radiador, isso é feito pelo "cebolão" do radiador, por isso o mecânico te disse que está normal! Meu Hatch também marcava baixo, para resolver isso coloquei um segundo fio ligado no sensor que fica acima da válvula termostática, aí com 2 sensores atuando a mesmo tempo a marcação ficou normal, não adiantou trocar o sensor!
Pra que serve o sensor acima da VALVULA TERMOSTATICA?
Re: Sensor com dois fios
Enviado: 28 Jul 2009, 17:53
por MonzaClub20EFICHZ
Segundo me lembro serve para indicar ao relé a temperatura para injetar gasolina na partida a frio.
Re: Sensor com dois fios
Enviado: 28 Jul 2009, 22:34
por ronaldo theodoro
Além da partida à frio serve para acionar a ventuinha.
Re: Sensor com dois fios
Enviado: 29 Jul 2009, 10:25
por Carlos A. Freire
ronaldo theodoro escreveu:Além da partida à frio serve para acionar a ventuinha.
Não é bem assim... deve ser verificado qual tipo de alimentação do motor (EFI, Carburado, MPFI, álcool, gasolina).
Nos motores carburado (álcool ou gasolina) e nos MPFI, a ventoinha do radiador é acionada pelo interruptor térmico (cebolão) que fica no próprio radiador. Nos modelos carburados a álcool, o sensor que fica em cima do alojamento da válvula termostática, apenas informa a temperatura para o sistema de partida a frio do motor.
Nos modelos EFI (álcool ou gasolina), o sensor que fica no alojamento da válvula termostática tem finalidade de informar ao módulo de injeção eletrônica a temperatura do motor. Baseado nesta informação e de outros sensores, o ECM vai calcular a estratágia de funcionamento do motor, bem como acionar ou não a ventoinha do radiador e sistema de partida a frio. Então, nos modelos EFI, é o ECM que controla a ventoinha do radiador e sistema de partida a frio, baseado nas informações do sensor de temperatura.
Abs,
Carlos Freire
Re: Sensor com dois fios
Enviado: 29 Jul 2009, 13:17
por timm_65
Blza, agora entendi como funciona!!! Cada dia aprendendo mais sobre o monza!!