Sem querer polemizar, mas já polemizando...
O Mestre Carlos, que com certeza tem um conhecimento estraordinário sobre Monza, descreveu o procedimento para uma boa regulagem da marcha lenta.
Só cometeu um pequeno engano, provavelmente na hora de colocar no 'papel' as instruções.
O parafuso que regula a abertura da borboleta é o parafuso de 'ar', visto que uma maior ou menor abertura da borboleta vai definir a quantidade de ar que, vindo do coletor de admissão, passará pelo tubo venturi do carburador e irá para o cilindro que estiver em tempo de admissão.
Como na marcha lenta o fluxo de ar no venturi é insuficiente para sugar gasolina, entra só ar por ele.
Paralelamente, um circuito construido só para o funcionamento da marcha lenta desvia uma parte do ar do venturi. Esse ar arrasta consigo algum combustível, que será descarregado num furo perto da borboleta (onde tem o parafuso de regulagem da mistura) e em outros furos um pouco acima, que funcionam na aceleração intermediária, qdo se acelera o motor ligeiramente acima da marcha lenta.
Então, girando-se o parafuso da mistura, que fica na base do carburador(ele tem a ponta afilada, e nunca deve ser apertado com força até o final, sob pena de se danificar a ponta ou a sede onde ele encaixa) no sentido dos ponteiros do relógio, restringe-se a quantidade de mistura ar/combustível da marcha lenta.
Por consqüência, qdo mais para dentro estiver o parafuso (sentido horário),bmais pobre a mistura, e mais econômica a marcha lenta.
Se o parafuso da mistura chegar ao batente e o motor continuar funcionando, existe algo errado, pois está entrando gasolina por outro caminho.
Se um motor carburado tiver marcha lenta boa, mas falha a 1500 rpm, por exemplo, pode-se ir direto aos 3 furinhos da base do carburador.
Abraços
