Ventoinha roncando

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
The Boss
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Ventoinha roncando

Mensagem não lida por The Boss »

Olá amigos monzeiros. Estou precisando de uma ajuda.

Meu Monza com AC, começou a fazer um barulho muito estranho no eletro-ventilador (popular ventoinha), como se fosse rolamento sem lubrificação :smt017 .
Gostaria de saber se tem conserto, ou se terei que trocar.
No caso da troca, qual marca vcs me indicam e, dá para trocar em casa mesmo?

Abraços.
Monza Classic SE 93... faltando poucas coisas pra deixar ele zerado.
The Boss
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Re: Ventoinha roncando

Mensagem não lida por The Boss »

25 visualizações e ninguém comentou? :shock: .

Vamos lá pessoal, dá uma ajuda aí.
Monza Classic SE 93... faltando poucas coisas pra deixar ele zerado.
José Leal
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Re: Ventoinha roncando

Mensagem não lida por José Leal »

The Boss, tem sim como recuperar o motor da ventoinha.

Provavelmente deve ser algum rolamento desgastado ou precisando de lubrificação. Só que eu nunca tive a oportunidade de mexer em um motorzinho desses. Não sei se ele é fechado com rebites ou com parafusos.

Nada que um auto-elétrico de confiança não resolva.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Rafaelo
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Re: Ventoinha roncando

Mensagem não lida por Rafaelo »

Pode ser escova gasta. Esses motores geralmente são blindados e não possuem rolamentos.

Leve até um auto elétrico para revisar ele.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha roncando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tive esse problema em meu Monza GLS 96 a mais ou menos dois anos atrás. Esse ronco me irritava, mesmo porquê, em condições normais, na primeira velocidade da ventoinha ela fazia pouquíssimo barulho, e com esse problema parecia a segunda velocidade ativada.
Comprei na época, um motor original GM (Bosch) novo na Accioly de São Paulo-SP, paguei R$150,00 e veio com a hélice.
Lembro que em auto-elétrico eles tinham opção de peça recondicionada.
Coloquei o motor novo no carro e ficou perfeito. Tentei abrir o que estava com problemas e acabei danificando, ficando torto e desalinhado, acabei jogando fora, hehehehe!!!!

Nessa mesma época, meu cunhado que tem um Opala 91 de 6 cilindros, teve problemas com esse motor. Procurou para o Opala, e só encontrava o preço, que era R$500,00. Foi na Accioly e lá disseram que era o mesmo do Monza com AC, acabou comprando com mesmo valor que paguei e está bom até hoje.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Ventoinha roncando

Mensagem não lida por The Boss »

Bem, levei em uma auto-elétrica e o cara falou que o motor era blindado, daí ele fez um furo com um broca bem fina, naquele relevo cônico atrás do motor e "tacou" óleo Singer de máquina. Não me cobrou nenhum centavo.

Bem, se isso é bom eu não sei, mas parou de fazer o barulho.

Se tiver de trocar ou tenho q trocar só o motorzinho ou tem q trocar tudo inclusive a hélice?

Abraços.
Monza Classic SE 93... faltando poucas coisas pra deixar ele zerado.
Rafaelo
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Re: Ventoinha roncando

Mensagem não lida por Rafaelo »

The Boss escreveu:Bem, levei em uma auto-elétrica e o cara falou que o motor era blindado, daí ele fez um furo com um broca bem fina, naquele relevo cônico atrás do motor e "tacou" óleo Singer de máquina. Não me cobrou nenhum centavo.

Bem, se isso é bom eu não sei, mas parou de fazer o barulho.

Se tiver de trocar ou tenho q trocar só o motorzinho ou tem q trocar tudo inclusive a hélice?

Abraços.
Vende-se motor s/helice ou motor c/helice

http://www.netpec.com.br/produto.php?id ... leo%20novo
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Gilmar Martins
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Re: Ventoinha roncando

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal, eu queria compartilhar com os colegas uma sugestão para quem deseja recuperar ventoinha original.
Resolvi compartilhar minha experiência por conta de que não encontrei material no fórum e também não consegui achar em outros sites.
Para quem se interessar é uma opção.
Acontece que eu havia adquirido há alguns anos uma ventoinha num desmanche, mas ela estava roncando muito. Daí essa semana eu resolvi me distrair e propor a recuperação dela.
Ao desmontar e verifiquei que o problema era o rolamento que fica do lado da hélice. Do outro lado é uma bucha, que no caso estava boa.
Minha preocupação era se eu conseguiria um rolamento que se ajustasse sem nenhuma adaptação e por incrível que pareça foi muito fácil. Vou postar algumas imagens do que foi feito. Não é um passo-a-passo, mas dá uma ideia do que foi feito. Eu entendo que qualquer pessoa com um pouco de noção possa fazer. Ao meu entender numa escala de 0-10 ficaria no grau 3. Só é preciso um pouco de paciência um algumas ferramentas básicas. Minha proposta também é que um motor desse original se for encontrado não é barato e também o fato de que alguns colegas talvez queira recuperar o que tem em mãos. A única peça que tive que tive que adquirir foi o rolamento mesmo, porquê tudo o resto estava bom (mancal traseiro e a parte elétrica como enrolamentos, bobinas, capacitor e imãs.
Caso alguém necessitar de mais informações sintam-se à vontade.
Abs,
Gilmar
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Vectra 97 GLS
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