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Comutador de partida

Enviado: 05 Mai 2009, 13:45
por bfrascino
Boa Tarde pessoal,

Tou precisando de um passo a passo pra substituir o comutador de partida do meu carro. Aquele velho e cansado problema de não dar partida na chave em algumas situações... Já coloquei o relé auxiliar e não adiantou.

Comprei o comutador e pretendo trocar no final de semana... Alguem tem o mapa da mina? rs

Abraços a Todos,

Re: Comutador de partida

Enviado: 05 Mai 2009, 18:41
por MonzaClub20EFICHZ
Se o que fala como comutador é é o soquete que fica atrás do miolo da chave, não tem mistério nenhum, é só tirar a tampa da coluna de direção (4 parafusos), tirar o engate, soltar mais 1 parafuso e substituir.

Re: Comutador de partida

Enviado: 05 Mai 2009, 19:17
por waldir
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Se o que fala como comutador é é o soquete que fica atrás do miolo da chave, não tem mistério nenhum, é só tirar a tampa da coluna de direção (4 parafusos), tirar o engate, soltar mais 1 parafuso e substituir.

bfrascino, o soltar mais 1 parafuso, entenda-se parafusinho pequenininho. Se Vc não tiver a chave de fenda, fabrique uma com arame grosso, prego.

A primeira vez que troquei, eu desmontei a caixinha preta do comutador, pq pensava que tinha um outro parafusinho atrás e que precisaria soltar a mola de regulagem da direção. Ledo engano, após soltar o parafuso, puxe a carcaça do comutador que ele sai.

Abraços

waldir

Re: Comutador de partida

Enviado: 05 Mai 2009, 19:28
por Carlos A. Freire
O manual de reparações do Monza disponibilizado neste fórum pode auxiliar.
É importante lembrar que o sinal que sai do comutador de partida para o motor de arranque, passa antes pelo módulo de alarme originial, que também pode apresentar o mesmo sintoma do comutador.

Abs,

Carlos Freire

Re: Comutador de partida

Enviado: 06 Mai 2009, 08:44
por bfrascino
Carlão,

Acredito eu que o alarme original já tenha sido desativado a mto tempo, pois desde que eu comprei o carro (5 anos atras) ele já tinha um positron instalado.
De qualquer forma, onde eu procuro o modulo do alarme original e vc saberia me dizer quais fios devem ser unidos para que o arranque não passe no modulo do alarme?

Abraços,

Re: Comutador de partida

Enviado: 06 Mai 2009, 18:45
por MonzaClub20EFICHZ
Fácil são os dois mais grossos

Re: Comutador de partida

Enviado: 06 Mai 2009, 21:11
por Carlos A. Freire
bfrascino escreveu:Carlão,

Acredito eu que o alarme original já tenha sido desativado a mto tempo, pois desde que eu comprei o carro (5 anos atras) ele já tinha um positron instalado.
De qualquer forma, onde eu procuro o modulo do alarme original e vc saberia me dizer quais fios devem ser unidos para que o arranque não passe no modulo do alarme?

Abraços,
Bruno,

o módulo de alarme fica atrás do porta-luvas.
Se olhar no esquema elétrico que está no manual de reparações (pág 04/17), vai perceber que o sinal que sai do comutador de partida entra no pino 2 e sai pelo pino 13 do conector do alarme. É só soltar dos dois fios do conector e emenda-los. Se olhar também na pág 03/17, há um desenho pontilhado fazendo ou sugerindo essa ligação.
Esse sintoma ocorreu a muitos anos atrás no Monza SL/E 90 do meu chefe e a uns 2 anos atrás no Monza SL/E 92 do Will (William-presidente do Monza Clube). Nos dois casos eu fiz esse serviço e nunca mais tiveram esse sintoma. Como faz muito tempo que executei o serviço, não me lembro a espessura dos fios ou sua cor, embora as cores estão descritas no esquema do manual, mas, podem sofrer alterações por conta do ano de fabricação.

Abs,

Carlos Freire

Re: Comutador de partida

Enviado: 07 Mai 2009, 08:58
por bfrascino
Obrigado MonzaClub20EFICHZ e Carlão!

Mãos a obra então... No final de semana posto resultados... Me lembro de ter visto uma caixa prateada atras do porta luvas sob o carpete do carro... Deve ser essa a central do alarme, correto?

Abraços,