Macete para por no ponto a Correia Dentada

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
dominoni

Macete para por no ponto a Correia Dentada

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Olá Monzeiros, levei meu 90 SLE na oficina para troca da bomba d'água e após o serviço o motor ficava engasgando toda vez que dava a partida. ( arriei a bateria por causa disso: prejú de 130 paus na cabeça!!! ) Reclamei com o mecânico que mexeu no carro e o cidadão jurou que deixou o ponto na posição em que estava quando levei na oficina. Não adiantou discutir, o jeito foi procurar segunda opinião no assunto. Falei com outro mecânico e o cara me ensinou um macete jóia, que quero compartilhar com o pessoal aqui. Segue abaixo:

- Primeiro passo, retirar a primeira vela contando da esquerda para a direita;
- Segundo passo, inserir no orifício onde estava a vela uma chave de fenda comprida ou um arame áté tocar no pistão;
- Terceiro passo, verificar com o toque da chave ou arame se o pistão está totalmente avançado ( para cima );
- Quarto passo, retirar a tampa de plastico que protege a correia dentada e verificar se a marca localizada na borda da engrenagem da árvore de valvulas coincide com o chanfro que fica acima no suporte em que vai fixada a tampa de proteção da correia.
- Quinto passo, se estiver alinhada as duas marcações, ok. Se não é só alinhar, colocar a vela e as proteções nos seus lugares e testar o bicho!!!

Fiz este procedimento e ficou beleza pura!!! É só bater a chave que o bicho pega na hora, mesmo frio!!!
Qualquer pergunta, tamos aí!!! Valeu!!!!!!!
MonzaClub20EFICHZ
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Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

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Uso ele há anos!
maurosbastos
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Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

Mensagem não lida por maurosbastos »

dominoni escreveu:Olá Monzeiros, levei meu 90 SLE na oficina para troca da bomba d'água e após o serviço o motor ficava engasgando toda vez que dava a partida. ( arriei a bateria por causa disso: prejú de 130 paus na cabeça!!! ) Reclamei com o mecânico que mexeu no carro e o cidadão jurou que deixou o ponto na posição em que estava quando levei na oficina. Não adiantou discutir, o jeito foi procurar segunda opinião no assunto. Falei com outro mecânico e o cara me ensinou um macete jóia, que quero compartilhar com o pessoal aqui. Segue abaixo:

- Primeiro passo, retirar a primeira vela contando da esquerda para a direita;
- Segundo passo, inserir no orifício onde estava a vela uma chave de fenda comprida ou um arame áté tocar no pistão;
- Terceiro passo, verificar com o toque da chave ou arame se o pistão está totalmente avançado ( para cima );
- Quarto passo, retirar a tampa de plastico que protege a correia dentada e verificar se a marca localizada na borda da engrenagem da árvore de valvulas coincide com o chanfro que fica acima no suporte em que vai fixada a tampa de proteção da correia.
- Quinto passo, se estiver alinhada as duas marcações, ok. Se não é só alinhar, colocar a vela e as proteções nos seus lugares e testar o bicho!!!

Fiz este procedimento e ficou beleza pura!!! É só bater a chave que o bicho pega na hora, mesmo frio!!!
Qualquer pergunta, tamos aí!!! Valeu!!!!!!!
Oi Dominoni,
Achei muito interessante este tópico e já vi o mecênico fazendo algo parecido com isso no meu carro!

Gostaria de aproveitar e tirar umas dúvidas:
1 - Quais os fatores poderiam levar o motor a ficar Fora do Ponto? E o que pode ser feito para evitar esse problema?
2 - A forma de se colocar o carro no ponto serve para todos os modelos de Monza?

Abraços
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).

Monza é Monza...hehehehehe
rogertecmec
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Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

Mensagem não lida por rogertecmec »

maurosbastos escreveu: Oi Dominoni,
Achei muito interessante este tópico e já vi o mecênico fazendo algo parecido com isso no meu carro!

Gostaria de aproveitar e tirar umas dúvidas:
1 - Quais os fatores poderiam levar o motor a ficar Fora do Ponto? E o que pode ser feito para evitar esse problema?
2 - A forma de se colocar o carro no ponto serve para todos os modelos de Monza?

Abraços
1) Carros com distribuidor precisam de conferência de ponto de ignição de forma períodica. Inclusive os monzas EFI.

2) Sim, serve não só para monzas, mas para todos os modelos de carros.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

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dominoni

Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

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rogertecmec escreveu:
maurosbastos escreveu: Oi Dominoni,
Achei muito interessante este tópico e já vi o mecênico fazendo algo parecido com isso no meu carro!

Gostaria de aproveitar e tirar umas dúvidas:
1 - Quais os fatores poderiam levar o motor a ficar Fora do Ponto? E o que pode ser feito para evitar esse problema?
2 - A forma de se colocar o carro no ponto serve para todos os modelos de Monza?

Abraços
1) Carros com distribuidor precisam de conferência de ponto de ignição de forma períodica. Inclusive os monzas EFI.

2) Sim, serve não só para monzas, mas para todos os modelos de carros.

Quero agradecer nosso monzeiro rogertecmec pela participação e resposta á duvida do nosso colega maurosbastos, e também acrescentar que o tensor da correia dentada danificado também permite que a mesma pule e saia do ponto. Abraços.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O procedimento de sacar a vela de um dos cilindros para verificação do Ponto Morto Alto, no Monza, não é necessário, visto que essa informação se obtém na marcação da polia do girabrequim.
Só qdo a polia tem seu miolo de borracha descolado é que se perde essa informação, e se tem que apelar para um indicador de ponto morto instalado no orifício da vela.
Eu já tive carro onde esse indicador era indispensável (DKW Vemag), e cheguei a usar o cabo da chave de rodas para simular um instrumento desses, até ter tempo de construir eu mesmo (com a ajuda de um torneiro mecânico, claro!) um indicador, que tenho guardado como lembrança até hoje.
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Simplesmente furei o centro da vela, depois de retirar a porcelana da mesma, e inseri no furo um tarugo e um tubinho de aço inox, devidamente graduado com as marcações necessárias.
No DKW, além do ponto morto alto em si, é necessário saber qdo o pistão está a 1,5 mm antes do PMS, se não me engano, que é qdo o platinado do respectivo cilindro está iniciando sua abertura.

O motor Fire da Fiat també exige um instrumento desses para troca de correia dentada, já que nesse motor a polia do eixo de comando de válvulas não possue chaveta, e pode sair da posição correta. Aí só verificando o PMS para determinar o ponto da correia dentada.

Abraços
Luiz Carlos
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maurosbastos
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Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

Mensagem não lida por maurosbastos »

Obrigado dominoni e rogertecmec por esclarecer minhas dúvidas! :smt023
Eu detesto ficar perdido no mecânico!!!! :smt011 Pelo menos uma noção temos que ter.... :smt023
Luis, tem como explicar o lance do ponto moro alto? Onde fica essa marcação da polia do virabrequim? :smt017
É visível?
Mauro Bastos
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maurosbastos
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Re: Macete para por no ponto a Correia Dentada

Mensagem não lida por maurosbastos »

Corrigindo...PONTO MORTO ALTO! rs
Mauro Bastos
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