Página 1 de 2

Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!

Enviado: 26 Mar 2009, 19:33
por vinicius cabral
Amigos, aconteceu um fato muito curioso ontem...Bom, ontem pela manha, desci até a garagem de meu prédio para ligar o Monzão pois desde domingo que eu não o ligava. Iria somente dar uma esquentadinha nele e nada mais.. Mais ao virar a chave na ignição veio a surpresa...Não tinha carga na bateria para virar o arranque e ligar o motor...Então, abri o capo e escutei um tec tec tec bem baixinho que a cada 2 segundos fazia tec tec tec.....tec tec tec....Isso sem a chave na ignição hein amigos....E comecei a procurar de onde vinha....O barulho vinha do Atuador de marcha Lenta, mais onhecido como Motor de Passo....Fiquei entrigado pois como um peça poderia estar apresentado tal barulho com o motor desligado ou sem receber corrente....Liguei para um amigo meu que tem muito mais experiencia e ele foi me ajudar...Coloquei um outro atuador que ele tinha em casa e colocamos o carro para funcionar.....Agora está legal o carro e a marcha lenta tanto na gasolina quanto no gás estão ótimos...Tudo leva a crer que o atuador velho entrou em curto....Alguém já viu isso ??

Re: Fato muito curioso!!

Enviado: 26 Mar 2009, 20:03
por dbzronaldo
opa, cara nunca vi isso, ehhehe
abrass
logo alguem q sabe posta ae!

abrass

Re: Fato muito curioso!!

Enviado: 26 Mar 2009, 20:12
por Luiz Carlos (Rio)
Um curto circuito no enrolamento do atuador não explica isso, pois não chega corrente para ele com a chave de ignição desligada (acho). :smt017
Mais provável é o plugue ter alguma ligação errada.
Para checar isso é bom desconectar o plugue do motor de passo, com a ignição desligada, e verificar se chega corrente em algum pino dele.

Abraços

Re: Fato muito curioso!!

Enviado: 27 Mar 2009, 12:03
por vinicius cabral
Desmontei o Autador velho e vi que ele estava torrado por dentro............Ou seja, entrou mesmo em curto

Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!

Enviado: 31 Mar 2009, 08:19
por Raphael Ventura
rapaz, vc parou o carro no gnv? será que nao fizeram alguma coisa na hora de instalar o gnv de modo que ele fique mandando corrente pra lá qdo carro ta no gnv??

Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!

Enviado: 31 Mar 2009, 11:03
por vinicius cabral
Nao parei nao....Ele entrou em curto mesmo.......Vai ver que quando desliguei o carro ele entrou em pane e ficou fazendo ese tec tec tec direto mesmo com o carro desligado......sei lá.derrepente ele estava puxando corrente por estar em curto........coloquei o outro e o problema foi resolvido

Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!

Enviado: 12 Abr 2009, 20:18
por vinicius cabral
Amigos, o problema voltou. Voltou em um novo atuador que coloquei e aí vai a pergunta. Será que é problema no Módulo pois quando tiramos a chave na ignição ele fica em modo STAND BY ?

Para não ficar fazendo o tec tec tec, resolvi desligar a tomadinha que vai no Atuador e ainda bem que a marcha lenta ficou legal no gás quanto na gasolina. A luz da Injeção não fica acesa para indicar anomalia no sistema, a luz de marcha ascendente está funcionando sem problemas, e todo o restante do carro funciona perfeitamente. Como estou sem grana, não vou mexer nele agora. Vai ficar sem funcionar o Atuador... Alguem aí tem alguma dica ?

Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!

Enviado: 13 Abr 2009, 08:17
por MonzaClub20EFICHZ
Tem algum amigo com Monza ou Kadett EFI? Basta tirar o módulo de um e passar para o outro e ver no que dá, Também pode procurar um em ferro velho, nem precisa comprar, converse com o cara do ferro velho pague R$ 15,00 para ele, faça o teste e devolva para ele, pode fazer isso na frente dele!