Página 1 de 4

água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 22 Mar 2009, 17:42
por pccoelho52
Conheça os problemas da utilização de água da torneira no sistema de arrefecimento

Sem sombra de dúvidas, a água que chega às nossas torneiras é pensada para o consumo humano e, ao contrário do que muitos imaginam, não deve ser utilizada no sistema de arrefecimento veicular. Isso porque a água da torneira é extremamente danosa ao motor, por sua carga de componentes químicos, como o cloro, que reage ao entrar em contato com os metais presentes no radiador, como o alumínio, provocando corrosão e afetando, consequentemente, as demais peças do sistema.

A ampla utilização de água ‘torneiral’ no sistema de arrefecimento é fruto de uma cultura errônea que, graças às informações que chegam aos profissionais, através de palestras, informativos, atendimentos técnicos e profissionais bem esclarecidos, vem se alterando a cada dia.

Água boa

Em outras palavras, água boa de beber não serve para refrigerar o motor. O estado de São Paulo tem, por exemplo, uma lei específica que classifica as águas destinadas ao abastecimento doméstico em quatro categorias (Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4), dependendo da necessidade de tratamento para o consumo humano.

Refiro-me ao Decreto nº 8.468/76, que aprova o regulamento da Lei nº 997 de 31 de maio de 1976, que dispõe sobre a Prevenção e o Controle da Poluição do Meio Ambiente. Nele está previsto que, para o abastecimento doméstico, os rios devem ser de Classe 1 a 3 e, à medida que se deteriora a qualidade (da Classe 1 para a Classe 4), o tratamento se torna mais complexo e caro.

Vale lembrar que a qualidade da água é medida a partir dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos encontrados nos efluentes e cargas de efluentes domésticos e industriais a que estão submetidos.

Assim, a água do saneamento básico passa por vários processos de limpeza para neutralização de impurezas, deixando-a potável para o consumo humano. Esse processo consiste na aplicação de produtos químicos, como cloro, flúor, coagulantes, cal e quando muito impura, usa-se carvão ativado e permanganato de potássio.

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 22 Mar 2009, 18:57
por Snoop
Então eu coloco agua Mineral???
Ou existe a venda agua propria...

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 22 Mar 2009, 19:23
por edinulio
Valeu pela dica brow, mas então... qual água usar?

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 22 Mar 2009, 21:41
por MonzaClub20EFICHZ
O correto seria água deionisada (sem a presença de íons), a mesma que se usa na bateria, mas o custo é piada! Coloque aditivo a base de etileno glicol e não tem problema.

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 23 Mar 2009, 00:07
por pccoelho52
edinulio escreveu:Valeu pela dica brow, mas então... qual água usar?
Líquido de arrefecimento ou água deionisada (sem a presença de íons), a mesma que se usa na bateria, mas o custo é piada! Coloque aditivo a base de etileno glicol e não tem problema.

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 23 Mar 2009, 00:08
por pccoelho52
MonzaClub20EFICHZ escreveu:O correto seria água deionisada (sem a presença de íons), a mesma que se usa na bateria, mas o custo é piada! Coloque aditivo a base de etileno glicol e não tem problema.
Esse aditivo a base de etileno glicol é para colocar junto com a água?

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 23 Mar 2009, 08:15
por monzeiro.sr
Outra dica legal seria a utilização de água mineral no sistema, com um bom aditivo à base de etileno glicol. Eu uso, particularmente, o aditivo rosa que é biodegradável... mais seguro ao meio ambiente. Um abraço à todos.

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Enviado: 23 Mar 2009, 08:38
por MonzaClub20EFICHZ
Exatamente, é inclusive o que o manual manda.