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Aditivo no radiador deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 10:08
por andre bruno
Pessoal estou numa DUVIDA cruel. Fui fazer revisão na sexta-feira, ai meu Monza estava com aditivo no sistema ai o mecanico falou q era bom retirar o aditivo pq em carros com a idade do Monza não usa aditivo pq ele corroe o motor e o cabeçote pq o aluminium ja é bem usado devido a idade do carro e todo o sistema do Monza é usado e o aditivo ira corroe podendo até te deixar no prego, ai falei blza então pode retirar e agora estou andando sem aditivo, percebi q o motor do carro anda um pouco mais quente depois da retirada do aditivo, o mecanico falou olha eu te aconselho a usar aditivo quando vc fizer a retifica de todo o motor ai sim vc pode usar. será algum monzeiro pode dar uma dica?!

Re: Aditivo deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 10:54
por fabioherian
Ah??? desculpa mas que lombra e essa, já leu o manual do monza?, não fala nada sobre utilização de combustível ou para outro meio depois de alguns mil quilometros rodados, isso é coisa de macanico de esquina que não sabe onde fica o umbigo, utilizo todos os tipos de aditivo para o carro, na gasolina, no radiador, no oleo (descobri um que um cara que troca o oleo pediu para comprar toda vez que for trocar de oleo, mas nao é com ele que se compra), essa é nova. :smt011

Re: Aditivo deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 10:58
por José Leal
Com certeza é bom usar aditivo!

O que o camarada deve ter dito é que se vc não costumava usar aditivo, e passa a usá-lo, ele pode vai retirar a sujeira do sistema de arrefecimeto e pode aparecer pequenos vazamentos. Mas como vc vem usando aditivo a algum tempo, isso não vai ocorrer. O aditivo tb serve justamente para evitar corrosão das peças metálicas.

Só dê preferência ao aditivo "orgânico" (pelo menos o Radiex é rosa).

Até mais.

Re: Aditivo deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 11:27
por jcseujcs
O amigo José Leal disse tudo!!! :smt024
Ja trabalhei em oficina de radiadores e o aditivo só da problemas se vc nunca usou e passar a usar, se vc sempre usou continue usando não :smt018 vai dar problemas pelo contrario vai ajudar a evita-los!!!

:smt023

Re: Aditivo deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 11:42
por wanderson
eu tambem uso aditivo no meu e nunca tive problemas ao contrario, o motor trabalha melhor e a agua fica sempre limpa.(o meu está com quase 300.000Km)

Re: Aditivo deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 13:05
por andre bruno
aham então vou comprar e por novamente no sistema, pois percebi q sem aditivo o motor esquentou mais e mais rápido, eu uso sempre um q se chama T5 é de coloração ROSA, sei q tem tbm um de COR AZUL, qual q será o melhor?

Re: Aditivo deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 13:58
por Ricardo.Souza
Eu tenho o meu Monza a 8 meses, quando peguei ele fui olhar o reservatorio dagua e tava uma crosta de barro parece. perguntei pro mecanico ele me aconselhou a apenas lavar bem lavado o sistema todo e colocar apenas agua, pois poderia aparecer esses vazamentos mas mesmo assim dei uma de teimoso e coloquei o aditivo mas graças a Deus até agora não me encomodei não.

Re: Aditivo deve usar ou não?

Enviado: 24 Fev 2009, 14:24
por Ricardo.Souza
Numa busca rápida, a diferença:

ANTICORROSIVO: - Como o próprio nome já diz, é um produto específico para a proteção anticorrosiva e de anticavitação em todo o sistema de arrefecimento. Por ter uma grande concentração de inibidores de corrosão, sua diluição é da ordem de 3 a 4 por cento do total de uma solução, não podendo em hipótese alguma superar este número sob o risco de uma overdose prejudicial ao sistema. Protege o sistema por 60 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).

ANTICONGELANTE: - Tem a mesma função do produto anterior, mais o benefício de ser um anticongelante devido ao fato de ter em sua composição química o monoetilenoglicol; deve ser usado numa proporção mínima de 30% e máxima de 70% e completar o restante com água. Encontramos na versão CONCENTRADO e PRÉ-DILUÍDO, e protege o sistema por 30 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).

ORGÂNICO: - Este é o top de linha em termos de aditivo. Segue as especificações mais avançadas e a tendência mundial de produto BIODEGRADÁVEL, daí o nome ORGÂNICO. Possui uma estabilidade bem maior que o produto convencional, atua pelo menos um ano protegendo o mesmo e em termos de quilometragem supera os 100 000 Km; como em um ano é difícil se atingir esta quilometragem, a troca é efetuada sempre por tempo de uso; uma outra característica deste produto é a que ele promove uma extra-proteção às ligas metálicas mais leves que compõem o sistema, como alumínio, solda, latão, etc., e principalmente, NÃO POLUI O MEIO AMBIENTE pois os seus componentes são todos BIODEGRADÁVEIS, daí o motivo de ser chamado de ORGÂNICO.

Fonte http://www.balcaoautomotivo.com.br/edicao_1/not_e.php



No meu coloquei aquele azul RVcool.