Weuller, como o Eduardo já explicou, o motor do meu carro é um DOHC. Mas já ví motores 8V DOHC (Tipo SLX e Tempra SX (sedan)/SW) e já ouví falar que a Toyota tem um motor SOHC 16V.
Sobre o motor do Gol 1.0 16V, especialmente o do bola, o problema é que o carter dele era muito pequeno, cabendo pouco óleo. Daí, esse motor tinha (os que rodam tem ainda) problemas crônicos de lubrificação, causando desgaste nos comandos de válvulas e batida de tuchos. A VW aumentou o carter nos Gol G3 e "parece" que resolveu o problema. Mas ela resolveu definitivamente o problema desses motores deixando de fabricá-los.
Sobre o óleo lubrificante, a FIAT mandava por um certo óleo nos Marea 20V, que parece que dava problemas no motor. De um ano para outro, ela mudou o manual desse carro, recomendando um óleo diferente (parece que com a viscosidade a frio menor). Mas como infelizmente a má fama desse motor já tinha se espalhado, todos falam que ele é fraco.
No meu carro, tem um adesivo pregado na tampa do porta-malas, com a recomendação do óleo. Sabe o que a GM recomenda? O mesmo tipo de óleo que é usado no Monza (inclusive o adesivo é o mesmo). Quando peguei meu carro, estava pensando em colocar óleo sintético. Ainda bem que o frentista trocador me alertou.
Qqer dúvida, não deixe de perguntar.
Até mais.