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Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 23 Jan 2009, 18:03
por leeloy
Fala galera.
Sempre tive uma dúvida, se a Partida a Frio do meu Monza funcionava ou não, então o que eu fiz... :smt017
Primeiro testei o relê da Partida a Frio (52258733), que procedi da seguinte maneira:
Retirei o Relê da Buzina e coloquei no lugar do relê da Partida a Frio e peguei o relê da Partida a Frio e coloquei no lugar do relê da Buzina, troquei um pelo outro, e se a buzina funcionar depois desta troca teoricamente o relê está ok, pois os dois possuem a mesma numeração 52258733, portanto creio que funcionem da mesma maneira. Depois que troquei e confirmei que o relê estava funcionando nem desfiz a troca, deixei o relê da Partida a Frio no lugar do relê da buzina e vice versa.
Depois testei a bomba, retirei os conectores que ficam na bomba do reservatório do limpador do pára-brisa e coloquei na bomba do reservatório da Partida a Frio e acionei a alavanca que aciona o limpador, deixe os limpadores afastados do pára-brisa para não arranharem durante este procedimento, e veja se a bomba está fazendo algum barulho. Este procedimento não estraga a bomba, pois tanto a bomba do reservatório da Partida a Frio quanto a bomba do reservatório do limpador do pára-brisa são os mesmos.
Depois fui ver se o sistema estava funcionando automaticamente, me baseando pela informação que obtive que a Partida a Frio só é acionada pelo sistema quando a temperatura ambiente for menor que 17° C, então fiz o seguinte:
Aproveitei que estava fazendo a limpeza no sistema de Arrefecimento então retirei o sensor de temperatura
(1) e coloquei dentro de um copo gelado, não fiz a menção da temperatura da água no momento porém estava bastante fria com certeza, só tenha cuidado para não mergulhar o sensor todo e acabar molhando o conector que fica na parte de cima
(2).
Retire a mangueira que sai da Válvula Solenóide da Marcha-lenta (93213227) e que vai para a injeção
(1) e prepare toda a área, pois se tudo ocorrer bem sairá um jato de gasolina, ligue o carro, dê a partida, rapidamente e verifique se a gasolina saiu.
Pronto sistema conferido :smt023 e aqui está Ok.
Abrçs.
Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 23 Jan 2009, 18:52
por Fastback
Procedimento digno de concessionária, hun leeloy?! Mandou muitíssimo bem... Gostei dos detalhes! A menção dos códigos das peças foi genial! Assim, quem pretende usar o sistema (ou está perdido quando deixa de funcionar) já sabe pelo o que procurar!
Mesmo assim, onde você obteve a informação de que o sistema só funciona abaixo dos 17ºC???? Poxa, se for assim eu NUNCA vou ver meu sistema funcionar, isso é, se ele realmente funciona! ahuahuahauah
Sinceramente, pro motor a alcool original talvez essa seja uma temperatura boa mas, pro "Convertido" que sequer usa o coletor aquecido, 17º é quase certeza de alcool empedrado na TBI! hehehe Se houvesse um jeito de aumentar essa temperatura, pelo menos eu, usaria nos 20, 22ºC. Mesmo porque, essa já é uma temperatura que causa uma certa dificuldade nos carros convertidos, já que eles não tem nenhum auxílio "externo" pra dar partida.
Só me diz uma coisa, pra desmontar o sensor de temperatura é só meter a chave, tirar e depois recolocar? Ou tem que por alguma junta ou coisa parecida??? Queria tirar a minha, ela tá com umas marcas nas laterais que evidenciam vazamento do fluido do radiador. =/ E, ja ia aproveitar pra botar o sensor numa cerveja geladinha pra ele reconhecer o alcool e a temperatura pra ver se ele se anima em funcionar! hauahuahu
Abração cara e parabéns pelo "experimento"!
Ps.: Posso tomar um gole dessa água? Parece estar ótima e eu to nuuuuma sede!! :smt005
Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 23 Jan 2009, 18:55
por Fastback
Ah, só uma observação, se não estou enganado TODOS os relês da caixa de relês são iguais, exceto o do controle da velocidade do ventilador interno (4ª velocidade) que é um preto cujo código é diferente pois ele é mais caro, utilizando uma resistência interna que, pelo o que estudei no curso de injeção, era pra evitar o retorno de "ruidos" na linha de energia, ou interferência nos itens próximos, algo assim!

Portanto.. Sempre que quiserem testar um relê, tasquem ele na buzina! hehehe Pelo menos foi assim que eu testei o do ar condicionado também!

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 23 Jan 2009, 19:42
por leeloy
Fastback escreveu:Procedimento digno de concessionária, hun leeloy?! Mandou muitíssimo bem... Gostei dos detalhes! A menção dos códigos das peças foi genial! Assim, quem pretende usar o sistema (ou está perdido quando deixa de funcionar) já sabe pelo o que procurar!
Mesmo assim, onde você obteve a informação de que o sistema só funciona abaixo dos 17ºC???? Poxa, se for assim eu NUNCA vou ver meu sistema funcionar, isso é, se ele realmente funciona! ahuahuahauah
Sinceramente, pro motor a alcool original talvez essa seja uma temperatura boa mas, pro "Convertido" que sequer usa o coletor aquecido, 17º é quase certeza de alcool empedrado na TBI! hehehe Se houvesse um jeito de aumentar essa temperatura, pelo menos eu, usaria nos 20, 22ºC. Mesmo porque, essa já é uma temperatura que causa uma certa dificuldade nos carros convertidos, já que eles não tem nenhum auxílio "externo" pra dar partida.
Só me diz uma coisa, pra desmontar o sensor de temperatura é só meter a chave, tirar e depois recolocar? Ou tem que por alguma junta ou coisa parecida??? Queria tirar a minha, ela tá com umas marcas nas laterais que evidenciam vazamento do fluido do radiador. =/ E, ja ia aproveitar pra botar o sensor numa cerveja geladinha pra ele reconhecer o alcool e a temperatura pra ver se ele se anima em funcionar! hauahuahu
Abração cara e parabéns pelo "experimento"!
Ps.: Posso tomar um gole dessa água? Parece estar ótima e eu to nuuuuma sede!! :smt005
Obrigado Fastback, a informação sobre a temperatura obtive na comunidade MONZA CLUBE - OFICIAL do Orkut mais precisamente
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... 43-0&nst=5 (Moderador se for proibido colocar links externo foi mal, pode apagar :smt023) e aqui no RJ também é difícil chegar a esta temperatura, por isso resolvi fazer este teste "bruto".
Para desmontar antes retire o conector puxando a trava no sentido que está a seta na foto:
Empurrando a trava do conector com cuidado para não quebrar até ela ser liberada e puxe-o, depois usei uma chave de boca, acho que foi de 19mm, embora deve haver uma chave especifica, e retirei o sensor. Não é necessário "junta ou coisa parecida".

, caraca, vc já converteu o Monzão a álcool, agora quer colocar cerveja no sistema de arrefecimento??? :smt005 :smt005 :smt005 :smt005
Fastback escreveu:Ah, só uma observação, se não estou enganado TODOS os relês da caixa de relês são iguais, exceto o do controle da velocidade do ventilador interno (4ª velocidade) que é um preto cujo código é diferente pois ele é mais caro, utilizando uma resistência interna que, pelo o que estudei no curso de injeção, era pra evitar o retorno de "ruidos" na linha de energia, ou interferência nos itens próximos, algo assim!

Portanto.. Sempre que quiserem testar um relê, tasquem ele na buzina! hehehe Pelo menos foi assim que eu testei o do ar condicionado também!

Não, vc não esta enganado há 7 relês iguais na parte da frente da caixa de fusíveis, segundo essa lógica da buzina ser a mais fácil para testar os relês que fiz o primeiro teste deste tópico :smt023.
Abrçs.
Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 25 Jan 2009, 19:39
por Fastback
leeloy escreveu:Não, vc não esta enganado há 7 relês iguais na parte da frente da caixa de fusíveis, segundo essa lógica da buzina ser a mais fácil para testar os relês que fiz o primeiro teste deste tópico :smt023.
Abrçs.
Esse teste da buzina, se a mesma estiver funcionando logicamente, é o mais fácil e preciso! hehehe
Tanto é que fiz o "processo inverso" pra testar a buzina! Usei outro rele pra testar a buzina que, pro meu azar, havia queimado mesmo.

Ô coisinha cara hein? Preferia que fosse o rele!
Vou fazer o lance da termostática FDS que vem...
Abraço!
Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 04 Mai 2009, 13:35
por walker de soldi
Ola colegas , gostei muito do teste da partida a frio , mas faltou um detalhe , e se a mangueira de saida da gasolina da valvula , estiver entopida , ou la onde encaixa no bloco do motor , então é viavel desmontar a panela do filtro e checar se a gasolina realmente esta indo para dentro do motor , se não mesmo com tudo funcionando , a gasolina não vai entrar no motor ok, se estiver entopida , pegar o arame fino mas rigido e passar pelo furo para liberar a passagem da gasolina ok turma , espero te ajudado também ok
Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 08 Mai 2009, 00:29
por ronaldo theodoro
E se tudo funcionar e a solenóide não? Nao esqueça de testar a solenóide separado...
Abs
Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
Enviado: 08 Mai 2009, 11:50
por Luiz Carlos (Rio)
Fastback escreveu:
Ah, só uma observação, se não estou enganado TODOS os relês da caixa de relês são iguais, exceto o do controle da velocidade do ventilador interno (4ª velocidade) que é um preto cujo código é diferente pois ele é mais caro, utilizando uma resistência interna que, pelo o que estudei no curso de injeção, era pra evitar o retorno de "ruidos" na linha de energia, ou interferência nos itens próximos, algo assim!

O relé da 4ª velocidade do ventilador interno do Monza é diferente por possuir mais um contato, por onde passa a alimentação do ventilador nas velocidades 1, 2 e 3.
Esse contato está normalmente fechado com o relé desenergizado.
Qdo recebe corrente em sua bobina ele fecha os contatos principais e manda corrente direta para o ventilador, fazendo ele girar na velocidade 4.
Se colocarmos qualquer um dos outros relés no lugar dele, só vai funcionar a velocidade 4 do ventilador, já que esses relés não possuem o 5º contato, só têm 4.
Abraços