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LIMPANDO O TBI

Enviado: 01 Nov 2008, 15:23
por waldir
LIMPANDO O TBI

Amigo segue um ‘faça você mesmo’ por sua conta e risco:

Se você pretende limpar a carbonização tem que comprar um spray descarbonizante para TBI ou carburador e um KIT reparo para TBI e Válvula Injetora, vendido em qualquer autopeças.
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Alguns anéis e borrachinhas poderão não ser utilizados no seu modelo de carro.

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Ferramentas necessárias:
Chave de boca 10
Chave de boca 14
Chave Torx T-30
Chave Torx T-20
Pano de algodão – camiseta velha
Luva descartável tipo cirúrgica para não estragar a cutícula :oops:


Passo 1 - Antes de retirar o sistema de filtro de ar (panela) preste atenção como e onde estão conectadas as mangueiras, o conector verde do sensor MAP. Sugiro quem tem dificuldade de memorizar posições de peças fazerem um croqui de onde sai o que e onde se encaixa. Nada lhe custa e muito lhe rende.

Passo 2 - Tirado o sistema de filtro de ar, procede-se a retirada do TBI começando soltar as porcas que mantém ajustado a linha de combustível. Cuidado para não inverter os caninhos na montagem, por que um deles é o retorno do excesso de combustível.

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Passo 3 – Girando um pouquinho da direita para a esquerda o volante (lado direito superior da foto) desencaixe o cabinho que abre a borboleta.

Tirar o anel de borracha do entorno do TBI e desconectar o plug da válvula injetora

Tirar os parafusos que prendem o TBI no coletor de admissão

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Passo 4 – É tirar os parafusos ‘torx’ que fixam a parte superior do TBI e a presilha da válvula injetora. Chave torx T-30 e T-20

Poderá ser necessário prender o TBI numa morça e se você não tiver uma, desaperte estes parafusos ainda com o TBI preso no coletor de admissão... talvez um pouco de WD-40 ou outros ajudem na soltura.

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Passo 5 – Numa mesa ou bancada separar as duas partes do TBI e verificar o grau de sujidade ou carbonização dos dutos e reentrâncias.

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Há um anelzinho de silicone que se põe para segurar o filtro menor e ajustar na carcaça do TBI e ao sacar a válvula injetora ele costuma ficar preso na carcaça e com uma chavinha de fenda pode ser retirado.

Há que se prestar atenção no posicionamento dos filtros na válvula injetora para que a armação plástica não fique tapando os orifícios do corpo da válvula. E por estes orifícios pode ser espirrado o liquido descarbonizante; embora seja desnecessário... se tivesse que fazer uma limpeza mesmo na válvula, teria que usar ultra-som e a sujidade grossa a malha filtrante não deixa passar. Há controvérsias sobre a necessidade de limpar a válvula ( erroneamente chamada de bico... que é usado somente na linha diesel.

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Passo 6 – Espirra-se o descarbonizante nas partes e pode-se ir limpando com um pincel ou pano de algodão de camiseta. Espirre nos furinhos, deixe agir um pouco de tempo, depois espirre novamente e vá limpando onde conseguir.

Tire o motor de passo com cuidado, veja antes o seu posicionamento. Espirre o liquido no embolo do motor, na ponta cônica e com cuidado limpe a carbonização sem virar para a direita ou esquerda. Faça isso com um pincel. Se for necessário troque o anel de ajuste na carcaça (vem no kit de reparos)

ATENÇÃO: TOME O MÁXIMO CUIDADO PARA QUE O JATO REBATIDO NA PEÇA NÃO ESPIRRE NOS OLHOS PQ É UM DESENGRAXANTE PODEROSO... É IDEAL QUE USE LUVAS TIPO CIRURGICAS DESCARTÁVEIS PORQUE O DESENGRAXANTE AGE SOB A UNHA E CUTÍCULA, DEIXANDO DOLORIDO POR ALGUNS DIAS.

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Passo 7 – Limpar o assento do TBI no coletor de admissão com o liquido descarbonizante, inclusive internamente na direção da borboleta, seque com um pano.

Passo 8 – Montagem. Coloque a junta no corpo do TBI, una as partes, coloque os parafusos Torx e posicione-os para o aperto final... na bancada ou quando assentado no coletor de admissão.

Passo 9 – Verifique o posicionamento dos filtros no entorno da válvula injetora, veja se os anéis de silicone estão corretos e encaixe a válvula no receptáculo do TBI. É normal ter que fazer uma pressãozinha para o encaixe devido os anéis novos.

Passo 10 – Posicione a junta corretamente sobre o coletor de admissão. Coloque os parafusos compridos no TBI para servirem de guia para os 2 furos do coletor. Verifique mais uma vez a posição da junta e enrosque o parafuso posicionando para o aperto final.

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A mangueira de borracha que se vê na foto ao lado de um duto de metal é a mangueira de gasolina da partida a frio (meu Monza é original a álcool) tal mangueira está solta e saiu de penetra na foto. O duto de metal é aonde vai o caninho da mangueira tripla que sai da tampa de válvula. E o conector (azul) e o do sensor da borboleta que também está solto aí posando para a foto.

Passo 11 – Com uma chave de boca 10 vá apertando um pouco por vez os parafusos fixando o TBI no coletor. A seguir, se deixou para apertar os parafusos Torx é hora de fazê-lo, também gradativamente e lembrando que precisarão ser retirados novamente no futuro. É ideal ter lavado antes os parafusos e lubrificá-los com WD.

Passo 12 – Coloque a linha de transmissão de combustível, certifique-se que o caninho não está torto ou será mastigado quando apertar a porca e poderá ocorrer vazamento.

Passo 13 – Encaixe a borrachinha que segura o fio da válvula na aba do TBI, ponha o anel sobre a aba e depois encaixe o conector da válvula certificando-se do travamento.

Passo 14 – Reencaixe o cabinho que abre a borboleta girando o volante conf. explicado anteriormente. Encaixe o conector no motor de passo. Verifique se os encaixes não estão oxidados (não devem estar, pois a borracha de silicone isola de umidade, mas...). Encaixe o conector no sensor da borboleta e verifique novamente se ficaram bem encaixados e travados.

Passo 15- Encaixe as mangueirinhas conf. sua anotação. Posicione a carcaça do filtro de ar, conecte a mangueira no coletor de admissão. Encaixe o conector verde do sensor MAP. Encaixe a mangueirinha do sensor MAP (TBI< >Sensor) encaixe a mangueirinha na flauta de vácuo e confira tudo conf. a sua anotação.

Tudo posicionado ligue a chave da ignição para encher a linha de combustível, Dê a partida e verifique se acendeu a luz de anomalia. Se acender desligue a chave e verifique os conectores elétricos e se não esqueceu algum sem ligar, ou alguma mangueirinha desligada ou invertida.

É isso, com calma e tranqüilidade passaram-se algumas horas agradáveis no faça você mesmo.

Waldir
01.11.08

Re: LIMPANDO O TBI

Enviado: 02 Nov 2008, 12:05
por alquini
EIA :D :D

É isso aí Waldirzão!!!

Ficou bem explicadinho e em ilustrado.
Parabéns pela iniciativa de mexer no TBI e desmistificar essa peça tão importante nos monzas.

Eu efetuei a limpeza do TBI quando troquei a valvula injetora (bico injetor) no final do ano passado, mas já está na hora de fazer isso novamente.
Na época levei na oficina por falta de tempo e falta de conhecimento, mas com as tuas dicas ja posso me arriscar a fazer por conta e risco proprio hehehehe

Abraços :smt031

Re: LIMPANDO O TBI

Enviado: 03 Nov 2008, 20:01
por andre.nizer
Eu tb preciso fazer e não vou pagar pra me dizerem que tem coisa quebrada e blah blhablha


vou comprar isso ae e ganhar um domingo cuidando da criança...

valeu ae pelo tópico !!!

Re: LIMPANDO O TBI

Enviado: 09 Nov 2008, 18:45
por Diego Paiva
Eu ja fiz isso em casa mesmo, é até simples de fazer. Só foi ... soltar o bico... tava muito apertado :lol: quebrei 2 chaves :shock:
Ai aproveitei e coloquei motor de passo, sensor de posição de borboletas novos e mandei limpar o bico por ultra-som. Ficou muito bom!
Quando levei o bico pra montar, o bico estava com o kit do reparo errado, tinham colocado o reparo do magnet marelli, qd o certo é o da rochester. Mas agora ta tudo certinho, ficou show de bola....
É muito bom vc mesmo consertar o seu carro, gratificante demais :mrgreen: :smt023

Tópico da manutenção que fiz: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=4385

Re: LIMPANDO O TBI

Enviado: 11 Nov 2008, 16:28
por weuller
Waldir esse spray pode ser utilizado na limpeza de carburadores? :?:
[]s.

Re: LIMPANDO O TBI

Enviado: 11 Nov 2008, 23:27
por lagarelli
Valdir,
Grato pela excelente explicação.
Sou novo aqui, e como estava procurando me interar mais, sobre a parte de manutenção de meu Monza,
acabei achando este forum e este importante tópico.
Abraço a Todos!

Re: LIMPANDO O TBI

Enviado: 12 Nov 2008, 07:52
por waldir
weuller escreveu:Waldir esse spray pode ser utilizado na limpeza de carburadores? :?:
[]s.
weuller,

pode sim, se aplica também na limpesa de carburadores. Há diversas marcas deste produto, todas funcionam bem, a composição básica é a mesma.

Cuidado com a pele debaixo da unha se houver muita exposição ao liquido.

waldir

Re: LIMPANDO O TBI

Enviado: 12 Nov 2008, 14:49
por Robson Lott
Sugestão, já que um How-to desses dispensa comentários, hein!??!!? Muuuuuuuuito bom!!!!!


FIXA ELE, MODERADORES! :mrgreen: :smt023

Abraços!