Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

ar condicionado do monza

como funciona o compressor
6
21%
6
21%
6
21%
6
21%
existe como testar?
1
4%
existe como testar?
1
4%
existe como testar?
1
4%
existe como testar?
1
4%

Total de votos: 28

eduardo de sousa

Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Mensagem não lida por eduardo de sousa »

Olá amigos monzeiros; acabei de me registrar no fórum.
Será que podem me dar umas dicas sobre o ar do Monza?
Bom... comprei um Monza SL/E 90 4 p. com ar, mas está desligado. O cara que me vendeu me deu até o radiador do ar solto para que eu levasse.
Eu quero levar numa oficina, mas antes gostaria de conhecer + - o funcionamento do ar condicionado, porquê se eu for sem saber de nada a
a respeito do assunto sei que a facada vai ser grande. Por isso gostaria de saber + - a função das peças.
Por exemplo, ainda não descobri qual e o trabalho do compressor, ele funciona como um dínamo?
Fornece ar para o tanque de gás refrigerante?
Os 2 fios elétricos que saem dele; recebem tensão ou fornecem tensão ou e apenas para indicação no painel?
O eletro ventilador funciona, mas aquece muito e até derreter o fusível de proteção. Medindo com multímetro direto nos terminais do eletroventilador
desplugado, está sem resistência nenhuma, da 0000 ou seja curto não é mesmo. Será que da para recuperar o rolamento?

Desculpe se falei muito. Se alguém do fórum souber resumir o funcionamento do ar do Monza seria de grande ajuda.

Tem como saber se o compressor esta bom?
Existe algum teste?
Obrigado a todos de antemão; tentarei ajudar a todos também :) :)
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Mensagem não lida por dedehulck »

Certo
™Dedé Hulck ™
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jr.glaucio »

E ai Eduardo?
Primeiro lugar seja bem vindo, segundo lugar o compressor raramente quebra total, sempre pode-se consertar trocando peças. Já tive um problema com o meu tbm, e com certeza nada é barato:/. Espero que consiga solucionar seu problema, depois coloca as fotos de teu Monza na seção de fotos do fórum. :D
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eduardo, o principio de funcionamento do sistema de ar condicionado de carro é o mesmo dos condicionadores de ar domésticos, com algumas diferenças:

1- O compressor, que nos aparelhos domésticos é acionado por um motor elétrico, na maioria dos carros é acionado pelo próprio motor, através de uma embreagem eletromagnética, que é alimentada por aqueles dois fiozinhos que vc vê saindo do compressor.
2- O tipo de gás é diferente, nos Monza até 95 é um gás que está sendo abolido, pois é prejudicial à camada de ozônio, nos Monza mais novos é um gás que não agride a camada de ozônio (mas é menos eficiente).
2- Em alguns carros o sistema de controle da temperatura é igual ao dos aparelhos domésticos, existe um botão onde vc seleciona a temperatura que deseja. Ao atingir essa temperatura, um termostato tira a corrente da embreagem do compressor, e ele pára de girar. No Monza não existe esse botão, tudo funciona baseado em pressões nas várias seções do sistema. Qdo o gás atinge determinada pressão o compressor é desligado, sendo que em funcionamento normal o compressor fica ciclando, isto é, ligando e desligando de tempos em tempos.

Normalmente qualquer serviço em ar condicionado de carro é caro, muito caro.
Um sistema que ficou parado muito tempo vai exigir mais gastos ainda, pois as vezes até o reservatório de gás precisa ser trocado, pois ele tem um filtro interno que fica entupido facilmente. A válvula 'palito', que controla a quantidade de gas que entra no evaporador (aquele radiador que fica sob o painel do carro) normalmente precisa ser trocada também

O pior disso tudo é que os preços variam muito. Uma válvula palito, por exemplo, pode custar 60,00 numa oficina (com mão-de-obra) e 180,00 em outra.
A própria carga de gás varia muito de preço, e tem muito picareta colocando gás diferente no sistema, dizendo que é tudo igual. Não caia nessa. Procure pelo gás original.

Espero ter esclarecido um pouco a coisa (e não ter te desanimado :( ).

Abraços
tcpthiago
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por tcpthiago »

Cara...

O meu sogro trabalha com ar condicionado para veículos, e vou te falar...

Arrumar ar condicionado, SEMPRE é uma facada, pois as peças sempre caras... e existe tanto componente safado para estragar!

Mas arruma esse trem, pois vc vai ver ele com o ar ligado, parece uma geladeira sobre rodas!
------> Monza GL 93/94 <------
-------> Verde Vivaldi <-------
-------> 2.0 Completo <-------
-> Agora, rodando na pinga <-
Responder