Duvida - Eletroventilador
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1873
- Registrado em: 09 Dez 2007, 22:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Duvida - Eletroventilador
Pessoal, meu Monza é 86 e não tem o eletroventilador, mas tem AC. Dai me ofereceram um eletroventilador (acho que é da fiat) pra colocar no condesador por R$70,00 instalado. Mas acho que consigo pagar R$50,00,
Vale a pena colocar esse eletroventilador no condesador?
Vale a pena colocar esse eletroventilador no condesador?
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210
Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003
Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210
Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003
Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Duvida - Eletroventilador
Rosberg, ventoinha = eletroventilador (a não ser aquelas coisas bizarras iguais as dos Chevettes, que giram de acordo com o giro do motor...).
Por acaso a venotoinha fica muito longe do condensador? Nos tubarão, fica a pelo menos 10cm de distância. Mas com certeza é interessante colocar uma ventoinha exclusiva para o condensador. Mas vc terá que alterar o chicote de acionamento da ventoinha ao ligar o AC, para que acione somente a ventoinha nova. Nos EFI é impossível fazer isso, pois ela é controlada pela IE.
O AC dos FIAT é bom devido ao condensador estar junto ao radiador, não sendo necessário uma ventoinha auxiliar. Não tenho certeza, mas essa peça que vc vai comprar deve ser de algum Ford, Honda ou até de Vectra/Astra...
Até mais
Por acaso a venotoinha fica muito longe do condensador? Nos tubarão, fica a pelo menos 10cm de distância. Mas com certeza é interessante colocar uma ventoinha exclusiva para o condensador. Mas vc terá que alterar o chicote de acionamento da ventoinha ao ligar o AC, para que acione somente a ventoinha nova. Nos EFI é impossível fazer isso, pois ela é controlada pela IE.
O AC dos FIAT é bom devido ao condensador estar junto ao radiador, não sendo necessário uma ventoinha auxiliar. Não tenho certeza, mas essa peça que vc vai comprar deve ser de algum Ford, Honda ou até de Vectra/Astra...
Até mais
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1873
- Registrado em: 09 Dez 2007, 22:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Duvida - Eletroventilador
GM não é, pois a conheço muito bem (2 astra e 3 vectra na cabeça, devo conhecer estes carros como a palma de minha mão).José Leal escreveu:Rosberg, ventoinha = eletroventilador (a não ser aquelas coisas bizarras iguais as dos Chevettes, que giram de acordo com o giro do motor...).
Por acaso a venotoinha fica muito longe do condensador? Nos tubarão, fica a pelo menos 10cm de distância. Mas com certeza é interessante colocar uma ventoinha exclusiva para o condensador. Mas vc terá que alterar o chicote de acionamento da ventoinha ao ligar o AC, para que acione somente a ventoinha nova. Nos EFI é impossível fazer isso, pois ela é controlada pela IE.
O AC dos FIAT é bom devido ao condensador estar junto ao radiador, não sendo necessário uma ventoinha auxiliar. Não tenho certeza, mas essa peça que vc vai comprar deve ser de algum Ford, Honda ou até de Vectra/Astra...
Até mais
Não sei muito bem como vai ser instalado, mas pelo o que ele falou, vai ficar igual ao astra. Ventoninha no radiador (o que tá original lá) e eletroventilador na ventre do condesador (estilo os astras, vectras)
Acho que ele vai funcionar assim: Ligou o AC ele também liga, desligou, ele desliga junto.
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210
Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003
Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210
Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003
Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Duvida - Eletroventilador
O funcionamento é esse mesmo, assim fica ideal.
Tem que saber se a ventoinha original tb vai acionar ao ligar o AC. Acredito que não seria bom, pois aumentaria muito o consumo de energia do carro.
Eu pretendo colocar uma ventoinha auxiliar no meu carro tb.
Até mais.
Tem que saber se a ventoinha original tb vai acionar ao ligar o AC. Acredito que não seria bom, pois aumentaria muito o consumo de energia do carro.
Eu pretendo colocar uma ventoinha auxiliar no meu carro tb.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 65
- Registrado em: 11 Jul 2008, 02:27
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Duvida - Eletroventilador
eletro ventilador no condesador do monza separado estalado de frente para tras....
nao deve dar certo! este vai soprar o radiador de arrefecimento e assim podera jogar a agua para fora do reservatorio.
a nao ser que o condesador ficase de lado do radiador.
isso é so uma idea!
vlade:
nao deve dar certo! este vai soprar o radiador de arrefecimento e assim podera jogar a agua para fora do reservatorio.
a nao ser que o condesador ficase de lado do radiador.
isso é so uma idea!
vlade:
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Duvida - Eletroventilador
Vlade, o sistema original puxa o ar da frente do carro, passa pelo condensador e depois pelo radiador.
Nesse sistema que o Rosberg quer fazer, a diferença é que a ventoinha auxiliar vai empurrar o vento pelo condensador e depois para o radiador.
Hj muitos carros usam a ventoinha na frente do condensador. Não há chance de dar problema...
Até mais.
Nesse sistema que o Rosberg quer fazer, a diferença é que a ventoinha auxiliar vai empurrar o vento pelo condensador e depois para o radiador.
Hj muitos carros usam a ventoinha na frente do condensador. Não há chance de dar problema...
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Duvida - Eletroventilador
Bem fácil se for na versão já com A/C. Só mudar a fiação pós relê que vai ligada na resistência(da 1ª velocidade), ligando direto no outro eletro...José Leal escreveu:Nos EFI é impossível fazer isso, pois ela é controlada pela IE.
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Duvida - Eletroventilador
mello3, mas o problema é que, por exemplo, se eu estiver andando sem o AC ligado, essa ventoinha auxiliar vai ser acionada sempre que a temperatura do motor exigir. Juntando com a ventoinha original, vai haver um consumo grande de energia.
Talvez desse certo se pegar o chicote do 2º estágio da ventoinha e ligar nessa auxiliar... mas no meu carro, a programação do chip da IE já faz acionar a ventoinha no 2º estágio. Como disse no tópico da luz de marcha ascendente, parece que houve uma mudança de programação do chip de um ano para outro...
Até mais.
Talvez desse certo se pegar o chicote do 2º estágio da ventoinha e ligar nessa auxiliar... mas no meu carro, a programação do chip da IE já faz acionar a ventoinha no 2º estágio. Como disse no tópico da luz de marcha ascendente, parece que houve uma mudança de programação do chip de um ano para outro...
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!