Duvida - Eletroventilador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Rosberg
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1873
Registrado em: 09 Dez 2007, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Rosberg »

Pessoal, meu Monza é 86 e não tem o eletroventilador, mas tem AC. Dai me ofereceram um eletroventilador (acho que é da fiat) pra colocar no condesador por R$70,00 instalado. Mas acho que consigo pagar R$50,00,

Vale a pena colocar esse eletroventilador no condesador?
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por José Leal »

Rosberg, ventoinha = eletroventilador (a não ser aquelas coisas bizarras iguais as dos Chevettes, que giram de acordo com o giro do motor...).

Por acaso a venotoinha fica muito longe do condensador? Nos tubarão, fica a pelo menos 10cm de distância. Mas com certeza é interessante colocar uma ventoinha exclusiva para o condensador. Mas vc terá que alterar o chicote de acionamento da ventoinha ao ligar o AC, para que acione somente a ventoinha nova. Nos EFI é impossível fazer isso, pois ela é controlada pela IE.

O AC dos FIAT é bom devido ao condensador estar junto ao radiador, não sendo necessário uma ventoinha auxiliar. Não tenho certeza, mas essa peça que vc vai comprar deve ser de algum Ford, Honda ou até de Vectra/Astra...

Até mais
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Rosberg
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1873
Registrado em: 09 Dez 2007, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Rosberg »

José Leal escreveu:Rosberg, ventoinha = eletroventilador (a não ser aquelas coisas bizarras iguais as dos Chevettes, que giram de acordo com o giro do motor...).

Por acaso a venotoinha fica muito longe do condensador? Nos tubarão, fica a pelo menos 10cm de distância. Mas com certeza é interessante colocar uma ventoinha exclusiva para o condensador. Mas vc terá que alterar o chicote de acionamento da ventoinha ao ligar o AC, para que acione somente a ventoinha nova. Nos EFI é impossível fazer isso, pois ela é controlada pela IE.

O AC dos FIAT é bom devido ao condensador estar junto ao radiador, não sendo necessário uma ventoinha auxiliar. Não tenho certeza, mas essa peça que vc vai comprar deve ser de algum Ford, Honda ou até de Vectra/Astra...

Até mais
GM não é, pois a conheço muito bem (2 astra e 3 vectra na cabeça, devo conhecer estes carros como a palma de minha mão).

Não sei muito bem como vai ser instalado, mas pelo o que ele falou, vai ficar igual ao astra. Ventoninha no radiador (o que tá original lá) e eletroventilador na ventre do condesador (estilo os astras, vectras)

Acho que ele vai funcionar assim: Ligou o AC ele também liga, desligou, ele desliga junto.
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por José Leal »

O funcionamento é esse mesmo, assim fica ideal.

Tem que saber se a ventoinha original tb vai acionar ao ligar o AC. Acredito que não seria bom, pois aumentaria muito o consumo de energia do carro.

Eu pretendo colocar uma ventoinha auxiliar no meu carro tb. :D

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
vlade
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 11 Jul 2008, 02:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por vlade »

eletro ventilador no condesador do monza separado estalado de frente para tras....
nao deve dar certo! este vai soprar o radiador de arrefecimento e assim podera jogar a agua para fora do reservatorio.
a nao ser que o condesador ficase de lado do radiador.
isso é so uma idea!
vlade:
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por José Leal »

Vlade, o sistema original puxa o ar da frente do carro, passa pelo condensador e depois pelo radiador.

Nesse sistema que o Rosberg quer fazer, a diferença é que a ventoinha auxiliar vai empurrar o vento pelo condensador e depois para o radiador.

Hj muitos carros usam a ventoinha na frente do condensador. Não há chance de dar problema...

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por mello3 »

José Leal escreveu:Nos EFI é impossível fazer isso, pois ela é controlada pela IE.
Bem fácil se for na versão já com A/C. Só mudar a fiação pós relê que vai ligada na resistência(da 1ª velocidade), ligando direto no outro eletro...
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por José Leal »

mello3, mas o problema é que, por exemplo, se eu estiver andando sem o AC ligado, essa ventoinha auxiliar vai ser acionada sempre que a temperatura do motor exigir. Juntando com a ventoinha original, vai haver um consumo grande de energia.

Talvez desse certo se pegar o chicote do 2º estágio da ventoinha e ligar nessa auxiliar... mas no meu carro, a programação do chip da IE já faz acionar a ventoinha no 2º estágio. Como disse no tópico da luz de marcha ascendente, parece que houve uma mudança de programação do chip de um ano para outro...

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Responder