Devo Retificar o motor todo?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Devo Retificar o motor todo?

Mensagem não lida por Fábio Jr. »

Caro amigos sou novo no forum, porem estou com um serio problema. Meu monza ( xodó ) a 1 mes queimou a junta do cabeçote, pois bem a troquei, planei o cabeçote e coloquei original da sabó, pois a que queimou era capeta. Desde entao eu percebi que ele começou a fumar. Hoje levei a uma retifica para saber o que eles acham. Entao o mecanico me falow que ele alem de fumar tambem estava rajando. Expliquei pra ele da junta que tinha queimado, ele me disse que geralmente quando mexe no cabeçote e a parte de baixo esta meia boca ele começa a rajar. Ele me disse que como so foi plainado o cabeçote tambem vou ter que fazer o motor inteiro e que ficaria mais ou menos R$ 2.000,00. Bom gostaria da opniao de voces, o que acham da explicação do mecanico, é isso mesmo? O antigo dono me disse que foi trocado o cabeçote por um semi novo a pouco tempo. E o valor sera que é isso mesmo? Algum de voces ja tiveram uma experiencia parecida? Agradeço se puderem me ajudar!!!

Monza SL/E 1.8 original a Alcool
Ano 87/88
Monza SL/E 1.8 Original Alcool

Ano 87/88

Direção, Trio, Alarme. Tudo funcionando!!!
amarchetti
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Devo Retificar o motor todo?

Mensagem não lida por amarchetti »

quando fizemos o motor de um fase 1 sem esticador (peças mais caras q de um fase 2)

brunimento dos cilindros e banho do bloco: R$ 30,00
Retífica do vira: R$ 40
Retífica de cada biela (fizemos as 4)..nao me lembro se era 15 ou 20 reais cada
Cabeçote com troca da guia de válvulas: 130

540 em um conjunto de peças que comprei (não estou com as NFs em mãos pra discriminar agora) que eram os anéis std, bronzinas de mancal e bielas, jogo de juntas, 4 litros de óleo 20W50 e 2 de SAE80, as correias, fluído de radiador, água desmineralizada e os prisioneiros de cabeçote e de mancal e alguns retentores e selos

Não tivemos custo com mão de obra, por ter sido desmontado medido e remontado por nós mesmos, um custo q vc não conseguirá evitar por depender de um mecânico

Faz um teste bobo pra distinguir se vem de cabeçote ou bloco:

delsiga todos os elementos de ignição e mede a compressão dos 4 cilindros usando apenas o motor de arranque pra comprimir
depois pelo furo das velas, jogue um pouco de óleo de motor e deixe escorrer (pouco mesmo, coisa de nem uma colherzinha de café)
Meça novamente a compressão como antes

Se a compressão subir pro estipulado para o motor novinho, então a dor de cabeça vem de anéis mesmo
Se não mudar praticamente nada, é do cabeçote quem vem sua dor de cabeça
Se chegar numa taxa "intermediária" então a coisa vem um pouco de cada um...vc tem a opção de fazer só o cabeçote (sai mais barato) pra ter um tempo de "folga" ou mesmo passar seu monza pra frente

atenção pro estado das bronzinas de capa quando desmontar o motor....marcas de virar ou desgaste do alojamento delas na biela levam vc a ter q retificar as bielas...no olho nao tem muito o q detectar, so com medição mesmo

E se lembre: trocou bronzina, use lixa fina pra tirar o calo que vai formar no cilindro e quando vierem os anéis novos e o curso do pistão voltar ao normal (nova bronzina, maior altura em relaçao à desgastada) eles vão "bater" e desgatar neste calo e é dor de cabeça garantida
MARCELO-MONZEIRODECRISTO
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MARCELO-MONZEIRODECRISTO »

Fabio, tudo bem? Qual sua cidade e estado?
Eu retifquei meu motor em dez/06, e paguei 1100,00 com mão de obra e peças, não foi todo.
Se for do RJ, lhe indico a pessoa, agora 2000,00 é muito dinheiro
Boa sorte.
MONZEIROS.COM CRISTO

Monzeiro sim, mais sem monza.
Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)

Pois então Marcelo estou em Umuarama no Paraná. E foi essa faixa de preço que me passaram por aqui entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. O cabeçote dele é semi novo mais nao sei se foi colocado peças novas nele quando foi trocado!!!
MARCELO-MONZEIRODECRISTO
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MARCELO-MONZEIRODECRISTO »

Bom, FAbio, se vc gosta do carro e está disposto a gastar vai em frente, agora tb tem um porém, quem sabe não foi o próprio mecânico que montou errado.
Meu irmão tá no palio a um pouco mais de 2 anos e teve q fazer o motr dele 2x e terá q fazer novamente. A água está sumindo, vai dar calço hidráulico logo logo, ele não tem usado o carro direito, e vai vende-lo.
Abc amigo e boa sorte.
Fábio Jr. escreveu: O cabeçote dele é semi novo mais nao sei se foi colocado peças novas nele quando foi trocado!!!
MONZEIROS.COM CRISTO

Monzeiro sim, mais sem monza.
Fábio Jr.
Membro SL (Ní­vel 1)

É complicado Marcelo. Mas valew pela dica!!!
Monza SL/E 1.8 Original Alcool

Ano 87/88

Direção, Trio, Alarme. Tudo funcionando!!!
diegowisk
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por diegowisk »

amarchetti escreveu:quando fizemos o motor de um fase 1 sem esticador (peças mais caras q de um fase 2)

540 em um conjunto de peças que comprei (não estou com as NFs em mãos pra discriminar agora) que eram os anéis std, bronzinas de mancal e bielas, jogo de juntas, 4 litros de óleo 20W50 e 2 de SAE80, as correias, fluído de radiador, água desmineralizada e os prisioneiros de cabeçote e de mancal e alguns retentores e selos

Não tivemos custo com mão de obra, por ter sido desmontado medido e remontado por nós mesmos, um custo q vc não conseguirá evitar por depender de um mecânico

delsiga todos os elementos de ignição e mede a compressão dos 4 cilindros usando apenas o motor de arranque pra comprimir
depois pelo furo das velas, jogue um pouco de óleo de motor e deixe escorrer (pouco mesmo, coisa de nem uma colherzinha de café)

Se a compressão subir pro estipulado para o motor novinho, então a dor de cabeça vem de anéis mesmo
Se chegar numa taxa "intermediária" então a coisa vem um pouco de cada um...vc tem a opção de fazer só o cabeçote (sai mais barato) pra ter um tempo de "folga" ou mesmo passar seu monza pra frente

atenção pro estado das bronzinas de capa quando desmontar o motor....marcas de virar ou desgaste do alojamento delas na biela levam vc a ter q retificar as bielas...no olho nao tem muito o q detectar, so com medição mesmo

E se lembre: trocou bronzina, use lixa fina pra tirar o calo que vai formar no cilindro e quando vierem os anéis novos e o curso do pistão voltar ao normal (nova bronzina, maior altura em relaçao à desgastada) eles vão "bater" e desgatar neste calo e é dor de cabeça garantida

Olá amigos, onde e como posso medir a compressão dos cilindros?
100% MONZERA....
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

por diegowisk » 01 Set 2011, 20:15

amarchetti escreveu:
quando fizemos o motor de um fase 1 sem esticador (peças mais caras q de um fase 2)

Olá amigos, onde e como posso medir a compressão dos cilindros?
aqui em goiania eu ja medi em retifica de motor.acho que oficina mecanica tambem mede. :smt023
Responder