REPARO DA PINÇA
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
REPARO DA PINÇA
Bom dia monzeiros,alguns aqui ja me conhece graças ao meu monza esquentado,rs mas ja vendi ele.
agora peguei outro e ja começaram a aparecer os probleminhas
segundo o antigo dono foi trocado o repero da pinça de freio mas agora a roda ta prendendo depois de rodar algum tempo
OBS. ela roda meio travada.
pergunto eu sera q o repero q ele fez ta causando isso? ja dei uma olhoda e vi q o pistao vai mas volta muito pouco e forçando ele com uma chave de fenda a roda é liberada mas volta aprender.
agora peguei outro e ja começaram a aparecer os probleminhas
segundo o antigo dono foi trocado o repero da pinça de freio mas agora a roda ta prendendo depois de rodar algum tempo
OBS. ela roda meio travada.
pergunto eu sera q o repero q ele fez ta causando isso? ja dei uma olhoda e vi q o pistao vai mas volta muito pouco e forçando ele com uma chave de fenda a roda é liberada mas volta aprender.
monza 92/93-1.8 SL - alcool/GNV
Pilares-RJ
Pilares-RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: REPARO DA PINÇA
As pastilhas estão sempre encontadas nos discos, porém, sem pisar no freio, não devem ter pressão nos discos. É comum obstrução no flexisível de freio, deixando a roda presa, ou não prendendo corretamente quando preciso. Para saber se a pinça ou flexível não estão prendendo, ao recuar o pistão da pinça, como em uma troca de pastilhas, deve usar pouca força para recuar, se tiver que fazer muita força, ou tem que abrir sangrador para isso, ou a pinça está engripada ou flexível está obstruído.
As pinças do meu Monza GLS 96, recuam com pouco esforço, quando troco as pastilhas, é bem tranquilo. É importante lembrar que, para recuar o pistão da pinça, é preciso o uso de uma alavanca.
Abs,
Carlos Freire
As pinças do meu Monza GLS 96, recuam com pouco esforço, quando troco as pastilhas, é bem tranquilo. É importante lembrar que, para recuar o pistão da pinça, é preciso o uso de uma alavanca.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
grande carlos,tranquilo irmao? engripada ou flexível está obstruído. o que seria o flexisivel?
monza 92/93-1.8 SL - alcool/GNV
Pilares-RJ
Pilares-RJ
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Antonio, há de se examinar o que pode estar causando esse arrasto.
Qdo se troca pastilhas e o disco de freio está com uma 'trilha' muito profunda, acontece de a nova pastilha ficar prendendo na lateral dessa trilha, pois a pastilha velha foi gastando lateralmente junto com o disco, e a nova está com suas dimensões normais.
Se for isso a causa do problema, pode-se retificar o disco, ou substitui-lo, que é a melhor opção.
Qto ao resto, para saber se o pistão está 'solto', pressiona-se o mesmo para dentro, com uma alavanca, como disse o Carlos Freire. Se, ao abrir o sangrador um pouco, o cilindro recua normalmente, ele não está prendendo.
Não se esqueça do outro lado, onde não tem cilindro acionador, mas uma parte flutuante da pinça. Essa parte deve se movimentar livremente, e costuma prender por falta de lubrificação ou ferrugem nos pinos (ali onde tem aquelas pequenas coifas de borracha).
Desmonte essa parte, limpe ou substitua os pinos, lubrifique e coloque as coifas(se estiverem rasgadas, coloque novas).
Qto a flexível de freio entupido, acho mais fácil entupir uma tubulação rígida, que é muito mais estreita e mais longa.
Abraços e boa sorte, que com freio não se brinca!
Qdo se troca pastilhas e o disco de freio está com uma 'trilha' muito profunda, acontece de a nova pastilha ficar prendendo na lateral dessa trilha, pois a pastilha velha foi gastando lateralmente junto com o disco, e a nova está com suas dimensões normais.
Se for isso a causa do problema, pode-se retificar o disco, ou substitui-lo, que é a melhor opção.
Qto ao resto, para saber se o pistão está 'solto', pressiona-se o mesmo para dentro, com uma alavanca, como disse o Carlos Freire. Se, ao abrir o sangrador um pouco, o cilindro recua normalmente, ele não está prendendo.
Não se esqueça do outro lado, onde não tem cilindro acionador, mas uma parte flutuante da pinça. Essa parte deve se movimentar livremente, e costuma prender por falta de lubrificação ou ferrugem nos pinos (ali onde tem aquelas pequenas coifas de borracha).
Desmonte essa parte, limpe ou substitua os pinos, lubrifique e coloque as coifas(se estiverem rasgadas, coloque novas).
Qto a flexível de freio entupido, acho mais fácil entupir uma tubulação rígida, que é muito mais estreita e mais longa.
Abraços e boa sorte, que com freio não se brinca!
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
Entupir flexivel é um sintoma muito comum. Acredito que o próprio material da peça vai se desfazendo, talvez por conta de fluído de má qualidade, ou talvez por falta de troca de fluído de freio no praz recomendado, e assim provocando a obstrução.Qto a flexível de freio entupido, acho mais fácil entupir uma tubulação rígida, que é muito mais estreita e mais longa.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Puxa!! Vc pegou outro monza e não foi ao encontro? Não me mate de vergonha!!! 

MONZEIROS.COM CRISTO
Monzeiro sim, mais sem monza.
Monzeiro sim, mais sem monza.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Carlos Freire, confesso que nunca vi o flexível entupir. Mas se vc está dizendo, assino embaixo.
Devo ter dado sorte, ou o material antigo era melhor.
Meu Chevette 75/76, que esteve comigo por 32 anos, nunca trocou flexível. E olha que eu raramente trocava o óleo de freio, relaxado que era
Cheguei a comprar um jogo desses mangotes, que nunca instalei, e que entreguei ao feliz comprador do carro.
Já tubo de freio entupido tive mais de uma vez. Uma vez dessas foi um amassado num tubinho desses, causado por um objeto que bateu nele, talvez uma pedra ou algo do tipo.
Abraços
Devo ter dado sorte, ou o material antigo era melhor.

Meu Chevette 75/76, que esteve comigo por 32 anos, nunca trocou flexível. E olha que eu raramente trocava o óleo de freio, relaxado que era

Cheguei a comprar um jogo desses mangotes, que nunca instalei, e que entreguei ao feliz comprador do carro.
Já tubo de freio entupido tive mais de uma vez. Uma vez dessas foi um amassado num tubinho desses, causado por um objeto que bateu nele, talvez uma pedra ou algo do tipo.
Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ