amigos: estou com meu monza há uma semana. hoje, ao voltar de um trajeto, percebi a luz do painel, vermelha, da temperatura acender, óbvio, olhei para o medidor da temperatura e estava alto. encostei o carro, desliguei, minha filha dormindo na cadeirinha dela (nunca vai saber do fato)...
abri o capô, e bem devagar, fui abrindo a tampa e deixando sair a pressão. não recomendo isso a ngn, pq se abrir rápido você vai se queimar com certeza.
parei em frente à citroen, e o vigia me forneceu água em uma garrafa. funcionei o carro, e fui colocando água. blz. fechei, entrei no carro - pensando ser alguma falha na ventoinha. mas ele voltou a funcionar normalmente. cheguei em casa, e tava tudo ok.
pergunto: olhei o nível faz 5 dias. foi imprudência minha? será que o monza baixa água assim, em 5 dias?
Velhinho, pouco econômico, tudo bem. Mas quando ele desfila ainda causa torcicolos. Class 93.
Ligue o carro em sua garagem, ainda frio, e deixe ele ligado na lenta até ligar a ventoinha.
Desta forma, verifique os seguintes itens:
-Termostática abre? Fique com a mão na mangueira entre a termostática e o radiador, ela deve aquecer gradualmente antes da ventoinha ligar e ficar bem quente.
- Verifique abaixo do carro se não pinga água, pois alguma mangueira pode estar rachada e dessa forma com a alta temperatura, ela dilata e pinga.
-Sai água pelo escapamento ou uma fumaça branca? Isso pode ser sinal de junta do cabeçote já queimada.
- Sua tampa do reservatório está boa? Nnão sai água por ela?
Essa pressão que sai do reservatório é devido a ausência de água o qual cria pressão pela alta temperatura da água. Um carro no seu nível normal de água mesmo quente não cria toda essa pressão, é uma pressão mínima.
Além das dicas do Marcell, veja também se o assoalho dentro do carro (em baixo do painel nos pés) não está úmido.
Pode acontecer do radiador do ar quente furar e pingar dentro do carro.
:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Gente, primeiro, obrigado pelos auxílios...
agora, o drama:
hoje, antes de sair, olhei o reservatório. tava seco. coloquei quase dois litros de água, depois, saí. voltei, sem problemas. ao sair por volta de meio dia, tava bem baixo de novo. daí, completei, e fiz o que o Marcel mandou. liguei, deixei na lenta, até ele chegar ao ponto de ter que disparar a ventoinha. isso aconteceu normalmente, como um relógio. ela disparou, resfriou o que precisava, desligou, e a água NÃO DESCEU! tipo, se um de vcs estivesse comigo vendo aquilo, diria: esse cara tá mentindo! o sistema está zero! ok! rs
agora de tarde, vou ver o nível de novo, mas nada vazou...nem quando tava quente, nem pelo lado do radiador, o óleo tá escuro - não há junta de cabeçote quaimada, o cano da termostática esquenta como foi dito.... e nada de aparente vazamento. só não olhei no carpete, como o RicardoDS falou. mas não parece ser tb o problema.
será? será que só estava sem água, e agora voltou ao normal? será a tampa? como eu saberia se vaza pela tampa? é o óbvio? sairia água por ela? então, se é assim, não está não....
bem galera, vou informado vocês aqui...rs
mas tá tudo bem, hoje.
Velhinho, pouco econômico, tudo bem. Mas quando ele desfila ainda causa torcicolos. Class 93.
Homero, compre uma tampa nova do reservatório de água, e ande sempre com uma garrafa cheia de água no porta-malas, até ter certeza de que o sistema agora está OK.
Uma hipótese para o que aconteceu pode ser presença de ar no sistema, que agora pode ter sido drenado.
O Monza com o sistema de arrefecimento em dia praticamente não baixa o nível de água.
Qdo o selo da bomba dágua está ruim, a água vaza por ele, escorre pelo motor quente e não dá nem para se notar, a não ser que o vazamento seja muito grande. Se eu fosse engenheiro de uma fábrica de bombas dágua adicionaria na bomba, num furo que existe nela para drenar a água que esteja vazando, uma mangueira de uns 10 cm, para que a água de vazamento não entrasse em contato com o motor quente. Dessa forma seria muitíssimo mais fácil detectar vazamentos pelo selo antes dele virar uma cachoeira, como ocorreu recentemente com o meu Monza, em viagem.
Podem ocorrer também pequenos vazamentos cuja água evapore antes de ser notada.
De qualquer forma, "Olho vivo"
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ