Página 1 de 1

Adptação Bobina Corsa MPFI de 4 pinos

Enviado: 05 Out 2026, 00:34
por richard ramos
Olá pessoal.

Estou estudando uma adaptação para o sistema Multec 700 usado em Monza/Kadett EFI e gostaria da opinião de quem conhece bem o funcionamento desse sistema.

A ideia NÃO é trocar a injeção, instalar FuelTech ou eliminar todo o distribuidor.

A intenção é manter:

- ECU Multec 700 original;
- Módulo HEI original;
- Bobina impulsora/sensor indutivo original do distribuidor;
- Sinais REF, EST, BYPASS e REF LOW originais;
- Avanço de ignição original da Multec.

A única alteração seria substituir a bobina única + distribuição de alta tensão através de tampa/rotor por uma bobina dupla de 4 saídas em centelha perdida:

- cilindros 1 e 4;
- cilindros 2 e 3.

A bobina considerada inicialmente é uma Delphi/GM de Corsa MPFI de 4 pinos, com estágio de potência integrado.

O problema é que o HEI/Multec fornece um único comando de ignição, porquê originalmente quem decide qual cilindro recebe a centelha é o rotor.

A solução que estamos estudando é manter o sinal original do HEI e acrescentar somente um pequeno módulo eletrônico para alternar os pulsos:

HEI/Multec → pulso de ignição → conversor → 1/4 → 2/3 → 1/4 → 2/3.

Para garantir que o circuito não comece invertido depois de desligar o motor, seria utilizada uma referência simples dentro do distribuidor.

A versão atual da ideia usa um pequeno foto interruptor. Uma aba solidária ao eixo/porta-rotor passa pelo sensor uma vez por volta do distribuidor e informa ao circuito qual é a referência correspondente ao par 1/4.

A eletrônica estudada até agora seria aproximadamente:

- Optoacoplador PC817 para ler o chaveamento do HEI;
- 74HC14 para condicionamento dos sinais;
- 74HC74 como flip-flop para alternar 1/4 e 2/3;
- 74HC08 para direcionar o pulso de dwell para o canal correto;
- Sensor óptico apenas para sincronização;
- Bobina de 4 saídas com módulo de potência integrado.

O distribuidor continuaria instalado e funcionando normalmente como referência de rotação para o HEI/Multec. Apenas deixaria de fazer a distribuição da alta tensão para as velas.

Tenho algumas dúvidas que gostaria que quem conhece Multec/HEI analisasse:

1. O terminal C do HEI, que originalmente chaveia o negativo da bobina, é um ponto adequado para copiar o período de carga/dwell sem interferir no HEI?

2. O dwell produzido pela combinação Multec 700 + HEI original é adequado para comandar, através de entradas lógicas, uma bobina dupla moderna com módulo integrado?

3. Existe algum problema em manter a bobina impulsora e HEI originais sem a bobina original ligada ao terminal C, desde que a entrada do novo circuito ofereça uma carga apropriada?

4. O HEI precisa eletricamente da carga do primário da bobina original para funcionar corretamente ou seu chaveamento pode ser apenas monitorado?

5. A estratégia de sincronizar 1/4 e 2/3 uma vez por volta do distribuidor é suficiente?

6. Existe algum CI, módulo automotivo ou solução GM original que já faça essa conversão de um único comando EST/HEI para duas saídas wasted spark?

7. Alguém já fez algo semelhante em Monza, Kadett, Ipanema ou outro sistema Rochester/Delco Multec?

A intenção é fazer primeiro testes , principalmente verificando dwell, polaridade e comportamento durante a partida, antes de ligar definitivamente no carro.

Qualquer crítica ao conceito é bem-vinda, principalmente de quem já trabalhou com o módulo HEI de 8 pinos e Multec 700.