Painel do Monza
Enviado: 09 Jun 2025, 13:32
Boa tarde!
Tenho um Monza Classic SE 500EF, ele estava ligando normalmente, mas estava com problemas ao carregar a bateria, logo a luz do alternador que fica no painel estava oscilando (a intensidade da luz aumentava e diminuía de acordo com o acelero), aí resolvi desmontar o painel (marcador de combustível, velocidade, carga da bateria, rpm e etc...) e quando fui tentar ligar o carro não deu certo mais... ele aciona normalmente dá partida, mas não dá faísca... o motor de partida gira, gira, mas o carro não funciona mais...
Alguém poderia me ajudar?
Testei a bobina de faísca, mas não testei o módulo Hei ainda suspeito que seja ele (ou não).
O Monza 500EF utiliza a injeção eletrônica Bosch LE Jetronic (MPFI), que é do tipo analógica. Essa injeção não utiliza módulo HEI como a Multec 700 do Monza EFI.
Como fez teste de funcionamento da bobina de ignição? Nos diga o procedimento e o resultado.
O primeiro passo nesse caso, quando não tem faísca saindo da bobina de ignição, é verificar se tem tensão linha 15 (12V) no positivo da bobina. Tendo a tensão, verificar se o módulo de ignição está pulsando o negativo da bobina de ignição.
Não vejo conexão direta do painel com a ignição para que possa dar problema. Inclusive, o motor funciona sem o painel. Será que não mexer em algo a mais no motor ou tem a faísca, mas a bomba não funciona por conta de fusível aberto.
O conta giros recebe referência do negativo da bobina de ignição. Será que não inverteu fios nessa bobina?
Abs,
Carlos Freire
Tenho um Monza Classic SE 500EF, ele estava ligando normalmente, mas estava com problemas ao carregar a bateria, logo a luz do alternador que fica no painel estava oscilando (a intensidade da luz aumentava e diminuía de acordo com o acelero), aí resolvi desmontar o painel (marcador de combustível, velocidade, carga da bateria, rpm e etc...) e quando fui tentar ligar o carro não deu certo mais... ele aciona normalmente dá partida, mas não dá faísca... o motor de partida gira, gira, mas o carro não funciona mais...
Alguém poderia me ajudar?
Testei a bobina de faísca, mas não testei o módulo Hei ainda suspeito que seja ele (ou não).
O Monza 500EF utiliza a injeção eletrônica Bosch LE Jetronic (MPFI), que é do tipo analógica. Essa injeção não utiliza módulo HEI como a Multec 700 do Monza EFI.
Como fez teste de funcionamento da bobina de ignição? Nos diga o procedimento e o resultado.
O primeiro passo nesse caso, quando não tem faísca saindo da bobina de ignição, é verificar se tem tensão linha 15 (12V) no positivo da bobina. Tendo a tensão, verificar se o módulo de ignição está pulsando o negativo da bobina de ignição.
Não vejo conexão direta do painel com a ignição para que possa dar problema. Inclusive, o motor funciona sem o painel. Será que não mexer em algo a mais no motor ou tem a faísca, mas a bomba não funciona por conta de fusível aberto.
O conta giros recebe referência do negativo da bobina de ignição. Será que não inverteu fios nessa bobina?
Abs,
Carlos Freire