Salve Pessoal.
Recentemente meu Monza EFI 2.0 93/94, começou a "falhar" na lenta, e em baixas rotações.
A lenta apresenta a falha, e volta ao normal, falha e volta ao normal,
Em rotações até 3.000 RPM, eu sinto que o carro fica "pulando" por assim dizer.
Acima dessa faixa de rotação o carro volta ao funcionamento normal.
Abaixo deixarei descrito as manutenções que já realizei, mas retornando ao problema, mesmo com o motor quente ainda ocorre a falha. Quando o motor começa a falhar, eu noto no marcador de RPM, que há a oscilação do ponteiro seguindo o som que o motor emite.
O que já foi testado/trocado:
1. Rotor e distribuidor novos
2. Cabos de vela novos
3. Velas testadas - boas
4. Pressão de combustível testada, aferindo 3 bar
5. Sensor MAP trocado recentemente, mas ainda não testado
O que não foi testado/trocado:
1. Bomba de combustível
2. Módulo Hei (já foi trocado uma vez, mas foi usado em módulo antigo de ferro velho)
3. Bico Injetor
Fora isso, não pensei em mais nenhum componente que poderia entrar nessa lista de verificações.
Tentei o teste de lampejo, mas não retornou nenhuma falha.
Por acaso alguém já teve um problema assim, ou sabe me dar um direção do problema?
Monza falhando na lenta e na baixa
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Re: Monza falhando na lenta e na baixa
Verifica o sensor de velocidade e seu aterramento que vai no alternador se está bem fixado.Felipe Sak escreveu: ↑31 Jan 2025, 12:07 Salve Pessoal.
Recentemente meu Monza EFI 2.0 93/94, começou a "falhar" na lenta, e em baixas rotações.
A lenta apresenta a falha, e volta ao normal, falha e volta ao normal,
Em rotações até 3.000 RPM, eu sinto que o carro fica "pulando" por assim dizer.
Acima dessa faixa de rotação o carro volta ao funcionamento normal.
Abaixo deixarei descrito as manutenções que já realizei, mas retornando ao problema, mesmo com o motor quente ainda ocorre a falha. Quando o motor começa a falhar, eu noto no marcador de RPM, que há a oscilação do ponteiro seguindo o som que o motor emite.
O que já foi testado/trocado:
1. Rotor e distribuidor novos
2. Cabos de vela novos
3. Velas testadas - boas
4. Pressão de combustível testada, aferindo 3 bar
5. Sensor MAP trocado recentemente, mas ainda não testado
O que não foi testado/trocado:
1. Bomba de combustível
2. Módulo Hei (já foi trocado uma vez, mas foi usado em módulo antigo de ferro velho)
3. Bico Injetor
Fora isso, não pensei em mais nenhum componente que poderia entrar nessa lista de verificações.
Tentei o teste de lampejo, mas não retornou nenhuma falha.
Por acaso alguém já teve um problema assim, ou sabe me dar um direção do problema?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Monza falhando na lenta e na baixa
Pelo que li nos manuais, esse sensor seria o mesmo que envia o sinal para o indicador de troca de marcha, certo?
Já notei há algum tempo que o indicador não está funcionando.
Mas o que me intriga é o fato que às vezes o problema some e retorna do nada, voltei a esse tópico, pois o problema voltou a aparecer, porém agora estou em condições de resolvê-lo.
Junto com o sensor de velocidade, tenho dois outros pontos que pretendo verificar:
O filtro e pré filtro de combustível e, a borboleta do TPS.
- Felipe Lichirgu
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Re: Monza falhando na lenta e na baixa
Segundo relatou, a pressão de combustível está errada, muito acima do normal. Isso provoca descontrole na mistura, deixando-a muito rica.
De duas a uma, para a 'hipertensão' do sistema de alimentação de combustível: 1) retorno pode estar entupido; ou, 2) o regulador de pressão na TBI está com a regulagem adulterada.
A regulagem de pressão no Monza EFI é de 1,9 a 2,1 bar. Não 3,0 bar.
De duas a uma, para a 'hipertensão' do sistema de alimentação de combustível: 1) retorno pode estar entupido; ou, 2) o regulador de pressão na TBI está com a regulagem adulterada.
A regulagem de pressão no Monza EFI é de 1,9 a 2,1 bar. Não 3,0 bar.
FelipeLichirgu
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Re: Monza falhando na lenta e na baixa
Isso mesmo. Sem o sensor a luz de troca de marchas não acende.Felipe Sak escreveu: ↑23 Jul 2025, 09:32Pelo que li nos manuais, esse sensor seria o mesmo que envia o sinal para o indicador de troca de marcha, certo?
Já notei há algum tempo que o indicador não está funcionando.
Mas o que me intriga é o fato que às vezes o problema some e retorna do nada, voltei a esse tópico, pois o problema voltou a aparecer, porém agora estou em condições de resolvê-lo.
Junto com o sensor de velocidade, tenho dois outros pontos que pretendo verificar:
O filtro e pré filtro de combustível e, a borboleta do TPS.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.