Só pega adiantando e atrasando muito o ponto.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
lucas campos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Só pega adiantando e atrasando muito o ponto.

Mensagem não lida por lucas campos »

Olá. Eu tenho um 86, o carro só pega adiantando e atrasando muito o ponto ou dando partida em 1° queimando embreagem. Já troquei o distribuidor e a bobina.
Quando o carro pega, se eu segurar acelerado ele para, mas quando vou andar morre.
Alguém já passou por isso ou sabe o que pode ser?
Depois de quente a aceleração rápida corta o motor, a gradual sobe giro normal. Estou com um carburador de Fusca, não acredito que seja esse o problema, pois funcionou por um bom tempo e já revisei o carburador.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina

Re: Só pega adiantando e atrasando muito o ponto.

Mensagem não lida por tyo »

lucas campos escreveu: 15 Jan 2025, 16:52 Olá. Eu tenho um 86, o carro só pega adiantando e atrasando muito o ponto ou dando partida em 1° queimando embreagem. Já troquei o distribuidor e a bobina.
Quando o carro pega, se eu segurar acelerado ele para, mas quando vou andar morre.
Depois de quente a aceleração rápida corta o motor, a gradual sobe giro normal. Estou com um carburador de Fusca, não acredito que seja esse o problema, pois funcionou por um bom tempo e já revisei o carburador.
Eu não gosto de adaptação, mas se funcionou por um tempo realmente não deve ser o carburador. Me parece que o carro está com a correia dentada fora de ponto da uma conferida nisso.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
lucas campos
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por lucas campos »

Já conferi a correia. Quando ele pega eu volto para o ponto certo e funciona normal.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verifica se as molas do avanço centrífugo do distribuidor não estão quebradas.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Carlos A. Freire escreveu: 17 Jan 2025, 14:24 Verifica se as molas do avanço centrífugo do distribuidor não estão quebradas.
Tivemos esse sintoma no Monza SL/E 89 que é da minha esposa, em 2023.

Subitamente, ficou acelerado na marcha lenta e começou a ficar muito ruim para pegar na partida. Oras vezes, pesava o arranque. Fora que o motor ficou muito áspero para andar.

Imediatamente, coloquei a pistola de ponto que tenho na polia de acessórios e vi que estava muito avançado na marcha lenta. Algo em torno de 30/35 graus APMS, na lenta.

Desmontei o distribuidor e estava com as duas molas do avanço centrífugo quebradas. Comprei duas molas originais novas, montei, o avanço normalizou. Voltou a pegar normalmente.

ADENDO: O duro foi a consequência disso, posteriormente. Esse Monza já tinha um "tec-tec" no motor, devido a idade e quilometragem dele (muito alta, por sinal). Minha esposa andou alguns dias com esse avanço adiantado devido a quebra das molas do distribuidor. Depois que arrumei, passou uns dias, começou a bater a terceira biela dele. Eu abri ele por baixo, verifiquei que as bronzinas estavam gastas e a da terceira biela estava quase virando. Sorte que o virabrequim não riscou. Troquei todo o bronzinamento dele (mancal e biela), parou de bater e está rodando até hoje. Só que é uma meia sola num motor cansado. Recentemente, adquiri outro motor inteiro de um Monza carburado, que está com medida boa e em condições boas, para fazer o transplante de peças para este e deixá-lo novo.

Por isso, cuidado com o avanço de ignição. Avanço errado pode assassinar um motor!
FelipeLichirgu
Goodditin1974
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1996

Mensagem não lida por Goodditin1974 »

lucas campos escreveu: 15 Jan 2025, 16:52 Olá. Eu tenho um 86, o carro só pega adiantando e atrasando muito o ponto ou dando partida em 1° queimando embreagem. Já troquei o distribuidor e a bobina.
Depois de quente a aceleração rápida corta o motor, a gradual sobe giro normal. Estou com um carburador de Fusca, não acredito que seja esse o problema, pois funcionou por um bom tempo e já revisei o carburador. Fã de jogos online. Jogo com mais frequência na plataforma https://mostbetbr1.bet/promo/bonus/, pois oferecem as melhores condições de jogo aos seus jogadores. Quando chego a casa do trabalho, jogo, divertindo-me e ganhando um bom dinheiro.
Olá! Pelo que você descreveu, o problema pode estar relacionado ao sistema de combustível ou ao ajuste do ponto de ignição, já que você mencionou que o carro só pega quando o ponto está muito adiantado ou atrasado. Algumas possibilidades que você pode verificar:

Ponto de ignição: Mesmo que o distribuidor tenha sido trocado, vale a pena dar uma revisada no ajuste do ponto. Às vezes, o mecanismo de avanço do ponto (seja manual ou automático) pode estar falhando, o que pode causar dificuldades na partida e no funcionamento do motor.

Válvula de combustível ou pressão de combustível: Pode ser que a bomba de combustível ou o sistema de alimentação tenha algum problema que afete o fluxo de combustível, o que pode causar o motor a morrer ou cortar a aceleração. Verifique também o filtro de combustível.

Sensor de temperatura ou de ar: Como você mencionou que o problema piora quando o motor está quente, isso pode indicar um problema com a leitura da temperatura do motor ou até mesmo com sensores de ar ou combustível que estão fazendo o sistema de injeção funcionar de forma inadequada.

Carburador de Fusca: Mesmo que tenha funcionado por um tempo, é sempre bom dar uma revisada no carburador novamente, pois ele pode ter algum entupimento ou ajuste fora de lugar. Pode ser que a mistura de ar/combustível não esteja correta para o funcionamento do motor.

Fiação e aterramento: Problemas de aterramento ou conexões frouxas também podem causar falhas intermitentes como essa. Verifique se tudo está bem conectado e sem falhas.

Pode ser um pouco trabalhoso, mas um bom diagnóstico passo a passo pode te ajudar a encontrar a causa exata. Se possível, leve a um mecânico especializado que tenha experiência com carros antigos. Boa sorte!
Responder