Monza SL/E dando estouro no escape

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
bkevicz
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Out 2022, 13:36
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por bkevicz »

:cry: Dando resposta ao tópico, como prometido...
Não funcionou.
Coloquei a bobina, conectores novos e o problema persiste... Alguém sabe se há outra hipótese para o não funcionamento do meu Monza?
Tem bateria, combustível, faísca no distribuidor, faísca nas velas, as velas são novas e o motor aparentemente está no ponto.... :cry:
"Pois eu sei que meu Redentor vive, e por fim, se levantará sobre a terra (Jó 19.25)"
ex - Caravan Diplomata S/E 4.1 álcool 1989
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

bkevicz escreveu: 18 Mar 2023, 01:32 :cry: Dando resposta ao tópico, como prometido...
Não funcionou.
Coloquei a bobina, conectores novos e o problema persiste... Alguém sabe se há outra hipótese para o não funcionamento do meu Monza?
Tem bateria, combustível, faísca no distribuidor, faísca nas velas, as velas são novas e o motor aparentemente está no ponto.... :cry:
Como assim aparentemente está no ponto?
Tem que ter certeza de que o motor está em correto sincronismo, o ponto de avanço inicial está dentro do recomendado e a ordem de explosão está correta. Sem ter certeza disso, não adianta continuar a avaliação a distância...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vi agora o primeiro vídeo e o motor está em correto sincronismo, falta verificar o ponto de avanço inicial e a ordem de explosão (1-3-4-2).

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
bkevicz
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Out 2022, 13:36
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por bkevicz »

Carlos A. Freire escreveu: 18 Mar 2023, 08:56 Vi agora o primeiro vídeo e o motor está em correto sincronismo, falta verificar o ponto de avanço inicial e a ordem de explosão (1-3-4-2).

Abs,

Carlos Freire
Boa noite

Desculpe, mas o que seria o ponto de avanço inicial?
Eu não mexi nos cabos, nem no distribuidor antes de ocorrer o problema...
A única coisa diferente que aconteceu foi que eu passei em um alagamento, uns 15m de água pela metade da roda, igual a inúmeros alagamentos que já passei e não aconteceu nada. Inclusive eu cheguei em casa, encostei o carro, precisa algumas manobras pra entrar na minha garagem, ocorreu tudo como sempre. A única diferença é que eu fui ligar alguns dias depois e não pegou.
Liguei direto pelos terminais do motor de arranque pra ver se não era o comutador, troquei bobina, o módulo de ignição está funcionando normal, o distribuidor estava úmido, mas nada problemático. :?
IMG-20230319-WA0000.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Pois eu sei que meu Redentor vive, e por fim, se levantará sobre a terra (Jó 19.25)"
ex - Caravan Diplomata S/E 4.1 álcool 1989
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

bkevicz escreveu: 19 Mar 2023, 21:08
Desculpe, mas o que seria o ponto de avanço inicial?
O ponto do inicial do distribuidor. É o ângulo em PMS que fai sair a faísca no 1º Cilindro.
Eu não mexi nos cabos, nem no distribuidor antes de ocorrer o problema...
A única coisa diferente que aconteceu foi que eu passei em um alagamento, uns 15m de água pela metade da roda, igual a inúmeros alagamentos que já passei e não aconteceu nada. Inclusive eu cheguei em casa, encostei o carro, precisa algumas manobras pra entrar na minha garagem, ocorreu tudo como sempre. A única diferença é que eu fui ligar alguns dias depois e não pegou.
Liguei direto pelos terminais do motor de arranque pra ver se não era o comutador, troquei bobina, o módulo de ignição está funcionando normal, o distribuidor estava úmido, mas nada problemático. :?
IMG-20230319-WA0000.jpeg
Você está com problema e tem que procurar a causa. Então, comece pelo começo, verificando sincronismo do motor, ponto de avanço inicial e a linha de combustível.
Se ninguém mexeu e funcionava antes do defeito, entendo que a ordem de explosão dos cabos estão corretas.
Verifique se a faísca que chega nas pontas dos cabos de velas são fortes e azuladas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

o que seria o ponto de avanço inicial?
Ponto inicial ou estático da ignição é a regulagem da centelha com motor parado. Com motor funcionando, depois de certa rotação o ponto avança mais, comandado pelos contrapesos do distribuidor. De acordo com a carga exercida no motor, o ponto também avança, comandado pelo vácuo.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
bkevicz
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Out 2022, 13:36
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por bkevicz »

Boa noite.
Atualizando a situação do meu carro, que se recusava a dar a partida:

Era a tampa do distribuidor, o eletrodo central ("carvão") estava bem gasto e há uma espécie de sujeira esbranquiçada no fundo da tampa.
Para comparar as situações:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Pois eu sei que meu Redentor vive, e por fim, se levantará sobre a terra (Jó 19.25)"
ex - Caravan Diplomata S/E 4.1 álcool 1989
Responder