Página 1 de 1

Tensão correta da correia pela bomba d'agua

Enviado: 12 Fev 2023, 13:19
por LeoStrop
Olá amigos!

Esse método de tensionar a correia pela bomba d'agua é um pé no saco...
Sem título.jpg
No meu caso, coloquei uma bomba nova (Nidec), um tensor novo (GM 93202400) e correia nova Gates. Com a ferramenta e tudo no lugar, tenciono a correia pela bomba até ficar na posição de "correia nova/furos alinhados" como manda o manual, na verdade como já desmontei mais de uma vez, agora mesmo com a correia nova eu deixo na posição de "correia usada" propositalmente( explico o motivo abaixo). Giro o motor duas vezes, tudo continua alinhado e certo.

O problema é que tudo isso acontece com o motor frio, mas quando volto pra casa, com o motor quente vejo que o tensor não está mais na posição que havia deixado. Na verdade fica quase encostado no batente esquerdo, como se a correia estivesse muito tensionada. Então os furos ficam no padrão oposto ao que havia deixado "correia usada". Após o motor esfriar de um dia para o outro, o tensor volta pra tensão correta como havia deixado calibrado na montagem.

Minha pergunta: alguém já viu isso ocorrer? O manual obviamente é baseado com o motor frio, mas é normal o tensor ficar quase encostado do outro lado quando o motor está quente?

Já utilizei um tensor SKF antes de trocar pelo original e acontecia a mesma coisa, ou seja, tenho certeza que essa diferença é relacionada a temperatura, também quando ligo o motor frio fico olhando o tensor trabalhar de maneira perfeita onde deveria ficar.

Agora fico na dúvida se devo afrouxar mais ainda a correia para deixar os furos no padrão quando o motor está quente. Ou se devo deixar como está já que com o motor frio o tensor fia no padrão do manual.

Importante dizer que não escuto nenhum barulho ou estou tendo problemas ao rodar assim, tudo parece nromal.

Re: Tensão correta da correia pela bomba d'agua

Enviado: 13 Fev 2023, 08:36
por tyo
É uma condição normal. Vou dar um exemplo: Tenho uma Kombi e preciso regular válvulas dela, sempre com o motor frio em 0,10 mm com o motor quente essa folga diminui bem, não sei quanto fica, mas a lâmina 0,10 não entra mais.