Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Vitor Henrique
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Nov 2022, 09:14
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por Vitor Henrique »

Ola bom dia ou boa tarde/noite.
Recentemente acabei ganhando de herança meu primeiro carro, um Monza GL 2.0 94.
Aos poucos estou consertando na medida que posso, sem pressa porquê ainda tenho 17 anos e não tenho carteira.
A "ultima coisa" que me assombra e a bendita luz da bateria no painel, suposto problema de alternador, no momento estou sem medidor de voltagem, então a opção mais viável seria mecânico, porem reparei que a correia esta bem velhinha quase rasgando, inclusive será que compensa primeiramente trocar a correia e ver no que dá (o alternador passar certinho a quantidade devida) ou passar no mecânico?
Sou novo na cidade que moro e não tenho noção de mecânicos que são bons ou caretas.
Será que com o alternador funcionando, informações como gasolina, velocidade e etc, voltam a funcionar como antes (antes de dar esse b.o. estava tranquilo)?
Desde já grato :)
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por tyo »

Vitor Henrique escreveu: 25 Nov 2022, 09:33 Ola bom dia ou boa tarde/noite.
Recentemente acabei ganhando de herança meu primeiro carro, um Monza GL 2.0 94.
Aos poucos estou consertando na medida que posso, sem pressa porquê ainda tenho 17 anos e não tenho carteira.
A "ultima coisa" que me assombra e a bendita luz da bateria no painel, suposto problema de alternador, no momento estou sem medidor de voltagem, então a opção mais viável seria mecânico, porem reparei que a correia esta bem velhinha quase rasgando, inclusive será que compensa primeiramente trocar a correia e ver no que dá (o alternador passar certinho a quantidade devida) ou passar no mecânico?
Sou novo na cidade que moro e não tenho noção de mecânicos que são bons ou caretas.
Será que com o alternador funcionando, informações como gasolina, velocidade e etc, voltam a funcionar como antes (antes de dar esse b.o. estava tranquilo)?
Desde já grato :)
Seja bem vindo!
Vamos lá, se a correia por mais velha que seja está no lugar, então ela está girando o alternador ai não adianta trocar ela, o problema é no alternador mesmo. Quanto ao painel, não tem nada a ver, o velocímetro é via cabo e pode ser que o cabo quebrou ou algum problema no pinhão ou no câmbio, mas mesmo com o carro desligado marca a velocidade. O marcador de combustível, pode ser a boia do tanque ou problema no painel, tem que testar.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por dutra s a »

A correia de alternador desmanchando deve trocar de imediato.Comigo já travei o motor com ela e era nova, mas era de lote ruim.

O alternador girando vai dar carga, então deve verificar o regulador de voltagem, o aterramento do bloco com a carcaça desse alternador, verifcar a situação do anel coletor onde as escovas trabalham, fazer as medições de queda de tensão do cabo positivo para a bateria e alternador.
No geral o alternador pode influenciar e muito em todo o carro, seja carburado ou injeção, devido a demanda de corrente e aterramentos ruins, exceto com algumas coisas como por exemplo o velocimetro. Sendo ele analógico, não depende do alternador para marcar velocidade e girar os odômetros. Vale também caso tiver vacuômetro ou econômetro, pois trabalha apenas com vácuo.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A correia de alternador desmanchando deve trocar de imediato.Comigo já travei o motor com ela e era nova, mas era de lote ruim.
Dutra, a correia de acessórios partiu e travou seu motor? Como pode isso? Eu imagino que mesmo que a correia partida se enrosque no eixo da polia do vira, não vai conseguir travar o motor. Estou errado?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por dutra s a »

Não esta errado nem certo, é relativo de como pode acontecer, no meu caso ela ficou chicoteando e por estar desmanchando foi muito rápido, os fios do chicote se enroscou por traz da polia dentada e no que foi puxando e o motor travou e apagou , se isso ocorreu de forma que eu mesmo acreditava ser impossível, então pode ocorrer com qualquer um com a mesma dinâmica.

Depois dessa ocorrência aconteceu umas 4 vezes, só não travou o motor e, ao averiguar se podia ser problemas com alinhamento de polias ou afiamento dos dentes, nada mais era do que lote ruim, inclusive até agora uma marca conceituada ainda não me passou o diagnóstico.

Quando travou o motor, foi na av 23 de Maio, eu estava voltando do shopping D com minha esposa e filha, pois lá o instituto Butantã estava fazendo teste de Covid grátis.

Esse ocorrido não me surpreendeu, tanto comparado ao que vi depois, ao chegar em casa depois de tirar do guincho, fui mexer, e nisso constatei os pedaços por traz da polia dentada, dai girei o motor no braço sem as velas e alinhei os pontos, e foi ai que me assustei, mas até o meu mecânico falou quando contei depois: é melhor nem Deus explicar, rsrsr!

Alinhei a polia de baixo, a de cima, a marcação da polia do comando saiu do das 12hs e foi pras 16:30 da tarde e logo imaginei: ferrou!

Graças a Deus e por incrível que pareça dei partida e o motor esta totalmente silencioso, rsrrsrs!
Por isso fiz o alerta, acho que tenho fotos em arquivo de tudo isso, se achar eu posto aqui.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
GabrielHD
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Fev 2023, 16:56
Cidade: Sumaré
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por GabrielHD »

Pode ser tb a bateria, boa parte dos Monzas que eu vi usam bateria de 70 amperes, e quando colocadas baterias de 55 ou 60, trazem mal funcionamento, como exemplo, os vidros subindo devagar, porta mala elétrico não abrindo, em geral, se o alternador tb n tiver em ordem, toda hora a bateria cai sem carga.

E digo para tocar cuidado com pequenos curtos na elétrica do carro, também pode ocasionar gasto excessivo.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por tyo »

GabrielHD escreveu: 03 Fev 2023, 13:16 Pode ser tb a bateria, boa parte dos Monzas que eu vi usam bateria de 70 amperes, e quando colocadas baterias de 55 ou 60, trazem mal funcionamento, como exemplo, os vidros subindo devagar, porta mala elétrico não abrindo, em geral, se o alternador tb n tiver em ordem, toda hora a bateria cai sem carga.

E digo para tocar cuidado com pequenos curtos na elétrica do carro, também pode ocasionar gasto excessivo.
O Monza usa bateira de 60 amperes e com o carro funcionando, nada importa a bateria. O alternador da conta, mesmo se fosse ali uma bateria de moto.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 94 - Não gera carga o suficiente, problema no alternador ou correia?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

GabrielHD escreveu:
...boa parte dos Monzas que eu vi usam bateria de 70 amperes, e quando colocadas baterias de 55 ou 60, trazem mal funcionamento, como exemplo, os vidros subindo devagar, porta mala elétrico não abrindo...
Muitos proprietários atualmente têm instaladas nos seus Monzas baterias de 60A/h e até de 70A/h, mas a capacidade original da bateria dos Monzas é bem mais baixa.
Nos Monzas caixote as capacidades eram 36A/h para motores 1.8 à gasolina, 42A/h para motores à álcool ou automáticos, e 54 A/h para Monzas com ar condicionado.
No Tubarão era 45A/h para carros sem ar condicionado e 55A/h para carros com ar condicionado.
Fonte: manuais do proprietário.

Eu já tive bateria de 65A/h mas hoje uso de 60A/h. A mesma do meu Fiat Uno Way.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder