Excesso combustível Monza álcool.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Heringer
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2019, 19:42
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Excesso combustível Monza álcool.

Mensagem não lida por Heringer »

Boa noite a todos.
Essa está sendo a minha primeira postagem aqui, eu acompanho o site a muitos anos, já resolvi muitos problemas com a ajuda do fórum... Bom vamos lá, eu tenho um Monza 87 a álcool. Como todos sabem pelo ano o carro é carburado, porém eu recentemente instalei a injeção eletrônica nele.(Multec 700, central 7419).
Após ter passado muita raiva com carburador, comprei um cabeçote roletado do Astra 2012, e injeção de um tubarão, como eu trabalho com mecânica e elétrica eu mesmo fiz a instalação. Eu estou tomando uma coça, o carro está dando um excesso de combustível danado, chega o óleo estar com cheiro de álcool, sendo que o funcionamento do carro não está ruim...
Testei todos os sensores e aparentemente está tudo dentro do "padrão"
Em marcha lenta:
Map 1,35
TPS 0,38
Temperatura da água ECT, funciona normal e varia de acordo com a temperatura.
Potenciômetro de CO² eu tentei regular no olho, pelo menos até poder levar a algum lugar que tenha analisador de gases... ficou com 1,80
Tudo no carro é novo, como coloquei a injeção do zero
Comprei o módulo HEI, TPS, atuador de lenta, MAP, bico injetor o branco... Pressão da linha 2 bar exato!
Quando acelero o carro sem o filtro de ar chega dar para ver o bico jorrando combustível, muita coisa mesmo. Porém, o carro funciona redondo. Estou desconfiado do bico novo que comprei que não é original e não lembro a marca agora de cabeça, se alguém já tiver passado por essa situação e puder me ajudar...
Desde já agradeço a todos.
Abs
M. Heringer
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Excesso combustível Monza álcool.

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa noite!

Qual a marca do bico injetor que você utilizou? Se for novo, paralelo, existe grande possibilidade do excesso ser oriundo dele. Como a pressão da linha está ok, provavelmente não há problemas no regulador de pressão.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Heringer
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2019, 19:42
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Excesso combustível Monza álcool.

Mensagem não lida por Heringer »

Boa noite Luiz. Então dei uma olhada hoje, A marca do bico é Mplus, quando fui comprar pesquisei muito, esse me chamou atenção, pois estava escrito (modelo Delphi).
Não achei o original de jeito nenhum, eu tenho um original, porém é azul, gasolina...
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Excesso combustível Monza alcool.

Mensagem não lida por tyo »

Heringer escreveu: 09 Nov 2022, 20:15 Boa noite Luiz. Então dei uma olhada hoje, A marca do bico é Mplus, quando fui comprar pesquisei muito, esse me chamou atenção, pois estava escrito (modelo Delphi).
Não achei o original de jeito nenhum, eu tenho um original, porém é azul, gasolina...
O defeito com certeza está nesse bico paralelo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Excesso combustível Monza alcool.

Mensagem não lida por luiz sle »

Heringer escreveu: 09 Nov 2022, 20:15 Boa noite Luiz. Então dei uma olhada hoje, A marca do bico é Mplus, quando fui comprar pesquisei muito, esse me chamou atenção, pois estava escrito (modelo Delphi).
Não achei o original de jeito nenhum, eu tenho um original, porém é azul, gasolina...
Boa tarde!

Acredito que o problema seja no bico paralelo. A esmagadora maioria das pessoas que utilizam bicos novos, porém paralelos, tem problemas com acerto depois. É preferível um bico usado, mas original, à um novo paralelo.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso combustível Monza álcool.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

o carro está dando um excesso de combustível danado, chega o óleo estar com cheiro de álcool, sendo que o funcionamento do carro não está ruim...
Testei todos os sensores e aparentemente está tudo dentro do "padrão"
Em marcha lenta:
Map 1,35
TPS 0,38
Temperatura da água ECT, funciona normal e varia de acordo com a temperatura.
Potenciômetro de CO² eu tentei regular no olho, pelo menos até poder levar a algum lugar que tenha analisador de gases... ficou com 1,80
Heringer

Faltou você medir um dado que talvez seja o mais importante: o tempo de injeção.

Para medir isso será necessário um escaner (se o seu carro tiver a tomada ALDL) ou o DashBoard MKTECHK para monitoramento E.F.I. Multec 700 que um usuário do fórum. o Maiko, vendia pelo instagram, se não me engano.

Aqui um vídeo do meu Dashboard: https://youtu.be/Zi__s9fqk4I

Nota: o tempo de injeção mostrado no vídeo é do meu Monza 2.0 à gasolina. O do motor à etanol provavelmente é diferente.

Sobre a voltagem do potenciômetro de CO, isso de 2 volts é lenda. Meu Monza, que todo ano passava pela medição de CO no Detran RJ, apresenta voltagem bem mais alta. Acho que é 2,35 volts. Já diminuí uma vez e o motor ficou manco. Essa regulagem do potenciômetro também deve influir no consumo. Pelo menos em teoria.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Heringer
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2019, 19:42
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Excesso combustível Monza álcool.

Mensagem não lida por Heringer »

Luiz, eu tenho scanner na oficina, mas não tenho a tomada ALDL. Eu tinha o Kaptor.com há muuuuuitos anos atrás, já li muito Monza, Kadett, Ipanema, como hoje em dia é padrão OBD...
Eu vou ver se consigo procurar fds, eu devo ter guardado em algum lugar uma bolsa com as tomadas GM 8,10 pinos, Fiat 3 pinos, tomada VW e também a ALDL..
Aqui onde moro não consigo encontrar um bico usado a álcool... Só achei a gasolina.
nopikon
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Nov 2022, 13:33
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas-AM
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Excesso combustível Monza álcool.

Mensagem não lida por nopikon »

A razão é que existem partes do veículo que não estão corretas. Isso geralmente é causado por problemas com as mangueiras ou válvulas da bomba de combustível, injetores de combustível ou orifícios no tanque. Estas são peças que devem ser verificadas para resolver o problema.
Responder