O correto é usar só um filtro no cofre do motor antes da bomba esse na saída do tanque carro carburado não usa. Foto de cofre sem filtro que vc viu provavelmente era de Monza com injeção eletrônica.
Lembrei agora do meu Chevette 1975/76.
Como todo carro com carburador da época, o único filtro de gasolina (não havia carro movido à etanol ainda) ficava logo antes da bomba de combustível. Assim qualquer sujeira do tanque ficava retida antes da bomba.
Mas chegou um momento, à medida em que a porcentagem de etanol na gasolina ia aumentando (em 1975 era de 2%), em que foram aparecendo problemas na bomba de combustível, cujo material não aguentava o etanol. O metal da bomba começou a apresentar corrosão e a soltar pequenos detritos, que entupiam o carburador, começando pela válvula agulha e indo até os giclês.
Depois de ficar na rua várias vezes por causa disso, instalei outro filtro, entre a bomba e o carburador.
Mas, como era uma gambiarra, achei que, caso a carcaça plástica do filtro rachasse, pois ele estava na linha de pressão, haveria grande chance de incendiar o motor.
Retirei o filtro e procurei por um com carcaça metálica.
Nesse meio tempo comprei meu primeiro Monza, um GLS 1994/95 completão.
Eu sempre quis comprar um Monza, mas nunca tive grana para isso. Em 1998, quando Monzas já haviam saído de linha, o preço de um com 3 anos de uso estava ao alcance do meu bolso. O dono, um senhor que estava com câncer terminal, vendeu o carro para um amigo que negociava com veículos, e eu comprei dele. Esse amigo era também meu barbeiro há decadas. Veio a calhar que me aposentei por essa época e havia recebido uma pequena bolada de um plano de aposentadoria privado. Usei a bolada na compra do carro. Minha mulher não gostou muito. Depois concordou que aquilo é que era carro.
Depois de dirigir um Monza completíssimo com 3 anos de uso e 28.000 Km rodados, o velho Chevette acabou esquecido no fundo da garagem.
Abandonei o velho companheiro.
E nunca instalei o tal filtro de metal.
Acredito que atualmente as bombas de combustível e os carburadores sejam fabricados com materiais melhores e não há necessidade de mais filtros do que os que já vêm de fábrica.
Abs